Para combater todos os tipos de parasitas e pragas, os especialistas criaram vários meios. Todos os medicamentos têm um princípio de ação diferente, portanto cada proprietário escolhe um método de tratamento a seu critério. Devido à sua relativa segurança, o Eprimek é popular entre os criadores de gado, e as instruções para seu uso no tratamento de cabras ajudarão a ajudar efetivamente seus animais de estimação.
Composição e forma de liberação do medicamento "Eprimek"
Graças à substância ativa chamada eprinomectina, o produto tem efeito antiparasitário.O componente ativo perturba o funcionamento das células nervosas e musculares do corpo do parasita. Isso leva à paralisia e morte da praga.
Os ingredientes auxiliares são álcool benzílico, dimetilacetamida e triglicerídeo. O medicamento "Eprimek" é produzido na forma de uma solução injetável transparente e amarelada. Os frascos de vidro com remédios são embalados em uma caixa de papelão.
O produto é um medicamento de amplo espectro. As substâncias ativas afetam os parasitas nas fases de desenvolvimento larval e adulto. O medicamento é especialmente eficaz na destruição de nematóides que parasitam os pulmões e o trato gastrointestinal de um animal doente.
A droga é facilmente excretada do corpo pela urina e fezes. Apesar de Eprimek pertencer a substâncias de baixo risco do grupo 4 (GOST 12.1.007-76), o medicamento deve ser usado com cautela. O produto pode causar a morte de abelhas e peixes.
Indicações de uso
A solução é usada para livrar animais de estimação de vários tipos de parasitas. A droga combate eficazmente doenças desagradáveis:
- Dictiocaulose. A doença é causada por nematóides da espécie Dictyocaulus. As pragas parasitam nos brônquios das belezas com chifres. A “coabitação” involuntária leva a doenças animais como bronquite e pneumonia. A dictocaulose é um problema comum. Os problemas geralmente atingem a geração mais jovem de animais de estimação.
- Tricostrongiloidose. Os culpados do problema são os nematóides chamados Trichostrongylus e Haemonchus contortus. Os parasitas causam processos inflamatórios nos órgãos digestivos.O mal-estar ameaça os animais de estimação com perda de peso e, em casos avançados, até com a morte de animais.
- Estrongiloidíase. Helmintos com o nome sonoro Strongyloides papillosus causam inflamação da pele, distúrbios intestinais e até broncopneumonia em cabras. Cabras jovens frequentemente apresentam atrasos no crescimento e desenvolvimento.
- Ascaridíase. A doença é causada pelo nematóide Parascaris equorum. As pragas infectam a área do intestino delgado do animal. A cabra sofre de tosse constante, náusea e salivação abundante. Erupções cutâneas com coceira aparecem na pele do animal e o animal perde o apetite. Caso haja um grande acúmulo de parasitas no organismo, o animal corre o risco de morrer devido a complicações graves como obstrução intestinal, abscesso hepático ou pancreatite aguda.
- Bunostomose. A doença é causada por nematóides chamados Bunostomum trigonocephalum e Bunostomum phlebotomum. As cabras infectadas perdem peso rapidamente e as cabras jovens ficam significativamente atrás dos seus pares no desenvolvimento. Quando a doença está avançada, o animal sofre de diarreia prolongada. O animal apresenta sinais de anemia e inchaço. Se as medidas não forem tomadas a tempo, a cabra corre o risco de morrer.
- Telaziose. A doença é causada por pequenos nematóides do gênero Thelazia espécie Rhodes. Eles parasitam a membrana mucosa do olho do animal. As pragas atacam a córnea e levam à turvação do órgão. Como resultado da infecção, o animal é acometido por conjuntivite e danos ao cristalino.
"Eprimek" é usado com sucesso para destruir larvas de pragas e carrapatos. A droga também lida eficazmente com doenças:
- Hipodermatose. O agente causador é a larva da mosca subcutânea. As larvas entram no corpo do animal através da pele e depois penetram no canal medular através dos vasos.Lá as pragas fazem buracos de fístula e saem. Como resultado, a produção de leite dos animais diminui e os animais jovens ganham pouco peso.
