Para regar pimentas, a amônia é frequentemente usada devido à grande quantidade de nitrogênio no álcool (82%). As plantas obtêm nitrogênio alimentando-se de nitratos. As raízes podem absorver nitrogênio do estrume e dos excrementos de galinha. A amônia é um composto de amônia com água, ou seja, nitrato de amônio.
Por que as pimentas precisam de nitrogênio?
Os arbustos de pimenta absorvem intensamente nitratos, que são então convertidos em nitrogênio. O nitrogênio é necessário às lavouras para o crescimento intensivo, o crescimento da vegetação, a produção de clorofila e afeta a floração dos arbustos, ou seja, a qualidade dos frutos cultivados.
Os arbustos não absorvem amônia muito facilmente, então os jardineiros iniciantes são aconselhados a usar amônia - alimentar pimentas com amônia não saturará demais os arbustos com nitrogênio.
A amônia é um composto intermediário essencial que ocorre durante o ciclo natural do nitrogênio. O nitrogênio é parcialmente convertido em amônio simplesmente ao ar livre, se houver umidade, sem a ajuda de quaisquer microorganismos. Por isso, alimentar as lavouras com amônia - isso pode ter um efeito maior do que usar matéria orgânica, uma vez que é necessária uma biossíntese intensiva do solo para obter nitratos a partir da matéria orgânica.
Uma pequena área usada ativamente geralmente terá poucos microorganismos no solo. Nesse caso, é difícil para o pimentão extrair nitrogênio do solo, mesmo com a aplicação de fertilizantes. Você pode alterar a composição do solo adicionando húmus, mas isso exige muito tempo e dinheiro. Trate os pimentões com amônia, que ajudará a cultura a evitar o estresse, criar raízes e produzir colheitas abundantes, e muitos parasitas não aparecerão no local devido ao uso de fertilizantes.
O amônio é um álcali. Por conta disso, a adubação com amônia junto com a adubação com matéria orgânica evita o aparecimento de solos com características ácidas. A cal é adicionada ao solo somente se o solo se tornar ácido.
Medidas de precaução
A amônia é tóxica. Uma pessoa inala vapores e a amônia também pode entrar no corpo através das membranas mucosas e da pele. Ou seja, quando decidir alimentar pimentões com amônia, use luvas de látex, avental de plástico, respirador para proteção respiratória, óculos e touca plástica. Se aparecer algum sinal de envenenamento (náuseas, vômitos), beba leite morno e chame uma ambulância.
Além disso, o vapor de amônia pode danificar vários revestimentos, causar descoloração do isolamento dos fios e aparecimento de rachaduras no isolamento. A amônia deve ser usada com muito cuidado. Utilize-o em estufa no verão, quando o tempo está quente, com as molduras ligeiramente abertas.
Amônia como cobertura
Regue ou pulverize as plantações, criando uma solução funcional. Primeiro, a amônia é diluída em água em uma determinada concentração, depois a composição deve repousar por vários minutos. Em seguida, é derramado sob a raiz ou nas folhas.
Existem quatro opções de composição do fertilizante:
- Se você quiser apenas alimentar os pimentões, coloque 3 colheres de sopa. colheres de solução de amônia a 25% em um balde de dez litros de água. Despeje sob as raízes dos pimentões.
- Para pulverizar arbustos, coloque 50 ml de composição semelhante em um balde de dez litros de água.
- Para alimentar mudas recém-emergidas, coloque 1 colher de chá de amônia (25%) em 1 litro de água.
- A dose máxima para rega urgente de pimentas quando é detectada deficiência de nitrogênio é de 1 colher de sopa. colher de solução de amônia a 25% em 1 litro de água.
Sinais de deficiência de nitrogênio:
- a folhagem fica pálida e amarela;
- as folhas crescem lentamente e são pequenas;
- o crescimento para;
- as inflorescências não aparecem;
- caules finos e quebradiços.
