O nitrogênio é um elemento necessário para o pleno crescimento das plantas, inclusive do pepino. Regar pepinos com amônia, que contém esse elemento, permite que a planta se desenvolva rapidamente e produza uma colheita rica e de alta qualidade. Mas essa fertilização da cultura da planta deve ser feita de maneira correta, acrescentando fertilizante ao solo, pois a partir dele os pepinos absorverão os compostos necessários ao seu crescimento.
informações gerais
O pepino é uma hortaliça sensível à presença de nitrogênio no solo. Portanto, muitas vezes são alimentados com amônia.Isto é especialmente verdadeiro em situações em que um residente de verão decide plantar um vegetal em uma estufa imediatamente após a geada passar.
Antes de aplicar esses fertilizantes no solo, você precisa ter certeza de que eles são necessários. Os seguintes sinais podem indicar isso:
- amarelecimento das folhas inferiores da planta;
- formação de pequenas folhas por toda a planta;
- o caule e os brotos têm aparência desbotada, tornam-se mais finos e quebram facilmente;
- a videira cultivada para de crescer;
- inflorescências de pepino são formadas, mas não dissolvidas;
- a planta murcha quando a temperatura ambiente cai.
Quando aparecem esses sinais de deficiência de nitrogênio, é necessário adicionar fertilizante ao solo. Mas o processamento de pepinos não deve ser aleatório, uma vez que a supersaturação do solo com nitrogênio ativa o princípio vegetativo de crescimento da planta.
Além disso, os nitratos podem acumular-se nos tubérculos e a planta corre o risco de contrair infecções fúngicas.
Como aplicar corretamente fertilizantes de amônia?
A necessidade de utilização desse fertilizante na horta é determinada pela presença de indícios de sua deficiência. Existem três tipos de fertilizante de amônia usados para tratar pepinos:
- foliar, isto é, pulverização;
- raiz, isto é, rega;
- fricção da folhagem.
O uso de amônia permite obter uma colheita rica de alta qualidade, não apenas no cultivo de pepinos em estufas, mas também em terreno aberto. Você pode fertilizar pepinos em diferentes estágios de crescimento.
Jardineiros experientes recomendam tratar os arbustos nas primeiras horas da manhã ou à noite. O seguinte esquema de aplicação de fertilizantes é considerado a melhor opção:
- Pela primeira vez, as mudas de pepino são fertilizadas.
- Além disso, o fertilizante é usado regularmente para plantas que estão em fase de crescimento ativo de massa verde.
- Antes do período de floração e frutificação em massa, o uso de fertilizantes com amônia é reduzido.
Para alimentar pepinos, você pode usar diferentes concentrações de amônia.
Concentrações ideais
A amônia como fertilizante para pepinos pode ser usada em várias concentrações. Proporções universais desse fertilizante foram desenvolvidas. É preparado a partir de 50 mililitros de amônia e 4 litros de água.
Caso haja necessidade de concentração fraca desse fertilizante, deve-se diluir 1 colher de sopa de amônia em 10 litros de água. E para obter uma solução concentrada é necessário misturar 1 colher de sobremesa de amônia e 1 litro de água.
A peculiaridade desse fertilizante é que o tratamento foliar das plantas é feito por meio de rega. Isto se deve ao fato de que, como no caso do peróxido de hidrogênio e do iodo, a amônia é altamente volátil. Como regar corretamente os pepinos, dadas as qualidades voláteis da amônia? Se for necessário fertilizar a planta pela raiz, o fertilizante deve ser aplicado estritamente na raiz e formar um jato claro e visível.
Como processar adequadamente a colheita? A rega de pepinos com amônia deve ser feita durante os períodos do dia sem sol e, melhor de tudo, em tempo nublado. Ao alimentar pepinos com amônia pelo método da raiz, é necessário evitar queimaduras. Para isso, após a rega, a planta é borrifada com água limpa utilizando o modo de neblina configurado no borrifador.
Se a fertilização for realizada por pulverização, você deve selecionar o modo de pulverização na pistola pulverizadora e não o modo nebulosa. Isso ocorre porque no caso do tratamento por nebulização, a maior parte dos nutrientes permanecerá no ar.
Modo de aplicação
É possível regar pepinos com amônia durante todo o crescimento da planta? Havendo indicação de aplicação de fertilizantes com amônia, é permitida a aplicação desses fertilizantes em qualquer fase do crescimento da planta. No entanto, você pode alimentar pepinos com amônia da maneira mais eficaz possível usando o seguinte esquema:
- O melhor período para a primeira alimentação é considerado o início do crescimento ativo das plantas, que é observado no final da primavera e início do verão. A amônia é usada para mudas semanalmente em solução universal.
- Quando uma planta começa a formar ovários ativamente, ela deve ser alimentada intensamente. O tratamento deve ser realizado duas vezes por semana. Despeje a solução concentrada sobre os pepinos.
- Quando se formam caules fortes e folhas maduras, pintadas em um tom verde brilhante, o plantio deve ser regado uma vez por semana com uma solução universal.
- Como regar pepinos se a planta está lenta e com muitas flores vazias? Nessa situação, é necessário regar com mais frequência.
- Quando a planta entra na fase de formação de frutos e floração, a frequência de regas deve ser reduzida. Neste caso, recomenda-se usar uma solução de baixa concentração de amônia ou esterco como fertilizante.
Em todas as etapas da fertilização é necessário monitorar a resposta da planta ao tratamento.
Características de processamento de pepinos com efeito de estufa
Se você precisar borrifar ou regar pepinos que crescem em uma estufa, será necessário manter um nível ideal de umidade. O ar não deve ser muito úmido, caso contrário os vegetais sofrerão doenças, principalmente podridão.
Usar para alimentando pepinos crescendo em uma estrutura de estufa, segue-se uma solução universal e fracamente concentrada.Antes do procedimento, é necessário borrifar bem a parte verde da planta com água limpa para evitar queimaduras.
Controle de pragas
Fertilizantes à base de amônia também são usados para eliminar pragas. Eles são mais eficazes na luta contra pulgões, vermes e grilos-toupeira. Essas soluções devem ser preparadas seguindo um esquema de baixa concentração: tomar 1 colher de sopa de amônia para cada 10 litros de água.
Existe outra receita para se livrar dos pulgões dos pepinos. Para um balde de 10 litros de água, tome 50 mililitros de amônia e um quarto de sabão em pó:
- O sabão é ralado em um ralador fino.
- Lascas de sabão e amônia se dissolvem em água.
- Tudo é bem misturado e depois usado para limpar a folhagem.
A amônia contra pulgões é usada pulverizando a planta. No processamento da planta é necessário o uso de luvas, respiradores ou curativos para eliminar o risco de queimaduras.
Durante o período de alimentação do pepino com amônia, é necessário cuidar cuidadosamente da planta. Você pode evitar queimaduras borrifando regularmente a folhagem das plantas tratadas com água limpa.
Se a cultura começar a ser atacada por doenças, a concentração de amônia deve ser reduzida ou um fertilizante diferente deve ser usado para alimentação.