O metronidazol é um medicamento popular e eficaz cujo objetivo é combater microorganismos nocivos. O produto é comum entre os avicultores e é usado ativamente para tratar infecções em aves. O medicamento é eficaz na eliminação de parasitas do organismo e na prevenção da morte de aves. Vejamos o mecanismo de ação do medicamento e descubramos como usar o Metronidazol corretamente e com melhor efeito no tratamento de galinhas.
Composição e forma de liberação
O principal princípio ativo do produto é um componente antibacteriano, que tem o mesmo nome do próprio medicamento - metronidazol. Os excipientes são celulose, estearato de cálcio, amido.
Eles são projetados para acelerar o efeito do metronidazol sobre bactérias nocivas.
O medicamento é produzido em comprimidos de quinhentos miligramas, uma embalagem pode conter uma quantidade diferente de comprimidos - de cem a mil. Além disso, existe a opção do produto em forma de cápsulas, supositórios, pó e pomadas. No entanto, para as aves, será mais aceitável usar uma forma de liberação em comprimidos, bem como cápsulas ou pó.
Mecanismo de ação
O princípio de ação do medicamento é restaurar o grupo 5-nitro do metronidazol com o auxílio de proteínas intracelulares no corpo do parasita. Como resultado, o grupo nitro reduzido afeta o DNA do microrganismo de tal forma que a síntese de substâncias em suas células fica mais lenta. Este processo leva à morte completa do microrganismo.
Para melhor absorção e eficácia, o produto deve ser administrado à ave através do trato gastrointestinal, juntamente com a alimentação.
Indicações de uso
O medicamento deve ser administrado a galinhas, galinhas poedeiras e galos para tratar doenças infecciosas causadas pela exposição a microrganismos protozoários parasitas. Isso inclui doenças como tricomoníase, coccidiose e várias infecções causadas por bactérias anaeróbicas.
Sua ação pode ser sinalizada por: aparecimento de diarreia sanguinolenta nas aves, diminuição do apetite e aumento do consumo de líquidos, diminuição da atividade física e desejo das aves de permanecerem mais próximas de fontes de calor mesmo em altas temperaturas do ar.
Instruções de uso e dosagem do medicamento para galinhas
Para tratar galinhas com Metronidazol em comprimidos, os comprimidos devem ser triturados e adicionados à comida, calculando-se a dosagem. O medicamento é administrado à ave durante três dias seguidos, duas vezes ao dia. Em alguns casos, o período de toma do medicamento pode ser de até dez dias.
Se você usar o medicamento em pó, ele deve ser diluído em água. Porém, como o pó tende a se depositar no fundo do recipiente, deve ser administrado aos pintinhos por meio de uma pipeta. O produto é seguro para aves, exceto em raros casos em que as galinhas apresentam hipersensibilidade a alguns componentes do medicamento.
Overdose
Uma overdose da droga é sinalizada por sintomas como vômitos, diminuição acentuada do apetite e espasmos convulsivos nos membros. Se a dose for ultrapassada, medidas devem ser tomadas imediatamente: lavagem gástrica, tomar enterosorbente. A própria sobredosagem é possível quando se utiliza o medicamento na forma de comprimidos ou pó, pelo que deve calcular cuidadosamente a dose do medicamento por indivíduo para evitar efeitos secundários negativos.
Efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais que podem ocorrer ao tomar Metronidazol são uma diminuição acentuada do apetite, fezes moles, náuseas e reações alérgicas. Se você seguir corretamente as instruções do medicamento e seguir cuidadosamente a dosagem, o risco de efeitos colaterais é baixo.
Se você violar a ordem de administração, por exemplo, ultrapassar a dosagem, as aves poderão apresentar insuficiência renal ou hepática, o que, por sua vez, levará à morte do frango.Se uma ave apresentar reações alérgicas ao medicamento, entre em contato com um especialista para prescrever um análogo que seja seguro para aves.
Contra-indicações de uso
A principal contraindicação do uso da Metronidazona no tratamento de doenças infecciosas em aves, conforme mencionado acima, são as reações alérgicas causadas pela intolerância individual da ave aos componentes do medicamento, como acontece com a maioria dos outros medicamentos.
Isso acontece muito raramente. No entanto, se você notar reações semelhantes ao medicamento em aves, deve selecionar um medicamento com efeito semelhante, baseado em outros componentes. Para fazer isso, você deve consultar um veterinário.
Condições e prazo de validade
A embalagem do medicamento deve ser armazenada em local seco e aquecido, protegido da luz solar direta, em temperatura não superior a vinte a vinte e cinco graus Celsius. Se as condições de armazenamento forem devidamente observadas, o prazo de validade do Metronidazol será de vinte e quatro meses a partir da data de lançamento. Antes de usar o medicamento, você deve consultar um profissional habilitado para avaliar os sintomas da doença, fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento e a posologia.
Não se deve prescrever o tratamento por conta própria, sempre, quando surgirem sintomas de uma doença aviária, entre em contato com o veterinário, para não cometer erros e não prejudicar ainda mais o estado do corpo da ave. Siga atentamente a ordem de administração e dosagem do medicamento prescrito pelo seu médico.
O custo do medicamento e onde comprá-lo?
O preço de uma embalagem de medicamento começa em cerca de vinte rublos, dependendo da forma de liberação e da quantidade de medicamento na embalagem.Você pode comprar Metronidazol em qualquer farmácia. O mercado oferece opções importadas, além de opções de fabricantes nacionais.
A composição do medicamento não difere dependendo do fabricante, porém um medicamento importado custará mais caro, pois seu preço inclui sobretaxa de transporte.