Já 3-4 dias após regar o solo com este fertilizante, podem ser detectadas alterações: a folhagem torna-se verde brilhante, saudável e suculenta. Isso ocorre devido à saturação dos arbustos com nitrogênio e oxigênio, a fotossíntese torna-se mais intensa e a nutrição da cultura melhora.
Como regar mudas de pimenta com amônia
Os recipientes onde são semeadas as sementes e plantadas as mudas são lavados com uma solução de amônia - isso protege contra o aparecimento de formigas e vespas e evita a ocorrência de doenças.
14 dias após a colheita das mudas ou após o aparecimento da quarta folha verdadeira, faça uma solução de 1 colher de chá de amônia 25% e 1 litro de água. Você pode tratar as mudas despejando a composição sob a raiz.
Regue as mudas com regador sem aspersor. Isso é feito despejando o riacho apenas sob as raízes, tentando não atingir as folhas. Para evitar queimaduras nas plantas, borrife as mudas com um jato de água nebulizada após usar amônia.
Alimentação de raízes e pulverização nas folhas de pimentões plantados
Despeje 3 colheres de sopa. colheres de solução a 25% em um balde de dez litros de água, regue as mudas pela raiz 3 a 4 dias após o plantio dos arbustos no local.
Quando as inflorescências se formarem, pulverize os arbustos despejando 50 ml de uma solução de amônia a 25% em um balde de dez litros de água limpa. Como a amônia é um composto volátil, borrife os arbustos com um regador que produza jatos com respingos visíveis. Isso é feito à noite, após a rega ou em dias nublados. Você pode pulverizar pela manhã assim que o sol nascer. Para pulverizar grandes áreas, mude o pulverizador do modo “névoa” para o modo “pulverização”.
Amônia para insetos nocivos
Se a cultura for atacada por gorgulho, dilua 50 ml de uma solução a 25% em um balde de dez litros de água. Você pode regar o pimentão pela raiz todas as semanas até que os parasitas sejam completamente eliminados.
Se as mudas que estão na casa forem afetadas por moscas-das-frutas, despeje uma vez uma solução de 1 colher de chá de amônia (25%) por 1 litro de água limpa.
Se vermes forem encontrados em pimentas, despeje 10 ml de uma solução de amônia a 25% em um balde de dez litros de água. Despeje 0,5 litros por arbusto.
Se as plantações forem atacadas por pulgões, use amônia contra pulgões - faça a mesma solução para vespas e formigas, com sabão. Você pode processar os pimentões uma vez.Rale 100 - 200 g de sabão em pó (72%). Despeje o sabão ralado em 1 litro de água fervente. Em seguida, despeje a solução de sabão resultante em um jato fino em um balde com água pura, mexendo até formar bolhas. Despeje 50 ml de uma solução de amônia a 25%. Pulverize as pimentas e os pulgões morrerão. A composição repele formigas e vespas. Se as plantas ainda estiverem afetadas por pulgões, repita a pulverização após 14 dias, novamente usando amônia para pulgões, até que todos os pulgões morram.
A vantagem da amônia como repelente de pragas é que ela absolutamente não passa pelas células vegetais. Mas se, por exemplo, os pulgões atacaram as plantas na fase de enchimento dos frutos e você pulverizou os arbustos, antes de usar os pimentões tratados, eles devem ser bem lavados.
Ao alimentar pimentas com amônia, não se esqueça dos cuidados. Se calcular incorretamente a dose necessária, você pode prejudicar a colheita, o que afetará posteriormente a folhagem e os vegetais. Se a dose de amônia for muito alta, os pimentões terão sabor aguado e não terão o aroma característico de frutas maduras. A aplicação excessiva de amônia terá um efeito negativo na saúde de quem come a pimenta.
É possível e necessário fertilizar a lavoura com amônia. Mas lembre-se que é necessário calcular corretamente a dose de amônia, levando em consideração a abundância da floração, o tamanho e a idade da cultura.