As groselhas são populares entre muitos jardineiros. As características desta planta incluem facilidade de cultivo, proteção contra doenças e sabor da colheita. Uma das melhores variedades dessas frutas é considerada a variedade de groselha Amber.
- informações gerais
- Prós e contras da variedade Amber
- Como cultivar groselhas
- Selecionando um local
- Composição do solo
- Bem preparação
- Seleção de mudas
- Plantando mudas
- Nuances do cuidado da colheita
- Rega e fertilizantes
- Aparar
- Fortalecendo arbustos e preparando-os para o inverno
- Medidas de prevenção e controle de pragas e doenças
- Criação da variedade
- Coleta e armazenamento de frutas vermelhas
- Conclusão
informações gerais
Esta planta foi obtida na década de cinquenta do século passado pelo criador soviético M.A.Pavlova. Ao criar o Amber, foi usada a variedade inglesa de frutas amarelas. Poucos anos após a sua criação, a variedade espalhou-se pelas explorações agrícolas localizadas na Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.
Os arbustos da planta crescem até um metro e meio se você cuidar bem deles. Folhas esverdeadas aparecem nos galhos dos arbustos no final da primavera.
Também nos ramos existe um pequeno número de espinhos pontiagudos, de cor castanha clara.
A variedade é despretensiosa ao solo e por isso cresce bem em quaisquer condições. O único lugar onde Yantarny pode frutificar mal é em solo pantanoso e oxidado com alta umidade. É melhor cultivar a planta ao ar livre, pois fica protegida da geada.
O âmbar é classificado como uma variedade de groselha de amadurecimento precoce, que dá frutos no início do verão. Com os devidos cuidados com os arbustos cultivados, o rendimento chega a 10-15 quilos por arbusto. Os frutos maduros não apodrecem e podem ficar pendurados nas plantas por muito tempo. Os frutos maduros ficam avermelhados após o amadurecimento, o peso de cada um deles chega a 5 a 7 gramas.
Prós e contras da variedade Amber
Ao estudar a descrição desta baga, você deve se familiarizar com suas desvantagens e vantagens. As principais vantagens de tal planta incluem o seguinte:
- Amadurecimento precoce da colheita. Os jardineiros que cultivam Yantarny notam o rápido amadurecimento dos frutos. Uma colheita madura tem tempo de amadurecer totalmente antes de meados de julho.
- Velocidade de frutificação. Algumas variedades de groselhas começam a produzir a primeira colheita 3 a 4 anos após o plantio no local. Porém, em Yantarny, a frutificação começa no ano seguinte ao plantio das mudas.
- Autopolinizadora.O arbusto é classificado como planta autopolinizadora que começa a frutificar sem o uso de polinizadores adicionais. Isso simplifica muito o cultivo de arbustos em estufas.
- Produtividade. Muitos jardineiros consideram Yantarny um tipo de baga de alto rendimento, já que vários arbustos podem produzir cerca de 30 quilos de colheita.
No entanto, as frutas também têm desvantagens com as quais qualquer pessoa que planeja cultivar groselhas deve se familiarizar:
- Enormes espinhos nas hastes. Os ramos de Yantarny são cobertos por espinhos poderosos e afiados, o que dificulta a colheita e a poda maduras.
- Quebra de frutas vermelhas. Se você cultivar arbustos em condições de alta umidade, a casca dos frutos maduros começará a rachar.
Como cultivar groselhas
Antes de começar a plantar Yantarny, você precisa se familiarizar com as principais características do cultivo dessa variedade.
Selecionando um local
Para obter muitos frutos silvestres saborosos, é necessário escolher o local mais adequado para o cultivo de groselhas. Esta planta é recomendada para cultivo em áreas com solo fértil. Ao mesmo tempo, não deve ser encharcado, pois a umidade elevada pode causar o apodrecimento do rizoma. Portanto, os especialistas não aconselham o plantio de frutas silvestres em áreas onde as águas subterrâneas estão localizadas muito próximas das camadas superiores do solo.
Na hora de escolher o local para o plantio, preste atenção ao nível de iluminação. É necessário escolher um local para que os arbustos fiquem iluminados pelo sol durante todo o dia.
Composição do solo
O rendimento e a taxa de crescimento dos arbustos dependem do solo em que as plantas são plantadas.
É melhor plantar groselhas em solo leve e argiloso, pois o sistema radicular nele se desenvolve rapidamente. No entanto, alguns jardineiros não têm essa oportunidade e precisam cultivar frutas em solo argiloso e pesado.Neste caso, você terá que adicionar areia e argila. Se o nível de acidez for alto, a área é fertilizada com cal. São consumidos 200-300 gramas da substância por metro quadrado.
Bem preparação
As groselhas são plantadas em covas redondas pré-cavadas, com diâmetro de 50 a 60 centímetros. A profundidade de cada furo deve ser de cerca de 10 a 15 centímetros. Ao cavar um buraco para arbustos, você precisa jogar a camada subjacente de solo em uma direção e a camada fértil na outra.
