“Ivermek” é um medicamento para cabras que, de acordo com as instruções de uso, é utilizado uma vez para destruir vários parasitas. Esta substância tóxica é administrada aos animais em doses mínimas. Um mililitro de Ivermek é suficiente para que as cabras se livrem de nematóides, piolhos e carrapatos para sempre. As injeções profiláticas são administradas aos animais 2 a 3 vezes por ano.
Composição e forma de liberação do medicamento
"Ivermek" é um medicamento farmacêutico antiparasitário usado no tratamento de cabras e outros animais domésticos.O medicamento é dispensado sem receita médica. O principal componente do medicamento é a ivermectina, o componente auxiliar é a vitamina E. Após o uso, a substância ativa proporciona um efeito parasitocida de longo prazo e é excretada do corpo da cabra principalmente na urina e no leite.
A ivermectina foi produzida pela fermentação do fungo Streptomyces avermitilis. Atua a nível celular (aumenta a produção do neurotransmissor inibitório) e leva à paralisia e morte de parasitas que vivem no trato gastrointestinal, nasofaringe, pulmões e pele. É aconselhável utilizar esta substância tóxica nas doses recomendadas nas instruções.
Em que casos o Ivermek é usado?
O medicamento é prescrito a cabras para fins terapêuticos e profiláticos contra nematóides e aracnoentomose. O "Ivermek" é utilizado na medicina veterinária para tratar vários animais domésticos (vacas, ovelhas, porcos) e aves (frangos de corte e galinhas normais) contra parasitas. Este medicamento é prescrito para cabras para nematodirose, bunostomose, psoroptose, hemoncose e outras doenças parasitárias. O produto é usado para eliminar helmintos e contra piolhos, sugadores de sangue e carrapatos.
Instruções de uso para cabras
Ivermek é administrado por via intramuscular em cabras quando parasitas são detectados. Durante a injeção, é importante seguir as regras de assepsia. Antes de inserir a agulha, recomenda-se limpar o local da injeção com álcool. Você precisa injetar na região da garupa (parte inferior das costas), coxa ou pescoço.A injeção é aplicada no local onde a cabra tem mais músculos. A maneira mais fácil é injetar o animal na coxa.
Dosagem: 1 ml de “Ivermek” por 50 kg de peso animal. A injeção é administrada uma vez com uma seringa descartável de 2 mililitros. Em casos graves, o medicamento é administrado duas vezes, mas com intervalo de 8 ou 10 dias. As injeções preventivas são administradas na primavera, pouco antes de os animais serem levados para o pasto, ou no final do outono, antes de serem mantidos em baias. As injeções contra helmintos são recomendadas apenas na ausência de resfriados ou doenças infecciosas.
Quais são os efeitos colaterais?
Ao utilizar este remédio, é necessário levar em consideração não só o peso corporal, mas também o estado geral do animal. Para cabras doentes, é aconselhável reduzir a dosagem, pois não haverá efeitos colaterais. Esta droga tóxica não é perigosa nos níveis recomendados. Uma dosagem calculada incorretamente pode levar a uma reação indesejável. Em caso de sobredosagem, observam-se depressão, falta de apetite, diarreia, aumento da salivação e tremores. Nesse caso, a cabra precisa receber mais água.
Ocasionalmente, o animal apresenta uma reação alérgica: aumento da salivação, ataxia, micção ou defecação frequentes. Se as cabras tiverem alergias, elas receberão um anti-histamínico e bastante água.
Contra-indicações
É proibido o uso de Ivermek se os componentes do medicamento causarem reação alérgica em animais. O medicamento não é prescrito para cabras debilitadas e doentes. O medicamento não deve ser administrado a mães grávidas ou lactantes. Outros medicamentos antiparasitários, bem como medicamentos contendo lactonas macrocíclicas, não podem ser prescritos juntamente com Ivermek.
Instruções especiais e medidas preventivas pessoais
Foram desenvolvidas recomendações sobre o medicamento “Ivermek” para pessoas que injetam animais. Este medicamento tóxico pode causar consequências indesejáveis se as regras de segurança não forem seguidas. Pessoas sensíveis aos componentes ativos do medicamento devem garantir que o líquido não entre em contato com as mucosas dos olhos ou da pele. Em caso de contato acidental, lave a área contaminada com água em abundância.
Ivermec é um medicamento desenvolvido exclusivamente para animais. As pessoas não estão autorizadas a tomá-lo internamente. Se o medicamento entrar acidentalmente no corpo humano, é necessário enxaguar o estômago, procurar ajuda em qualquer centro médico ou chamar uma ambulância.
Ao tratar animais com Ivermek, não é possível reduzir a dosagem (a eficácia diminuirá) ou aumentar a quantidade do medicamento (é possível uma reação alérgica). Após a injeção, a carne estará apta para alimentação somente após 28 dias, ou seja, após um mês você pode abate de cabras. Nas primeiras semanas após a injeção, é aconselhável não beber leite, mas sim fervê-lo e dá-lo a outros animais de estimação. De acordo com as instruções, é proibido comer durante 28 dias.
Períodos e regras de armazenamento
O "Ivermek" em sua embalagem original pode ser armazenado por dois anos a partir da data de fabricação. Temperatura - de 0 a 20 graus Celsius. Recomenda-se armazenar o produto no kit de primeiros socorros junto com outros medicamentos para tratamento de cabras. Após o prazo de validade, é proibido o uso de Ivermek.
Após aberto, o medicamento deve ser refrigerado (não congelar) e utilizado em até 42 dias. Os frascos de remédios vazios não devem ser utilizados para fins domésticos, recomenda-se jogá-los no lixo.
Análogos
Para o tratamento e prevenção de infestações helmínticas, não só se utiliza o Ivermec, mas também vários outros medicamentos. Os seguintes medicamentos ajudam contra parasitas: Ivermectina, Iversan, Ecomectina. São análogos com exatamente a mesma substância ativa (ivermectina). Para se livrar dos helmintos, você pode usar Merodac, Combitrem, Albendazol, Rafenzol, Lerafen.