Os amantes modernos dos animais estão cada vez mais mantendo coelhos como animais de estimação. Esses animais fofos e inteligentes são adequados para viver em ambientes residenciais. Cuidar deles tem características próprias, mas não é mais difícil do que cuidar de um cachorro. É importante alimentar seu animal de estimação na hora certa e corretamente e manter sua gaiola limpa. Nem todas as pessoas sabem como treinar um coelho para usar uma bandeja sanitária para facilitar a limpeza.
Idade adequada para treinar
Você pode treinar um coelho decorativo no banheiro a partir do momento em que ele aparece na casa. Vale lembrar que os coelhos com 3-4 semanas, embora pareçam independentes, nessa idade não devem ser afastados da mãe e não devem desenvolver comportamento higiênico. Isto se deve ao fato de os animais jovens dessa idade serem muito vulneráveis. Ele pode morrer devido aos menores erros de cuidado.
É incrivelmente difícil, quase impossível, treinar um animal adulto para usar o penico. Esses coelhos já desenvolveram um estereótipo de comportamento e atenderão às suas necessidades fisiológicas onde quiserem. Na hora de escolher um animal de estimação para sua casa, é preferível optar por coelhos com 45-60 dias de idade. Eles desenvolvem novas habilidades mais rapidamente. Animais com menos de 3-4 meses podem ser facilmente treinados para ir ao banheiro.
Sutilezas na escolha de uma bandeja e local
A formação do comportamento higiênico começa com a escolha de uma bandeja e de um local para ela. Esses processos possuem características próprias.
Seleção de bandeja
Atualmente, os fabricantes oferecem aos amantes dos animais bandejas de diversos tamanhos, formatos e designs. Ao escolher um recipiente para necessidades sanitárias, leve em consideração as seguintes características:
- o material do produto deve ser seguro para os animais;
- pode ser facilmente lavado e desinfetado;
- as dimensões do recipiente devem corresponder ao tamanho de um animal adulto;
- O design do produto não deve conter elementos perigosos que possam ferir o animal.
Cada tipo de bandeja para coelhos tem suas próprias vantagens:
- As bandejas triangulares são convenientes para colocar no canto da gaiola. Muitas vezes possuem fixações especiais, o que torna a estrutura mais estável. Às vezes eles são equipados com uma malha especial. Como regra, essa bandeja tem dois lados de canto mais altos que o lado frontal. Isso torna o banheiro conveniente para indivíduos menores.Até mesmo um pequeno coelho pode facilmente entrar pelo lado inferior. A desvantagem de uma bandeja triangular é que só é conveniente colocá-la em um canto.
- As bandejas retangulares são bastante populares entre os amantes de coelhos. Eles são muito estáveis. Eles são convenientes para colocar em qualquer lugar da gaiola ou sala. Eles têm laterais baixas, o que os torna convenientes para o seu coelho usar o banheiro.
Considerando que as fezes dos coelhos são bastante cáusticas, não se deve escolher produtos de metal para elas. Eles oxidam rapidamente e ficam inutilizáveis.
O preenchimento é de grande importância. É selecionado individualmente. Pode ser granulado, serragem ou papel de jornal comum. Você não pode usar para preencher a bandeja os mesmos materiais que são usados na gaiola como cama.
Selecionando um local
Na hora de escolher o local para colocar o vaso, é preciso observar o animal por vários dias. Via de regra, eles fazem suas necessidades em um só lugar. A bandeja é colocada onde o animal faz isso com mais frequência. Em condições de gaiola, na maioria das vezes eles colocam um recipiente para as necessidades do coelho. Se o animal mora em um cômodo ou anda por ele por muito tempo e com frequência, nesse caso você pode colocar dois banheiros em locais convenientes.
Instruções passo a passo para treinar o banheiro
Treinar um coelho interno para usar o penico não é difícil, mas o processo exigirá paciência e algum tempo. Ao comprar um coelho bebê de um criador, observe mais de perto onde a caixa de areia do coelho está localizada. Isso ajudará na escolha de um local para a caixa sanitária em sua casa. As seguintes instruções passo a passo tornarão suas ações corretas:
- O animal adquirido deve ser domesticado.Não deveria ter medo de mãos e vozes humanas.
- Observe mais de perto os locais onde o coelho defeca com mais frequência. Coloque uma bandeja ou bandejas lá.
- Coloque recipientes para banheiro tanto na gaiola quanto no apartamento onde o animal irá passear.
- Assim que o coelho fizer suas necessidades, transfira uma pequena quantidade de seus excrementos para a bandeja.
- Depois disso, coloque seu animal de estimação nele.
- Repita o procedimento várias vezes. Depois de várias dessas aterrissagens, o coelho saberá onde fazer suas necessidades.
- Caso o animal não queira fazer seus negócios na bandeja, deve ser incentivado com guloseimas e carinho após cada caso de sucesso.
Para evitar que um banheiro sujo assuste o animal, ele precisa ser limpo uma vez ao dia, mas não deve ser feito imediatamente. Às vezes, os coelhos comem excrementos, que contêm enzimas necessárias para a digestão. Um animal jovem treinará o penico mais rápido se for alimentado ao mesmo tempo e a bandeja for colocada não muito longe do comedouro. Depois de desenvolver a habilidade necessária, o banheiro pode ser afastado.
Se o animal andar pela sala, ele precisará ser transferido várias vezes para a bandeja durante a caminhada.
Truques proibidos
Nem todos os coelhos se tornam treinados rapidamente na ninhada. Quando o animal fez seu trabalho no lugar errado, você pode falar com ele em tom severo se isso acontecer diante de seus olhos. Se muito tempo se passou entre o incidente e sua descoberta, então falar e gritar não importa. O pet não vai entender porque está sendo repreendido, já que os coelhos não têm associação entre passar suas necessidades naturais pelo penico e a sua insatisfação com o comportamento dele. Ele pode ficar completamente assustado com um grito alto.
Se o animal continuar a fazer suas necessidades sempre que necessário, não deve ser cutucado com o nariz em poças e excrementos. Isso não levará a um resultado positivo.A última coisa a fazer é usar força física no coelho e vencê-lo. Isso intimidará o animal e causará agressão retaliatória. Em alguns casos, a punição pode causar lesões.
Por que um coelho treinado parou de ir para a caixa sanitária?
Um dos motivos da recusa em ir à caixa sanitária está no comportamento sexual do animal. Depois que um animal de estimação amadurece, o desejo de marcar território é o seu estado normal. Isto é especialmente verdadeiro para coelhos não castrados. Se você não planeja usar o animal para reprodução, é melhor castrá-lo. Um coelho castrado raramente marca seu território com urina ou fezes, geralmente basta esfregar o focinho em objetos para esse fim.
Às vezes, a causa do distúrbio de comportamento no banheiro são outras pessoas visitando seu apartamento. Após tal evento, o coelho tenta marcar com suas fezes todos os locais por onde os convidados caminharam ou sentaram. O aparecimento de um novo animal, mesmo que não seja um coelho, também pode fazer com que seu animal de estimação faça suas necessidades em qualquer lugar, menos na caixa sanitária.
Problemas que podem surgir
Podem surgir problemas com o comportamento no banheiro se o animal mudar de dono e (ou) local de residência. Ele precisa de tempo para superar o estresse. Quando um animal é incomodado por parasitas, doenças dos sistemas geniturinário e digestivo, podem surgir problemas com o treinamento esfincteriano. Neste caso, é aconselhável mostrar o coelho ao veterinário.