Fertilizantes minerais com composto fresco devem ser adicionados ao buraco cavado. O solo também é misturado com sulfato de potássio e superfosfato.
Seleção de mudas
É necessário se familiarizar com antecedência com as recomendações para escolha de mudas para posterior plantio na horta. Jardineiros experientes aconselham o uso de mudas de dois anos com sistema radicular desenvolvido. O comprimento de cada arbusto jovem deve ser de pelo menos 20 centímetros.
Ao selecionar uma muda, preste atenção na superfície das folhas. Eles não devem ter manchas escuras ou ser cobertos por uma camada pulverulenta branca. A lâmina foliar deve ter uma cor verde rica.
Plantando mudas
Durante o plantio, as mudas selecionadas são cuidadosamente colocadas em covas pré-cavadas. Eles são colocados na posição vertical e penetram 15 centímetros no solo. Em seguida, os buracos são preenchidos com terra, compactados e regados.
Nuances do cuidado da colheita
A groselha espinhosa deve ser bem cuidada para que dê bons frutos.
Rega e fertilizantes
As groselhas âmbar, como muitas outras frutas silvestres, precisam ser regadas regularmente. A primeira rega é feita imediatamente após o plantio das mudas no jardim. Umedeça o solo 1 a 2 vezes por semana na primavera e no verão. Para irrigação, use água morna aquecida à temperatura ambiente.
Para alimentar arbustos use:
- Cascas de batata. Ao criar uma mistura alimentar, 700-800 gramas de cascas de batata são embebidas em água fervente. Em seguida, a mistura é resfriada e colocada sob as raízes.
- Vermicomposto. Esta mistura é utilizada durante o período de frutificação. Para preparar uma solução, adicione um copo de vermicomposto a 10 litros de água morna. Antes do uso, a composição alimentar é infundida por 15 a 20 horas.
Aparar
Ao formar arbustos, o método clássico é o mais usado. No primeiro ano de cultivo, todos os caules jovens são cortados ao meio para que não permaneçam mais do que cinco botões. Os rebentos localizados na parte inferior são totalmente cortados. Além disso, na poda, eliminam todos os galhos que começaram a secar ou que crescem dentro do arbusto. Eles nunca darão frutos e, portanto, são absolutamente inúteis.
A poda é realizada anualmente, no final de abril, quando surgem os primeiros botões nos ramos.
Fortalecendo arbustos e preparando-os para o inverno
Os arbustos são preparados no início do outono, antes do início das geadas. A área é limpa de folhas caídas e ervas daninhas, consideradas as principais transmissoras de doenças perigosas. O solo sob os arbustos é cuidadosamente desenterrado e misturado com fertilizantes. Os especialistas aconselham o uso de misturas de fósforo e potássio. Fertilizantes nitrogenados não podem ser usados, pois podem fazer com que os caules jovens comecem a crescer.
Medidas de prevenção e controle de pragas e doenças
A variedade âmbar de groselha às vezes está infectada com doenças virais e bacterianas. Portanto, é recomendável que você se familiarize com as recomendações básicas para prevenir o desenvolvimento de tais enfermidades.
Para evitar que os arbustos doam, você precisa:
- seguir as regras agrotécnicas básicas para o cultivo de frutas silvestres;
- apare regularmente os caules para que os arbustos não fiquem muito densos;
- desenterrar periodicamente a área;
- plante plantas perto das bagas que repeliriam insetos perigosos;
- borrife os arbustos com água fervente para destruir patógenos de infecções fúngicas;
- alimente os arbustos para que não sofram com falta de nutrientes.
Criação da variedade
Existem vários métodos de propagação de groselhas, mas na maioria das vezes eles usam camadas verticais.
Em março, os brotos velhos são retirados dos arbustos, após o que os ramos jovens também são encurtados. Graças a esta poda, os rebentos jovens começarão a aparecer rapidamente nos arbustos. Quando sua altura atinge 10-15 centímetros, são cobertos com solo fertilizado. Na segunda quinzena de julho, a parte superior dos brotos é pinçada para que criem raízes. No outono, as mudas estarão firmemente enraizadas e poderão ser transplantadas para um novo local.
Coleta e armazenamento de frutas vermelhas
Na maioria das vezes, a colheita é realizada em julho, mas a variedade Amber é considerada precoce e, portanto, seus frutos amadurecem um pouco mais cedo.
Todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo, por isso os frutos são colhidos apenas uma vez. Os frutos colhidos não ficam armazenados por muito tempo e por isso devem ser utilizados imediatamente após a coleta. Os frutos maduros podem ser armazenados em temperatura ambiente por 4-5 dias. Para que a colheita seja armazenada por 3 a 5 meses, ela deverá ser colocada em recipientes para alimentos e congelada.
Conclusão
Os jardineiros que cultivam frutas vermelhas costumam plantar groselhas âmbar. Antes de adquirir tal variedade, você precisa se familiarizar com suas características e recomendações de plantio, cultivo e colheita.