Elementos de madeira estão presentes nos designs de muitas gaiolas. Esses dispositivos para manter animais de estimação têm muitas vantagens, mas também apresentam problemas. Muitos criadores de coelhos estão preocupados com a questão de por que o coelho mastiga os elementos da gaiola. Para eliminar o problema, você deve primeiro entender os motivos que o causam. Especialistas e criadores experientes oferecem várias soluções para uma situação desagradável.
Por que os coelhos mastigam gaiolas?
A situação em que um animal peludo rói uma gaiola é comum e se enquadra nas peculiaridades de seu comportamento e fisiologia.Como os incisivos dos roedores crescem ao longo da vida, o animal procura uma oportunidade para triturá-los. No entanto, pode haver outras razões para a mastigação ativa de estruturas.
Avitaminose
A falta de minerais e vitaminas é uma causa comum de danos celulares. Você precisa ficar de olho no seu animal de estimação. Existe a opinião de que, com a falta de sais minerais, o coelho estraga o canto da gaiola onde fica o banheiro. Recomenda-se que o animal seja testado para que o veterinário possa prescrever um curso de vitaminas. Durante a puberdade, os níveis hormonais de um animal mudam. E a falta de algumas vitaminas ou minerais no corpo pode causar esse comportamento ativo.
Se montar um recinto para manter um coelho, então o animal não causará problemas à noite.
Estado do recinto
Às vezes, os proprietários notam que os animais não têm problemas de saúde, dieta ou apetite, mas as células ainda estão danificadas. Nesses casos, é preciso estar atento ao tamanho da estrutura. Se um coelho decorativo estiver apertado, ele resolverá o problema radicalmente. A limpeza irregular da estrutura também pode ser motivo de insatisfação.
Em um recinto apertado, seu animal de estimação pode simplesmente ficar entediado. Como os peludos são animais muito ativos, assim eles vão “se divertir”. É aconselhável deixar seus animais de estimação passear pela manhã ou à noite, quando há pico de atividade.
Como impedir que um coelho mastigue a gaiola
A presença de volumosos na dieta ajuda a resolver o problema do ranger dos dentes. Se feno e galhos raramente são adicionados à comida, o animal começa a ranger os dentes na gaiola.
As melhores opções para alimentação de galhos são bordo, tília, sorveira, bétula, choupo e salgueiro. Os galhos são usados frescos. Para o inverno, a comida de galho é preparada em junho. Você não pode usar ramos de sabugueiro, damasco ou cerejeira.
O que não fazer
Às vezes, os proprietários cometem erros ao tentar impedir que seus animais de estimação danifiquem estruturas. Equívocos comuns:
- a deficiência de vitaminas ou microelementos é eliminada pela alimentação com vitaminas. Mas isso não deve ser feito sem a recomendação de um veterinário;
- Para facilitar ao coelho a trituração dos incisivos, são colocadas pedras minerais na gaiola. Deve-se ter em mente que para ranger os dentes basta adicionar à comida alimentos com fibras grossas (galhos e cascas de árvores, feno). E triturar os incisivos em uma pedra pode causar danos;
- se o coelho estiver morrendo de fome, ele mastigará as estruturas. Deve-se levar em conta que os fofos comem pequenas porções, mas com frequência. Portanto, o comedouro deve sempre ter comida, feno e água fresca.
O desvio das normas padrão de comportamento é causado por razões específicas. Para não prejudicar o animal, é recomendável observá-lo e consultar um veterinário.
Animais de estimação fofinhos costumam mastigar a gaiola. Há várias razões para isso. Às vezes basta colocar alguns blocos na gaiola para redirecionar a atenção do coelho. Ou tem que revisar a dieta alimentar e ampliar a área do recinto.