Quando um coelho espirra com frequência, é um reflexo incondicionado à influência de um fator irritante. Muitos proprietários suspeitam imediatamente de um resfriado ou de uma patologia respiratória infecciosa, mas os espirros também podem ser consequência de uma reação a alérgenos, estresse, alimentação inadequada, ar seco, sujeira e poeira. Diz-se que os espirros são de origem resfriada ou infecciosa quando a saúde do animal se deteriora e sai secreção mucosa do nariz.
Por que um coelho espirra muitas vezes seguidas e o que deve ser feito?
Para tratar adequadamente um coelho, você precisa descobrir por que ele espirra. Para isso é necessário analisar os sintomas, avaliar o bem-estar do animal e do ambiente. Um coelho doente deve ser imediatamente separado de seus parentes e consultar um veterinário. Se a doença for infecciosa, um coelho não isolado pode infectar seus vizinhos. O animal doente é bem alimentado e recebe uma grande porcentagem de verduras frescas ricas em vitaminas.
Estresse
Não é incomum que os coelhos espirrem devido a uma situação estressante. Além disso, neste caso, os sintomas são complementados por secreção nasal e lacrimejamento. O perigo é que o animal espalhe o corrimento no rosto, o que se tornará substrato para a proliferação de microrganismos patogênicos e provocará uma doença infecciosa.
Você só precisa observar o animal e descobrir exatamente por que ele está espirrando. Isto pode ser, por exemplo, mudar para outra jaula ou estar perto de animais agressivos. Basta eliminar o fator estressante e, caso isso não seja possível, esperar até que o animal se acostume com as novas condições. E então o bem-estar do animal volta gradualmente ao normal.
Más condições de vida
Os coelhos são bastante sensíveis às condições ambientais e espirram constantemente se não forem devidamente cuidados e mantidos. Fatores que causam espirros:
- aumento da umidade do ar;
- poeira dos coelhos;
- sujeira, esgoto, partículas de comida podres na gaiola;
- odores irritantes;
- troca irregular de água, alimentos e roupas de cama;
- iluminação muito intensa da coelha.
Para que um coelho pare de espirrar, o fator provocador deve ser eliminado.Cuidados inadequados podem levar ao desenvolvimento de patologias infecciosas graves em coelhos, por isso as gaiolas devem ser limpas regularmente e as condições de vida mantidas em condições normais.
Ar seco
Os coelhos espirram não só porque o ar está muito úmido, mas também porque o ar está seco, o que irrita as mucosas da cavidade nasal. Inicia-se um processo inflamatório nas mucosas, acompanhado de espirros, mas sem ranho.
Os coelhos geralmente espirram no calor do verão ou nos meses de inverno, quando o dispositivo de aquecimento está funcionando na coelheira. É necessário aumentar a umidade do ar colocando tigelas com água, pendurando panos molhados e ventilando regularmente o ambiente.
Dieta errada
Os coelhos raramente espirram devido a alimentos inadequados, mas se tal problema ocorrer, são observados coriza e sintomas de envenenamento. A comida não é tóxica para o seu animal de estimação, é apenas a forma como o corpo reage a ela. Para resolver o problema, basta retornar à dieta anterior.
Alergia
O alérgeno que faz seu animal de estimação espirrar pode ser qualquer coisa:
- lixo;
- alimentar;
- meios para limpeza e desinfecção de células;
- aerossóis para eliminar odores desagradáveis na coelheira.
É necessário descobrir o que afeta negativamente o animal através da experimentação. Para isso, novos alimentos são adicionados gradativamente, substituindo parcialmente os usados. Monitore se a reação alérgica no coelho persiste ou desaparece. Uma manipulação semelhante é feita com outros alérgenos potenciais.
Os medicamentos antialérgicos são prescritos por um veterinário. E o proprietário deve realizar uma limpeza completa da coelheira, retirar todas as fontes de odores desagradáveis e colocar aerossóis e agentes de limpeza mais longe das gaiolas.
Lesão no nariz
Quando um coelho respira pesadamente, espirra ou bufa, existe a possibilidade de ele ter machucado o nariz ou de um objeto estranho estar preso em sua cavidade nasal. Neste caso, você deve entrar em contato imediatamente com uma clínica veterinária. É inaceitável tratar por conta própria, pois isso pode piorar o estado do animal.
Doenças infecciosas
Quando um coelho espirra devido a uma doença infecciosa, o proprietário observa muitos sintomas específicos:
- perda de apetite;
- letargia, fraqueza;
- opacidade e pêlo desgrenhado;
- aumento de temperatura;
- lacrimejamento abundante;
- coriza, secreção de muco claro ou purulento;
- respiração pesada e rouca, tosse.
As doenças virais e bacterianas são tratadas com medicamentos prescritos por um veterinário.
A seleção independente do tratamento é inaceitável. Medicamentos escolhidos incorretamente podem ser inúteis e até prejudiciais ao animal.
Quando um animal de estimação espirra de rinite infecciosa, são prescritos antibióticos de amplo espectro que atuarão sobre qualquer possível patógeno. Medicamentos comuns:
- "Baytril" (0,3 ml por 1 kg de peso);
- "Marbocil" 2% (0,1 ml por 1 kg);
- "Veracina" (0,1 ml por 1 kg);
- "Cloranfenicol" (2-5 mg por 1 kg).
A duração do curso é determinada pelo veterinário. Os medicamentos são administrados por via intramuscular, às vezes são instilados adicionalmente nas passagens nasais.
Para ajudar seu coelho a parar de espirrar e tossir, é recomendado fazer inalações com óleos essenciais de erva-doce, eucalipto, sálvia e hortelã. Para fazer isso, coloque 2 litros de água quente em um recipiente e adicione 5 a 6 gotas de óleo. O líquido é levado para a coelheira quando o intenso odor etéreo se dissipa. O recipiente é colocado próximo ao animal.Ela e o coelho são cobertos com uma toalha grande para que os vapores curativos não se dissipem, deixando um espaço para a penetração do ar.
As inalações não são realizadas por mais de uma semana, caso contrário, os tecidos mucosos do trato respiratório do coelho secarão. O procedimento é realizado 3 vezes ao dia. Nos primeiros dias de tratamento, o animal costuma espirrar com mais frequência e seu ranho escorre ainda mais abundantemente. Não se preocupe: até o final da semana a rinite deve desaparecer.
Como evitar que um problema ocorra
Para prevenir doenças que fazem os coelhos espirrar, você deve seguir estas regras:
- limpe imediatamente a gaiola de restos de comida, poeira e sujeira;
- troque a água do bebedouro diariamente;
- troque regularmente a roupa de cama das gaiolas;
- evite correntes de ar e flutuações repentinas de temperatura na coelha;
- monitorar o nível de umidade do ar;
- comprar alimentos de alta qualidade que não contenham ingredientes e impurezas questionáveis;
- introduzir novos alimentos gradativamente, observando a reação dos animais;
- elimine todos os possíveis alérgenos;
- Vacinar animais de estimação a cada seis meses;
- dê periodicamente aos animais decocções de ervas para fortalecer o sistema imunológico.
O coelho decorativo espirra pelas mesmas razões que os seus homólogos de carne. Portanto, as medidas de tratamento devem ser semelhantes.
Se o seu coelho espirrar com frequência, isso não deve ser ignorado. Espirrar pode ser um sinal de alterações menores e perigosas no corpo. Portanto, um animal de estimação que esteja espirrando deve ser levado imediatamente ao veterinário. O tratamento adequado prescrito por um especialista evitará complicações.