Uma dieta formulada incorretamente geralmente leva a problemas gastrointestinais na cabra. Uma das doenças mais perigosas do sistema digestivo é o timpanismo ruminal. A interrupção do funcionamento de um órgão vital ameaça o animal de morte. O remédio "Timpanol" o ajudará a evitar um acontecimento triste, e as instruções detalhadas de uso do medicamento para cabras o ajudarão a entender o regime de tratamento. O medicamento contém ingredientes naturais e é seguro para a beleza com chifres.
Composição e forma de liberação do medicamento veterinário
"Timpanol" (Timpanolum) é o nome internacional de uma emulsão feita de plantas medicinais. O medicamento contém extrato de heléboro lobel, absinto e ácido láctico. Substâncias adicionais no Timpanol incluem aerosil, água destilada, álcool polivinílico e antiespumante de silicone.
O medicamento é preparado na forma de uma massa homogênea de cor amarelo esverdeado. Tem um cheiro desagradável e específico. O medicamento refere-se a medicamentos para o tratamento de doenças do trato gastrointestinal de animais.
O "Timpanol" está disponível em frascos de vidro e plástico, embalados em 200 ml. O remédio natural não representa uma ameaça à vida de pessoas e animais. Segundo dados oficiais, o medicamento pertence à classe de perigo 4 (Fonte - GOST 12.1.007-76).
Principais propriedades do "Timpanol":
- Suprime a fermentação e a formação de gases. Melhora a microflora nos intestinos.
- Fortalece a produção de suco gástrico.
- Destrói microorganismos patogênicos.
- Causa vômito. Restaura a frequência das contrações ruminais.
- Tritura pedaços de comida não digerida e remove-os do corpo.
- Fortalece o peristaltismo.
- Tem um efeito supressor de espuma.
- Relaxa os esfíncteres do estômago. Isso acelera o movimento dos alimentos no intestino.
- Destrói as menores bolhas de gás contidas em alimentos suculentos.
Indicações de uso do produto
O medicamento natural é prescrito para um surto de uma doença chamada timpânia ruminal. A doença representa um perigo mortal para o animal de estimação. A doença ocorre devido à alimentação de má qualidade ou ao predomínio de ração concentrada na dieta do animal.
O trato gastrointestinal da cabra é desenhado de forma astuta. É composto por 4 partes (rúmen, malha, livro e abomaso).Primeiro, o alimento ingerido entra na “recepção” do sistema digestivo - o rúmen, onde o alimento é processado por enzimas. Ao se contrair, o rúmen esmaga o alimento e o envia para outras partes do trato gastrointestinal. Lá, a ração é regurgitada, moída novamente e processada com bactérias e enzimas especiais.
Um sistema complexo permite que as cabras digeram grandes quantidades de alimentos vegetais. A interrupção do funcionamento do rúmen representa um perigo para os animais. Como resultado da atonia, a cabra não consegue regurgitar a comida, então o conteúdo do rúmen apodrece e fermenta.
Devido ao aumento da formação de gases, uma parte importante do trato gastrointestinal incha e comprime os intestinos. Se o animal se comporta de maneira nervosa, olha constantemente para a barriga e muitas vezes abana o rabo, os donos devem ficar atentos.
Outros sinais da doença incluem respiração superficial e inchaço na região abdominal. Se você deixar as coisas ao acaso e não tratar o animal, a cabra pode morrer.
Instruções para usar "Timpanol" para cabras
O "Timpanol" é administrado pela cavidade oral da cabra. O procedimento é realizado com frasco de borracha ou sonda especial. O medicamento é injetado diretamente na cavidade ruminal através do tubo esofágico. Em casos de emergência, a solução de emulsão é injetada na área da fossa faminta por meio de um trocarte cirúrgico. Este procedimento só deve ser realizado por um veterinário experiente.
Como preparar o medicamento para uso:
- Agite bem o medicamento no frasco.
- A emulsão é diluída em água na proporção de 1:10. Para tratar casos leves da doença, o medicamento pode ser diluído na proporção de 1 parte do medicamento para 15 partes de água.
- Meça a quantidade necessária de solução. A dosagem é calculada de acordo com a fórmula: 0,5-1 ml do medicamento por 1 kg de peso do animal.
- Se não houver melhora em um quarto de hora, significa que uma dose de Timpanol não é suficiente. Será necessário diluir novamente a emulsão com água e repetir o procedimento.
Graças à sua composição natural, o medicamento pode ser facilmente combinado com outros medicamentos. Os produtos lácteos obtidos de cabra durante o período de doença e tratamento podem ser consumidos sem quaisquer restrições.
Precauções de segurança
O “Timpanol” não é uma substância perigosa, portanto, ao utilizar o produto, siga as normas gerais de segurança. É necessário respeitar a dosagem exata do medicamento e garantir as condições para seu armazenamento. Após trabalhar com a emulsão, lave bem as mãos com sabão.
Se gotas do medicamento entrarem em contato com uma área aberta do corpo, é necessário lavar a pele com água e sabão em água corrente. Se você se sentir pior, consulte imediatamente um médico.
Contra-indicações e efeitos colaterais
O "Timpanol" consiste em ingredientes naturais, portanto os efeitos colaterais são improváveis. A única contra-indicação para tomar o medicamento é a intolerância pessoal do animal a determinados componentes do medicamento.
Como armazenar adequadamente o medicamento
Escolha um local seco e escuro para guardar o medicamento. A droga fica escondida de crianças curiosas, alimentos e rações para animais. Em temperaturas de armazenamento de 0 a 20 graus, o “Timpanol” não perde suas propriedades curativas por 1,5 anos. Após o prazo de validade, o medicamento é descartado.
Meios semelhantes
O produto nacional Atimpanol é utilizado como substituto do medicamento. A composição do medicamento difere pouco da emulsão original.Os especialistas alteraram apenas ligeiramente as proporções dos ingredientes ativos e adicionaram óleo vegetal à composição do medicamento.
Se necessário, o "Timpanol" é substituído por tinturas de absinto ou heléboro. O ácido láctico tem propriedades semelhantes. No entanto, as tinturas de ervas não podem substituir totalmente a droga.