Os coelhos são criados em muitas fazendas e muitas vezes mantidos como animais de estimação. Via de regra, a dieta é baseada em alimentos especiais, suplementos vitamínicos, vegetais e ervas. Você pode tratar os animais com frutas como guloseimas. Muitos proprietários têm dúvidas sobre se é possível alimentar coelhos com biscoitos ou pão e que tipos de produtos de panificação são adequados como alimento.
Os coelhos podem receber pão e biscoitos?
Não existe uma opinião clara sobre os benefícios do pão ou a necessidade de introduzi-lo na dieta dos animais.Na elaboração de uma dieta alimentar são levados em consideração vários fatores: raça do coelho, idade, condições de vida (em casa ou na fazenda). Existe a opinião de que na criação em massa de animais é necessário adicionar pão à comida para engordá-los mais rápido e obter uma pele bonita e forte.
Não é recomendado alimentar animais de estimação decorativos com pão. Em condições de vida em apartamentos, os animais se movimentam pouco, portanto o excesso de carboidratos contribuirá para ganho de peso desnecessário e diminuição da atividade.
Benefícios do pão para coelhos
Faz sentido falar sobre a conveniência de introduzi-lo na dieta dos animais apenas na criação de raças de corte, uma vez que os carboidratos contribuem para o rápido ganho de peso. Também devem ser observados outros aspectos positivos de animais que comem pequenas porções de pão:
- a qualidade das películas melhora;
- a imunidade aumenta;
- A atividade do sistema digestivo e do sistema cardiovascular é normalizada.
O pão é um tipo de alimento barato e acessível. Claro, você precisa introduzir gradualmente produtos de panificação na dieta dos coelhos. É importante monitorar a condição dos animais.
Regras para introdução na dieta
Os coelhos não são considerados animais exigentes quando se trata de alimentação. No entanto, recomenda-se que o pão seja usado principalmente como uma guloseima pouco frequente. Neste caso, é necessário levar em consideração as características do sistema digestivo dos animais. Os músculos fracos do estômago de um coelho são incapazes de digerir grandes porções de comida.
Conselho! O coelho é tratado com produtos assados 1 a 2 vezes por semana, na proporção de 10 g por 1 kg de peso do animal.
O pão deve ser introduzido na dieta gradativamente, observando atentamente o estado dos coelhos e seu comportamento. Não é aconselhável que animais de estimação muito pequenos adicionem pão à comida. Em crianças, comer produtos assados pode causar diarreia ou até a morte.A idade ideal do animal é superior a um mês e meio.
É necessário iniciar a alimentação complementar com pequenas crostas embebidas em leite e água morna. A porção é aumentada gradualmente - a cada 10-12 dias. Como o pão aumenta a sede, é importante garantir um abastecimento constante de água no bebedouro.
Metodos de cozinhar
A mais alta qualidade e inofensiva para os coelhos serão os produtos de panificação especialmente preparados em casa. Uma opção adequada são os biscoitos feitos com cenoura ralada. Você vai precisar de aveia, farinha, água e cenoura ralada. O processo de cozimento é simples:
- Misture porções iguais de farinha, cereais, cenoura e água (recomenda-se levar meio copo de comida).
- Abra a massa em bolas de 2,5 cm de diâmetro ou em palitos pequenos.
- Os biscoitos são assados no forno a 175° por 15 minutos. O produto final deve esfriar por 30-45 minutos.
Recomenda-se guardar os biscoitos em um recipiente separado, que é colocado na geladeira. Se você não consegue fazer seus próprios biscoitos, use produtos assados comprados em lojas. Só é importante pré-secar os skibs.
Para isso, o pão é cortado em pequenas fatias e colocado sobre uma tábua de madeira. Para permitir que o pão seque naturalmente, a tábua é colocada em local bem iluminado pelo sol. Os biscoitos são colocados em um recipiente fechado, que é armazenado em local seco.
Que tipo de pão pode e não pode ser dado aos coelhos?
Entre a grande variedade de produtos de panificação, é preciso escolher o produto certo que pode ser introduzido na dieta dos animais. O que você absolutamente não deve alimentar os coelhos:
- qualquer tipo de pão, já que assar provoca indigestão, inchaço e diarreia. Além disso, os pães macios podem causar obstrução do intestino delgado;
- produtos de panificação contendo todos os tipos de aditivos químicos, açúcar, amido, gorduras. Estas substâncias enfraquecem a saúde dos coelhos;
- produtos com os menores sinais de mofo podem causar diarréia, envenenamento e hemorragia interna.
A melhor escolha são os assados caseiros. Como deleite, você pode presentear seus fofinhos com biscoitos caseiros. Em pequenas quantidades, você pode usar biscoitos de aveia caseiros (sem açúcar), contendo vitaminas e minerais.
Possível dano
O pão, como qualquer produto, tem vantagens e desvantagens. Consequências negativas de alimentar coelhos com produtos assados:
- obesidade dos animais, levando a resultados perigosos: diminui a atividade, aparecem problemas de digestão, diminui a expectativa de vida;
- o sistema dentário é destruído, pois não há necessidade de mastigação prolongada. Nesse caso, os dentes do coelho não rangem e começam a crescer incorretamente;
- falta de vitamina D e baixas quantidades de cálcio. O consumo regular de pão enfraquece o tecido muscular dos maxilares, o que leva ao afrouxamento dos dentes.
Você também precisa levar em consideração a probabilidade de enterite (inflamação do intestino delgado). Os animais se recusam a comer e perdem peso rapidamente. Pães de centeio ou crostas mofadas de baixa qualidade podem causar fermentação nos intestinos e provocar formação excessiva de gases.
Ao criar coelhos, é preciso lembrar que a base da dieta deve ser vegetais, ervas e rações especiais. E o pão é muito útil no treinamento de animais de estimação, como um incentivo. Para manter os animais saudáveis e ativos, recomenda-se preparar seus próprios biscoitos ou bolachas.