A groselha é uma fruta muito apreciada pelos veranistas, a variedade amarela inglesa atrai pelo seu sabor e facilidade de tratamento. Os frutos são adequados para armazenamento e contêm todas as vitaminas necessárias. Utilizado para conservação no inverno e para consumo in natura.
- Informações gerais sobre a variedade English Yellow
- Prós e contras das groselhas
- Regras básicas de pouso
- Datas e local de desembarque
- Preparação do site
- Seleção de mudas
- Processo passo a passo
- Regras para cuidar de groselhas inglesas
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Protegendo arbustos para o inverno
- Insetos nocivos e seu controle
- Proteção contra doenças da groselha
- Métodos de reprodução
- Colheita e armazenamento
Informações gerais sobre a variedade English Yellow
Arbusto com 1,5 metros de altura, espalhando-se ligeiramente. A variedade groselha inglesa apresenta alto grau de resistência a baixas temperaturas. A origem desta variedade é desconhecida, mas os criadores notam o rendimento e o sabor da fruta.
Os bagos apresentam a seguinte descrição: densidade média, polpa amarela, não se esfarelam após a maturação. O peso médio da baga é de 5 gramas, porém, com alto rendimento, o peso da groselha pode chegar a 7 gramas.
Os rebentos da groselha são cobertos por espinhos únicos, as folhas são pequenas e de cor verde escura. As inflorescências são brancas, com sépalas marrons.
Prós e contras das groselhas
A cultura apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração no cultivo.
prós | Desvantagens |
Bagas de bom sabor | Quando a umidade é alta, os frutos quebram |
Tamanho da baga | A cultura não é resistente à esfera biblioteca |
Não caem após o amadurecimento, o que simplifica o processo de colheita | |
Retenha sua apresentação por muito tempo | |
Alto rendimento | |
Os arbustos se espalham levemente, o que torna confortável o cuidado com a colheita | |
Os espinhos são de tamanho médio | |
A cultura é resistente a doenças e baixas temperaturas | |
A planta é pouco exigente para o tipo de solo |
Uma cultura de bom gosto, o que a torna popular entre os jardineiros. As groselhas têm uma aparência atraente e são utilizadas nos preparativos de inverno.
Regras básicas de pouso
Para obter uma colheita, as groselhas exigem o cumprimento de determinados métodos de plantio, o que não só reduzirá o risco de doenças, mas também melhorará o sabor.
Datas e local de desembarque
As groselhas são um tipo de cultura que pode ser plantada no outono e na primavera.Na primavera, o arbusto é plantado no solo depois que a neve derrete e antes que os botões comecem a se abrir. No outono, o arbusto é replantado de meados de setembro a meados de outubro. No período anterior à geada, a cultura cria raízes e a planta fica menos suscetível a doenças.
As groselhas inglesas são pouco exigentes para o solo, mas para o normal desenvolvimento da cultura é necessário escolher solos com acidez neutra. O local de plantio deve ser ensolarado e não à sombra das árvores próximas. Não é recomendado utilizar locais para plantio onde a umidade do solo seja aumentada, caso em que a planta fica suscetível a doenças como a podridão.
Preparação do site
O local de plantio da groselha inglesa é preparado com 4 a 5 semanas de antecedência para que o solo tenha tempo de assentar. A área onde serão plantadas groselhas deve ser limpa de grama e raízes de outras plantas. Se uma cultura for plantada em uma horta, deve ser mantida uma distância de pelo menos 2 metros entre o local de plantio e outras culturas.
Antes de cavar o solo, é necessário preparar a mistura:
- húmus - 10 kg;
- cinza de madeira - 150 gramas;
- superfosfato - 2 colheres de sopa;
- potássio - 2 colheres de sopa.
É feita uma depressão, a terra da cova é misturada com a composição previamente preparada e colocada na cova preparada. Isso irá saturar a área com as substâncias necessárias para o desenvolvimento das raízes.
Importante. As groselhas não devem ser plantadas depois de plantas como framboesas e morangos. Neste tipo de solo a planta não conseguirá criar raízes e se desenvolver para obter o rendimento necessário.
Seleção de mudas
Na hora de escolher uma muda para o plantio de groselha, é preciso atentar para as seguintes características:
- A raiz deve consistir em 4-5 brotos com pelo menos 10 cm de comprimento.
- A filmagem não deve apresentar danos externos. É permitida a presença de vários brotos, isso ocorre se a muda tiver mais de 2 anos.
- O comprimento dos brotos deve ser de 20 a 30 cm.
Para diminuir o tempo de adaptação de uma planta ao novo local, é recomendável dar preferência a mudas que possuam proteção radicular em forma de torrão de terra. No entanto, raízes nuas podem ser usadas se não houver danos visíveis.
Processo passo a passo
As groselhas devem ser plantadas de acordo com o seguinte algoritmo:
- forma-se um morro em local previamente preparado;
- a muda é colocada em um morro e todas as raízes são esticadas;
- a muda é borrifada com terra por cima;
- o colo da groselha deve ser imerso a uma profundidade de pelo menos 10 cm;
- o solo é compactado e regado com um balde de água morna;
- a planta plantada deve ser podada; caso este procedimento não tenha sido realizado anteriormente, restam apenas as 5 gemas inferiores.
Ao plantar groselhas em grandes quantidades, é necessário manter uma distância de pelo menos 1 metro entre os arbustos.