- Psoroptose. A doença é conhecida como sarna cutânea. O incômodo é causado por ácaros do gênero Psoroptes. Eles causam coceira insuportável na pele. A pele das áreas afetadas fica inflamada e os pelos do animal caem. Crostas amarelas se formam nas áreas afetadas do corpo.
- Sifunculatose. Os agentes causadores desta doença desagradável são os piolhos. As pragas parasitam com sucesso todos os tipos de mamíferos. Os piolhos se alimentam de sangue de animais, causando coceira insuportável nas vítimas. O animal coça as áreas afetadas, ferindo as áreas afetadas da pele. Como resultado, o animal desenvolve dermatite e queda de cabelo. Os animais adultos perdem o apetite e perdem peso, e as cabras jovens ficam para trás no desenvolvimento.
A droga também é usada para combater moscas carniceiras. Insetos nojentos instalam-se alegremente nas feridas dos animais e muitas vezes se tornam a causa de doenças parasitárias.
Instruções de uso de medicamento veterinário para cabras
De acordo com as instruções de uso do medicamento veterinário para cabras, a solução é administrada por via subcutânea ou intramuscular. A dosagem do medicamento é feita com base no cálculo: 200 mcg de substância ativa por kg de peso do animal ou 1 ml de solução por 50 kg de peso do animal.
Para livrar uma cabra dos nematóides, a injeção é administrada 2 vezes. A primeira é na primavera, antes do animal sair para pastar. O segundo procedimento é feito no final do verão, antes de enviar os animais de estimação para “quartos de inverno”. Para combater as larvas da mosca, a injeção é aplicada no final do verão.
Se necessário, repita o procedimento. O intervalo entre as injeções deve ser de pelo menos 14 dias.Não é permitido misturar o medicamento com outras substâncias na mesma seringa. O abate de animais destinados à carne é realizado somente 28 dias após a última injeção. Caso contrário, a carne de cabras doentes é utilizada apenas como ração para animais peludos, bem como para a produção de fertilizantes (farinha de carne e ossos). O leite obtido de um animal de estimação pode ser consumido sem medo durante o período de tratamento.
Ao trabalhar com a solução, você deve seguir as regras gerais. Após usar o medicamento, lave bem as mãos com sabão. Se o produto entrar em contato com a delicada mucosa dos olhos, lave-os com água. Você não deve usar recipientes de remédios vazios para necessidades domésticas.
Efeitos colaterais
Exceder a dose do medicamento causa deterioração do estado do animal. A cabra apresenta efeitos colaterais de diarreia prolongada e salivação incontrolável. O animal fica excitado.
Em caso de intolerância individual a determinados componentes do medicamento, a cabra apresenta distúrbios intestinais, vontade frequente de urinar e má coordenação dos movimentos.
Em ambos os casos, não é necessária atenção médica, os efeitos colaterais desaparecerão gradativamente e a saúde da cabra voltará ao normal. No caso de um ataque alérgico pronunciado, o animal recebe um anti-histamínico.
Contra-indicações
O medicamento não deve ser administrado a indivíduos que sofrem de intolerância às avermectinas (resíduos do fungo Streptomyces avermitilis). Além disso, o produto não deve ser prescrito para cabritos jovens (até 4 meses).
Como armazená-lo corretamente e por quanto tempo
Eprimek pode ser armazenado em local escuro e seco. A temperatura ideal de armazenamento é de 5 a 25 graus. As garrafas abertas duram até 28 dias.Após o prazo de validade, o restante da solução é descartado.
Meios semelhantes
A droga "Eprimek" é substituída com sucesso por drogas similares: "Alezan" (Rússia), "Equisect" (Rússia), "Panacur" (França), "Ivermek" (Rússia).