Alben é um medicamento anti-helmíntico para galinhas, utilizado para fins terapêuticos e profiláticos. O produto destrói parasitas de diversos tipos, que, instalando-se nos órgãos internos, causam muitos transtornos à ave. O medicamento em comprimidos e grânulos atua de forma rápida e eficaz, é bem tolerado e praticamente não apresenta efeitos colaterais. Portanto, é frequentemente prescrito por veterinários.
Composição, propriedades e forma de liberação
O medicamento Alben (Albendazol) é um medicamento anti-helmíntico tomado por via oral. Prescrito para doenças de galinhas causadas por parasitas ou para infestações helmínticas. Disponível em comprimidos e grânulos com peso de 1,8 gramas.
O medicamento é embalado em blisters de alumínio, cada um contendo 25 comprimidos. As bolhas são colocadas em caixas de 1 a 4 peças. Os grânulos são comercializados em potes de polímero fosco com tampas herméticas de 25 a 500 peças por embalagem.
Composição de um comprimido (grânulos):
- albendazol – 360 mg;
- lactose – 930 mg;
- estearato de cálcio – 80 mg;
- amido – 400 mg;
- polivinilpirrolidona (povidona) – 30 mg.
O produto Alben altamente eficaz possui amplo espectro de ação. O medicamento deve ser administrado uma vez, o que é conveniente para a ave e seu dono.
O agente anti-helmíntico afeta parasitas que afetam os dutos biliares, o trato gastrointestinal, os órgãos respiratórios e o fígado. A substância ativa, rapidamente absorvida pelas paredes do estômago das galinhas, piora o metabolismo dos hidratos de carbono e reduz a função microtubular dos parasitas. Logo ocorre paralisia e morte dos helmintos. Indivíduos mortos são excretados nas fezes.
Indicações de uso
Os sinais de infecções parasitárias em galinhas são perda de peso, recusa de comida e água, fraqueza e letargia. Quando pelo menos um deles aparece, são realizados exames laboratoriais. Assim que o diagnóstico for confirmado, o tratamento começa. A infecção grave leva à morte da ave.
A droga Alben destrói:
- lombrigas – nematóides gastrointestinais e pulmonares;
- tênias – cestóides e trematódeos.
O início oportuno do tratamento leva à recuperação completa da ave.
Quanto e como dar Alben às galinhas?
O medicamento é prescrito na presença de helmintos e para prevenção da doença. Na maioria das vezes eles usam tablets.As instruções de uso do medicamento ajudarão você a calcular a dosagem correta do medicamento.
São necessários 10 mg do produto por 1 kg de peso da ave. Um comprimido é projetado para 35 kg de peso e uma cápsula é projetada para 40 kg.
Para que o frango receba o remédio, os comprimidos são moídos até virar pó e misturados à comida. Alben é administrado 2 dias seguidos pela manhã. A ave não é alimentada no dia anterior.
Pela manhã, acrescentam-se guloseimas à mistura com o remédio para que o frango bique completamente a comida.
Os comprimidos de Albena são frequentemente dissolvidos e administrados às galinhas poedeiras na forma líquida. Os seguintes cálculos são realizados:
- Determine a quantidade necessária de medicamento para toda a ninhada.
- Calcule o volume de água ingerido pela ave (faça o volume médio por indivíduo).
- Os comprimidos serão dissolvidos nesta água.
- Cada frango é injetado na laringe com a dose necessária por meio de uma seringa sem agulha.
Este método é conveniente se houver poucas galinhas na fazenda. No entanto, o medicamento líquido é recomendado para frangos de corte.
A prevenção é realizada duas vezes por ano. Na primavera, Alben é administrado 1 semana antes do pasto. No outono, repita o procedimento 4-5 dias antes de ir para o galinheiro.
Consequências da overdose
Alimentando-se de um comedouro comum, uma ave pode receber um volume muito maior da droga do que deveria. Se ocorrer diarreia, vômito ou recusa em comer, consulte um veterinário que o ajudará a encontrar a maneira certa de resolver o problema.
Efeitos colaterais do medicamento
Se o medicamento for usado corretamente, seguidas as dosagens e proporções especificadas nas instruções, Alben não causa efeitos colaterais.
Contra-indicações de uso
A droga é contra-indicada:
- galinhas poedeiras exaustas;
- indivíduos doentes;
- portadores de doenças infecciosas;
- galinhas que produzem ovos comercializáveis;
- aves sendo preparadas para abate.
Alben não é recomendado no início da muda (outono, primavera), mesmo que haja sinais de infecção. O produto é substituído por decocções de ervas ou sementes de abóbora.
Instruções Especiais
Antes de desparasitar todo o gado, 50 a 100 animais são selecionados e a droga é dada a eles. Após 3 dias de observação, durante o decurso normal do estudo, as restantes galinhas são tratadas.
Ao usar o medicamento, a substância ativa entra nos ovos e na carne das galinhas. Portanto, após a corrida dos parasitas, as aves não são enviadas imediatamente para o abate, mas sim após 7 dias. Os ovos não são consumidos por 4 dias.
Se a ave for abatida antes do previsto, a carne é fervida e entregue aos animais para consumo. O mesmo vale para os ovos. Mas esses produtos não podem ser consumidos por humanos, mesmo na forma fervida. Mais tarde, a carne e os ovos são inofensivos para os humanos.
Os agricultores recomendam levar Alben para galinhas a partir dos 3 meses de idade. Até esse momento, são utilizadas ervas para prevenção, que são trituradas e adicionadas à ração.
Prazo de validade e condições de armazenamento do medicamento
Alben é acondicionado na forma de comprimidos ou grânulos na embalagem do fabricante, fechada. Escolha um canto seco e escuro, inacessível às crianças, longe de produtos alimentares e rações para animais. Temperatura de armazenamento necessária 0–25 °C.
O medicamento anti-helmíntico Alben é uma substância tóxica que requer manuseio cuidadoso e cuidadoso. O medicamento deve ser armazenado em locais inacessíveis a crianças e animais de estimação.
Prazo de validade 36 meses a partir da data de fabricação. Se os termos e condições de armazenamento forem violados, suas qualidades medicinais serão perdidas.
Análogos do produto
O medicamento possui vários análogos que são utilizados para os mesmos fins. Os medicamentos anti-helmínticos mais populares são:
- Alvet. A substância ativa é o albendazol.Área de atuação: adultos e larvas de organismos parasitas. Além dos elementos principais, a composição inclui vitamina E. O método de aplicação é o mesmo do medicamento Alben.
- Biofermina. O ingrediente ativo do medicamento é o flubendazol. A ave recebe o remédio por 7 dias.
- Piperazina. A substância principal é o adipato de piperazina. Tratamento – dois dias.
- Tetramisol. A substância ativa é o cloridrato de tetramizol. Dose única.
- Fenbendazol. Produto pouco tóxico, conveniente para tratamento coletivo de aves.
Alben é um medicamento eficaz para eliminar e prevenir infestações helmínticas em galinhas. O medicamento deve ser utilizado estritamente de acordo com as instruções, após consulta prévia com um veterinário. Se o medicamento não estiver disponível nas prateleiras das farmácias, são utilizados análogos.