Regras para cuidar de groselhas inglesas
Um arbusto adulto, assim como uma muda, requer um certo tipo de cuidado. A aplicação oportuna de fertilizantes e a rega da cultura contribuirão para o desenvolvimento dos arbustos e para a colheita anual.
Regar e fertilizar
A variedade groselha tolera secas moderadas, a variedade amarela inglesa é suscetível a doenças radiculares na presença de umidade excessiva. A rega da cultura é realizada em várias etapas, entre as quais é necessário destacar:
- a primeira realiza-se no dia 20 de maio;
- a segunda rega é feita um mês depois;
- a terceira é depois da colheita.
No tempo seco, o arbusto precisa ser regado a cada três semanas. A rega é realizada da seguinte forma:
- meça uma distância de 60-70 cm da raiz do arbusto;
- faça uma vala com 10 cm de profundidade ao redor do arbusto;
- a água é despejada na vala.
Devem ser utilizados até 30 litros de água por planta adulta.
Os fertilizantes são aplicados ao solo de acordo com o esquema a seguir.
Período de alimentação | Tipo de fertilizante |
Primeiros dias de abril | Ferva 1 kg de casca de batata em 10 litros de água. Deixe em temperatura ambiente, adicione 200 gramas de cinzas. Misture tudo bem e despeje na área da raiz do arbusto. |
Depois que a cor cai | Misture 200 gramas de uréia, 400 gramas de superfosfato e 100 gramas de potássio em 5 litros de água. Um balde de água limpa é despejado na vala, com a solução resultante por cima |
Durante a formação dos frutos | Excrementos de pássaros são utilizados na proporção de 1 kg para cada 10 litros de água |
Após a colheita | 2 baldes de húmus são colocados sob o arbusto e regados generosamente |
Recomenda-se aplicar fertilizante à noite, após o pôr do sol.
Aparar
No segundo ano após o plantio, é necessário deixar 2 a 3 brotos fortes. Todos os anos é necessário formar um arbusto, enquanto os galhos velhos são retirados e os brotos novos são deixados no lugar.
A poda é realizada na primavera e no outono, devendo ser eliminados todos os rebentos danificados e pequenos. Galhos que estão entrelaçados em um grande número de lugares também são removidos. Para que o arbusto não supere a frutificação, é necessário encurtar os brotos em um terço anualmente.
Protegendo arbustos para o inverno
Após a queda das folhas, é necessário preparar o arbusto para o inverno:
- limpe as folhas do solo ao redor da plantação, desenterre-o e adicione húmus;
- recolha os galhos do arbusto e amarre-os com uma tira de tecido;
- tratar os ramos com solução de calda bordalesa (1%);
- Enrole os galhos com estopa.
Cavar o solo é necessário para eliminar as pragas que podem estar escondidas nas folhas e galhos caídos.
Insetos nocivos e seu controle
As groselhas inglesas podem ser afetadas pelos seguintes tipos de insetos:
- Pulgão groselha - a praga forma focas nas folhas cor de vinho. A praga se alimenta da seiva das folhas e faz com que amarelem. Para eliminar pulgões, utiliza-se a substância “Sumicidina”.
- Ácaro-aranha - aparece como manchas claras nas folhas. Pode levar à diminuição do rendimento e à morte da colheita. É necessário tratar a planta contra ácaros antes que os botões se abram. A substância utilizada é o Wofatox.
- A mariposa é um inseto que penetra nos frutos e faz com que apodreçam. Para eliminar a praga, é necessário usar “Karbofos”, que é pulverizado no arbusto antes do aparecimento das inflorescências.
O tratamento contra possíveis pragas deve ser realizado após o derretimento da neve, em abril.
Proteção contra doenças da groselha
As groselhas são resistentes a doenças, mas podem aparecer os seguintes tipos de doenças:
- Oídio - aparece como uma camada cinza nas folhas. A doença faz com que as folhas enrolem e fiquem amarelas. Para prevenir a doença, é necessário tratá-la com uma solução de vitríolo antes da abertura dos botões.
- Antracnose - afeta os brotos, causando rachaduras na casca e ressecamento da planta. Esta doença é do tipo fúngica e pode afetar a planta, a partir do sistema radicular. Para combater a doença, a pulverização com Cuprozan é usada antes que os botões da cultura comecem a se abrir.
- Ferrugem - manifesta-se pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas e brotos. Para prevenir a doença, utiliza-se o medicamento “Nitrofen”.
Os brotos afetados devem ser removidos do arbusto, caso contrário a doença irá progredir.
Métodos de reprodução
Na maioria das vezes, a propagação é usada com estacas de dois anos. Para fazer isso, o broto é dobrado no chão. Após o enraizamento da estaca, são realizados poda e replantio. Também pode ser utilizada a divisão do arbusto, durante a qual o arbusto é dividido em duas partes e plantado em locais diferentes. Este procedimento é realizado no outono.
Colheita e armazenamento
Os frutos maduros são amarelos com tonalidade mel. A fruta tem sabor doce e aromático. As groselhas inglesas amadurecem no final de julho.
Após a colheita, os bagos são colocados numa caixa em camada fina e colocados em local fresco. As groselhas podem ser armazenadas por até 5 dias. Para aumentar o prazo de validade, recomenda-se a colheita 2 a 3 dias antes da maturação completa, porém esses frutos apresentam sabor menos intenso.
As groselhas inglesas são famosas pelo seu sabor, diferente de outras variedades. A cultura também apresenta alto rendimento e frutos atraentes. O arbusto adapta-se a um novo local de crescimento e não necessita de rega excessiva.