A construção de um recinto para coelhos deve ser realizada de acordo com as normas. Ao mesmo tempo, agricultores experientes acreditam que este desenho tem muitas vantagens. Graças à sua utilização é possível facilitar a limpeza e manter a ordem. Além disso, o cercado permite que os animais de estimação tenham bastante espaço livre para se movimentar. Os coelhos que vivem em recintos ficam mais fortes e têm menos probabilidade de contrair doenças.
Requisitos para o gabinete
A criação de animais em aviários tem certas características.É importante que o projeto atenda aos seguintes requisitos:
- Alimentador - é permitido usar um, mas grande. Recomenda-se monitorar para que não haja brigas por comida.
- Bebedouros – vale a pena fazer vários deles. Quanto mais animais de estimação houver no recinto, mais bebedouros deverá haver.
- As portas proporcionam livre acesso ao interior e permitem a limpeza regular da área.
- Dossel – com sua ajuda os animais poderão se esconder do sol.
- Chão – se você colocar os animais no chão ou usar piso de grama, quando chover, os bichinhos ficarão na lama. Isso está repleto de desenvolvimento de um resfriado. Portanto, uma casa para animais deve ser feita de madeira em uma colina e linóleo deve ser colocado no chão.
- Entretenimento. Este componente é considerado opcional. No entanto, ajudará seus animais de estimação a não ficarem entediados. Agricultores experientes fazem elevações, passagens subterrâneas ou outras estruturas em recintos.
Para evitar brigas e evitar acasalamentos descontrolados dos animais, é recomendado manter as fêmeas separadas dos machos.
Vantagens e desvantagens
É permitida a criação de animais de fazenda ou ornamentais em recinto fechado. Manter os coelhos livremente em um curral tem muitas vantagens. Isso inclui o seguinte:
- boa saúde;
- rápido ganho de peso;
- aumento da fertilidade;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- facilidade de limpeza e alimentação.
As coelhas, via de regra, alimentam apenas seus filhotes. Ao procriar em recinto, as fêmeas também podem cuidar dos descendentes de outras pessoas. Isso melhora a taxa de sobrevivência de animais jovens.
Porém, manter os animais nessas condições nem sempre é lucrativo. Para grandes fazendas que criam coelhos de corte, este método não é adequado. No curral, os animais se movimentam muito, o que torna a carne mais dura.
Tipos
- camada única
- dois níveis
- três níveis
- para conteúdo regular
- para coelhas grávidas
- com compartimento uterino separado
- com compartimento traseiro separado
- para manter no inverno
- com saída para o poço
Colocação
Graças ao seu pêlo, os coelhos suportam baixas temperaturas, o que permite mantê-los ao ar livre. Tendo em conta o fator sazonal, os animais podem dispor de 2 opções de alojamento:
- na rua;
- no celeiro.
Os animais podem viver livremente em um recinto aberto durante a estação quente. Você não pode mantê-los no chão no inverno. Nessa situação, os animais são transferidos para o celeiro. Vale a pena verificar se há rachaduras e isolá-las se necessário. Recomenda-se elevar o piso e cobri-lo com tábuas, e despejar palha por cima. Para animais de estimação decorativos, é feito um recinto no apartamento.
Materiais e ferramentas necessários
É bem possível construir um aviário com as próprias mãos. Para isso, é recomendável preparar tudo o que você precisa:
- malha galvanizada - o tamanho de suas células deve ser de 10x10 centímetros;
- parafusos auto-roscantes;
- alimentadores;
- linóleo;
- ripas de madeira;
- taças para beber;
- rotações;
- cantos metálicos.
Cálculos de layout e dimensionamento
Recomenda-se determinar o tamanho do recinto pelo número de animais. Todo coelho precisa de muito espaço. Deve haver pelo menos 1-1,5 metros quadrados de espaço por indivíduo. Para evitar acasalamentos descontrolados ou relacionamentos relacionados, é recomendado fornecer uma área cercada para os machos. Eles exigem uma área especial.
Também há necessidade de casas isoladas. O piso não é de pouca importância.
Como fazer um aviário para coelhos com as próprias mãos
Organizar uma caneta em casa é bastante simples. Recomenda-se selecionar o seu tamanho tendo em conta o gado disponível. Se não houver telhado, a altura deve ser de pelo menos 80 centímetros.
Para construir um curral para animais, recomenda-se fazer o seguinte:
- Construa uma moldura usando ripas e cantos de metal. É importante fornecer altura de malha suficiente. É imprescindível descer 50 centímetros no subsolo para que os animais não possam cavar no subsolo. A estrutura pode ter qualquer formato - retangular ou triangular.
- Fixe a estrutura com parafusos autoatarraxantes.
- Estique a malha galvanizada sobre a estrutura preparada. É importante utilizar material com tamanho de célula de 10x10 centímetros. Recomenda-se colocar linóleo no chão. Não é pouca importância a presença de uma porta pela qual se pode entrar no recinto. Sua largura pode ser arbitrária.
- Se necessário, construa um telhado. Para fazer isso, você precisa fazer uma moldura e esticar uma malha sobre ela. Prenda com laços na moldura. Graças a isso, se necessário, o telhado pode ser removido.
- Se o curral inteiro não estiver do lado de fora, espalhe o linóleo em uma área fechada. Seu tamanho é selecionado levando em consideração a área do recinto.
- Coloque bebedouros e comedouros na estrutura acabada.
Regras para cuidar do recinto
Para que os animais tenham saúde e não adoeçam, é importante manter o recinto limpo. A desinfecção periódica da caneta é de grande importância. Para prevenir o desenvolvimento de patologias infecciosas, recomenda-se tratar periodicamente todas as partes da estrutura com solução de cinzas. Muitos agricultores usam infusão de espinho de camelo para esse fim. Para isso, recomenda-se retirar as raízes e a folhagem da planta, fermentar e deixar até que a composição esfrie. Manter a limpeza é importante.Para fazer isso, você deve seguir estas regras:
- troque a cama com frequência;
- Lave os bebedouros e comedouros em tempo hábil;
- limpe o cercado de restos de plantas se os coelhos comerem verduras.
Recomenda-se garantir que haja sempre água limpa nos bebedouros. Os animais muitas vezes roubam comida. Recomenda-se monitorar para que seus elementos não caiam no bebedouro. Os animais de estimação devem ser alimentados em porções. É especialmente importante seguir esta regra no calor. Graças a isso, a comida não estragará nem poluirá o recinto.
O que fazer no inverno
Manter coelhos no inverno é bastante difícil. Neste momento, eles precisam oferecer condições mais adequadas. Para isso, é recomendável transferir os animais de estimação para um celeiro ou outro local. É importante que esteja isolado. Os coelhos não toleram bem as correntes de ar. Aquecer a sala não é de pouca importância. Para evitar que os animais de estimação congelem, é recomendável fazer o piso em um morro. Neste caso, vale colocar uma camada de palha nas tábuas. Cubra as portas de tela e o teto com uma folha grossa de compensado.
Ventilação e iluminação adequadas são de grande importância para os animais. A sala deve receber luz natural. Ao mesmo tempo, o sistema de ventilação deve eliminar os maus odores. Caso não seja possível deslocar os animais jovens para um local aquecido, recomenda-se o abate dos animais, pois não toleram geadas severas.
A organização de um recinto para coelhos apresenta uma série de características. Com a construção correta do curral será possível obter grande sucesso na criação de animais. Ao mesmo tempo, é importante manter a limpeza e cuidar adequadamente dos animais.