A tintura de heléboro é usada para tratar doenças em bovinos associadas a distúrbios digestivos. O líquido marrom tem um forte efeito irritante. A infusão alcoólica de raiz de heléboro branco deve ser usada com cautela, sem ultrapassar a dosagem, pois é tóxica. O não cumprimento das normas e a negligência do regime de tratamento levam à morte.
Propriedades do heléboro
O medicamento é obtido a partir da raiz do heléboro branco, infundido em álcool etílico 70˚ (1:10). O componente ativo do produto são os alcalóides do heléboro. Além deles, a composição inclui:
- amido;
- protoveratrina;
- taninos;
- Saara;
- Nervin;
- resina.
O produto tem odor forte e específico, é utilizado apenas para fins veterinários e está disponível sem receita médica. A droga é classificada como ruminante e emética. Dentro de 5 a 10 minutos. depois de tomar o medicamento por via oral em ruminantes, a motilidade e a secreção pancreática melhoram, aparecem arrotos e ruminação.
Além disso, a tintura de heléboro é usada para uso externo como agente antiparasitário. A droga é aplicada generosamente no corpo do animal. Após 20-30 minutos. penteie e depois lave com água. Após 7 a 10 dias, o procedimento deve ser repetido, pois o produto atinge os insetos, mas não seus ovos.
Indicações de uso
Em bezerros, o timpanismo pode se desenvolver aos 1,5-2 meses de idade, quando, além do leite, passam a ingerir alimentos concentrados e volumosos. As vacas ficam doentes quando alimentadas com folhas de alface, batatas e legumes. Alimentos congelados e contaminados são especialmente perigosos. A doença se desenvolve muito rapidamente.
A tintura de heléboro é usada para tratamento de pequenos animais e gado. É aconselhável dar o remédio:
- quando o rúmen está cheio demais de massas alimentares;
- se houver distúrbio nas contrações pancreáticas;
- fortalecer as habilidades motoras e restaurar o reflexo dos ruminantes;
- com aumento da formação de gases, o que causa inchaço do rúmen.
Para aumentar a eficácia, o tratamento com tintura de heléboro deve ser combinado com uma massagem abdominal. A solução aquosa também é utilizada externamente para fins medicinais e profiláticos, no combate a pulgas e piolhos comedores.
Esquemas e dosagens para vacas
Instruções de uso do produto no tratamento de bovinos:
- As vacas recebem 5-12 ml por dia por via oral. Se a dose for calculada em função do peso corporal do animal, tomar 2-2,5 ml/kg;
- Para tratar a timpânia ruminal, a dose diária é dividida em 3 doses, bebendo-se tintura de heléboro a uma vaca ou touro a cada 3 horas.
A água do heléboro deve ser diluída em 50-500 ml de água limpa (a quantidade é calculada pelo peso do gado). Em seguida, o produto é colocado em um recipiente plástico e o animal é forçado a beber. Para espasmos agudos do trato gastrointestinal, um bezerro também recebe tintura de heléboro. Para isso, é necessário diluir 5 ml do produto em 500 ml de água.
Se for indicada a perfusão do medicamento numa veia, a solução é administrada lenta e cuidadosamente. A injeção intravenosa é administrada uma vez.
O não cumprimento da posologia e taxa de injeção do produto leva à intoxicação do organismo do animal, às vezes à morte. A dosagem do medicamento para adultos é de 0,004-0,006 ml/kg (em média, 2-3 ml por cabeça). Recomenda-se coordenar o regime de tratamento do animal com um veterinário. Quando o medicamento é administrado por via intravenosa, um aumento na pulsação do animal acima de 100 é um sinal para interromper a injeção.
Contra-indicações e efeitos colaterais
O produto é contra-indicado para uso em vacas prenhes - pode causar aborto espontâneo. Em alguns casos, há intolerância individual ao medicamento em animais (o uso do medicamento é interrompido, são prescritos medicamentos para eliminar a reação alérgica). Em todos os outros casos, sujeitos aos padrões de dosagem, não foram identificadas consequências negativas após o tratamento com este medicamento.
Overdose
São conhecidos casos de intoxicação corporal com tintura de raiz de heléboro branco. O animal entra em estado de forte superexcitação nervosa e frequentemente defeca fezes moles. Aumento da salivação também é observado. A respiração fica mais lenta e a visão turva é notada.
Condições de armazenamento, análogos
Recomenda-se armazenar a tintura de heléboro em local fresco e escuro, fora do alcance das crianças, a uma temperatura de 0...+20 ˚С. O prazo de validade do medicamento é de 3 anos a partir da data de fabricação. Após o vencimento, é proibido o uso do produto no tratamento de animais.
Após a abertura do frasco, o medicamento não perde suas propriedades medicinais por 7 a 8 meses (se as condições de armazenamento não forem violadas).
Medicamentos semelhantes com propriedades medicinais semelhantes:
- "Timpanol". O produto contém tintura de heléboro. O medicamento, administrado por via oral, alivia a formação excessiva de gases, aumenta o peristaltismo, garantindo rápida movimentação do conteúdo intestinal, e tem efeito ruminador e anti-séptico.
- Ácido lático. Usado para a prevenção e tratamento de inflamação intestinal e flatulência. Suprime processos de putrefação no estômago do gado e reduz a formação de produtos tóxicos de decomposição. Não se pode usar ácido láctico concentrado, pois o animal queimará as mucosas. A vantagem do produto é que ele é aprovado para o tratamento de vacas prenhes.
- Água de heléboro. Solução aquosa de álcool para o tratamento de piolhos. A droga afeta o intestino dos parasitas. Ao mesmo tempo, a capacidade de alimentação e reprodução dos piolhos fica prejudicada. Ao utilizar um produto para tratar bovinos, deve-se garantir que ele não atinja as mucosas do animal.
Ao usar tintura de heléboro, você deve seguir cuidadosamente as instruções. As propriedades curativas da droga aparecem apenas quando consumida em pequenas quantidades, ultrapassar a norma leva à morte do gado.O proprietário que realiza procedimentos terapêuticos deve evitar o contato do produto com os olhos.