À primeira vista, os coelhos parecem criaturas fofas o suficiente que simplesmente não conseguem morder. Porém, apesar da aparência, os animais podem ser muito caprichosos. O comportamento dos animais depende diretamente do seu caráter. Para determinar o temperamento do seu animal de estimação, vale a pena analisar seu comportamento. Às vezes, os donos de animais de estimação têm uma pergunta: por que um coelho morde?
Por que um coelho decorativo morde e rosna para seu dono?
O aparecimento de agressividade em um animal de estimação causa séria preocupação entre as pessoas. Além disso, em 99% dos casos está associado à influência de fatores externos, que podem ser influenciados.
Espaço de convivência
Se um coelho morde, provavelmente está tentando defender seu território. Nessa situação, o proprietário precisa ter um pouco de paciência. Primeiro você precisa abrir a porta e esperar que o coelho saia sozinho. Depois você pode limpar a gaiola ou brincar com o animal.
É importante evitar sons altos e movimentos bruscos. Recomenda-se chamar o animal pelo nome. Você não deve pendurar-se no animal - é melhor descer ao mesmo nível que ele.
Água
A causa da agressão pode ser a sede. Na maioria das vezes aparece quando há falta de umidade na ração. É importante garantir que haja água limpa no bebedouro.
Como a comida afeta
A dieta diária de um coelho deve incluir galhos, vegetais ásperos e feno. Se você usar constantemente apenas alimentos granulados, o animal tentará mastigar alguma coisa. Neste caso, pode morder as mãos do dono.
Atividade sexual
Durante o cio sexual, a fêmea demonstra ansiedade e preocupação. Ela pode se recusar a comer e tornar-se agressiva. O homem que está por perto age de forma semelhante. Os coelhos maduros começam a morder aos 4 meses - é nessa idade que os hormônios sexuais atuam sobre eles.
Aglomeração na gaiola
A razão para o comportamento agressivo pode ser o pequeno tamanho da gaiola. Em condições restritas, o animal se sente vulnerável. Devido ao desconforto psicológico, o animal pode morder seu dono.
Além disso, o comportamento do animal é afetado pela luz forte na sala ou pela exposição da gaiola aos raios solares diretos.O animal se sente melhor na solidão, longe de fontes de luz.
Remoção de resíduos
É permitido limpar a gaiola quando o animal não estiver nela. Caso contrário, o coelho sente que seu espaço está sendo invadido e ataca seu dono. Durante a limpeza, o animal deve ser colocado em uma transportadora e solto para correr.
Microclima nas células
Em condições naturais, os animais passam muito tempo em tocas subterrâneas. Lá, a umidade ideal e as condições de temperatura adequadas são mantidas - +14-22 graus. Ao manter os animais em um apartamento, é importante garantir que a gaiola não fique perto de radiadores ou com correntes de ar.
Os coelhos têm dificuldade em suportar o calor e o ar seco. Em temperaturas acima de +30 graus, existe o risco de insolação. Se não houver ar condicionado, é necessário colocar garrafas geladas na gaiola e borrifar com água fria.
Doenças
Se o coelho se tornar agressivo, pode-se suspeitar do desenvolvimento de doenças. Nessa situação, é recomendável entrar em contato com um veterinário. O desenvolvimento de patologias é indicado por sintomas como fraqueza geral, perda de apetite e resfriados.
Às vezes, os coelhos são atacados por parasitas. Como resultado, os animais sentem dor e sentem coceira, o que os torna agressivos. Outro fator é a falta de vitaminas. Para prevenir problemas, é importante proporcionar aos animais uma alimentação variada.
Como impedir que um coelho morda
Para evitar que o seu coelho morda, você deve seguir estas recomendações:
- Não crie estresse para o animal. Transforma-se em medo e pode causar agressões. É proibido retirar à força um animal da jaula. Você não deve pegar um coelho ou segurá-lo com força nas mãos.
- Converse com seu animal de estimação se quiser se aproximar da gaiola. É melhor sentar-se com o animal no mesmo nível e chamá-lo pelo nome.
- É estritamente proibido chutar, bater ou acariciar o coelho com força. Isso provoca um aumento em seus medos.
- Se ocorrer agressão sexual, use métodos médicos para eliminar os problemas. Isso inclui esterilização ou castração.
- Incutir confiança no animal. Você precisa pegá-lo, dar-lhe uma guloseima e acariciá-lo. Sob a influência de emoções positivas, o animal começará a confiar mais em seu dono.
- Imediatamente após a compra, coloque-o em uma gaiola e não toque nele por vários dias. O animal deve se adaptar a sons e cheiros incomuns. Depois de alguns dias você pode tentar estabelecer contato.
- Se o seu coelho está correndo pela gaiola e jogando tudo ao redor, você precisa deixá-lo se acalmar. Depois disso, é recomendável alimentá-lo com cenouras. Uma erva saborosa também funcionaria.
- Se um coelho te morder, você precisa gritar bem alto. Isso permitirá que o animal saiba que fez algo errado. Depois disso, é recomendável dizer claramente a palavra “não” várias vezes e colocá-lo em uma gaiola. Depois de algum tempo, o animal irá parar de morder.
Você precisa se comportar com o coelho da maneira mais calma possível e não fazer nada contra sua vontade - isso ajudará a evitar o aparecimento de agressão.
O que fazer se um coelho morder até sangrar?
As mordidas de coelhos domésticos nem sempre são seguras para os humanos. O medo intenso em um animal de estimação pode causar ferimentos graves. As crianças são afetadas principalmente por mordidas de animais. Se o seu animal de estimação estiver vacinado contra a raiva, não se preocupe. Neste caso, é recomendado fazer o seguinte:
- Trate a ferida com um anti-séptico. Álcool, verde brilhante ou iodo são adequados para esse fim.
- O peróxido de hidrogênio ajudará a parar o sangramento.A concentração da solução deve ser de 3%.
- Cubra a ferida com um curativo estéril.
Existem bactérias perigosas na boca do animal. No entanto, há muito menos deles do que em animais de estimação que comem ração animal. Portanto, após mordidas de coelho, o risco de inflamação é muito menor, especialmente com o tratamento oportuno da ferida com desinfetante.
Em raras situações, a área da picada fica inflamada. Esta situação ocorre frequentemente em crianças devido a um sistema imunológico enfraquecido. Se a área ao redor da ferida estiver inchada ou vermelha, consulte um médico. Na maioria das vezes, os especialistas prescrevem pomadas e comprimidos com propriedades antibacterianas.
Vale considerar que mordidas de animais não vacinados contra a raiva representam uma ameaça à vida. Se um coelho não vacinado tiver tido contacto com animais selvagens, o vírus da raiva pode estar presente na sua saliva. Representa uma ameaça para os humanos.
Nessa situação, após uma mordida, deve-se lavar imediatamente a ferida com um anti-séptico e consultar imediatamente um médico. O especialista fará um calendário de vacinação da pessoa picada. É importante seguir rigorosamente o calendário de vacinação. Caso contrário, o tratamento não dará resultados.
Os coelhos decorativos, via de regra, não demonstram agressividade. No entanto, o medo pode fazer com que mordam. Desde os primeiros dias é recomendável acostumar seu animal ao manejo. Isso ajudará a inspirar confiança no proprietário e evitar consequências indesejáveis para todos os membros da família.