O timpanol é considerado um remédio eficaz usado para timpania ruminal aguda em animais. Quando administrada por via oral, a composição ajuda a evitar a formação de gases, promove a destruição de bolhas de gás e ajuda a remover rapidamente substâncias desnecessárias do intestino. Ao usar o Timpanol, é importante seguir as instruções de uso para animais, inclusive vacas. Somente nesta situação será possível obter resultados e evitar problemas ou efeitos colaterais.
Composição e forma de liberação do medicamento
O Timpanol é produzido por uma empresa farmacêutica russa. Na aparência, é uma emulsão verde-acinzentada. Em repouso, a substância forma um precipitado. Se você agitar a massa, ela desaparece e a textura fica uniforme. Neste estado, a substância é utilizada para o fim a que se destina, sob a forma de uma preparação oral.
O "Timpanol" é caracterizado por um odor pungente e específico. O medicamento é vendido em embalagens de vidro ou polímeros. Os frascos contêm 200 mililitros da substância. A droga contém os seguintes componentes:
- infusão de absinto e extrato de heléboro são os ingredientes ativos;
- Aerosil;
- ácido lático;
- antiespumante de silicone;
- água;
- Álcool polivinílico.
É importante considerar que existe um medicamento à venda chamado “Timpanol M” - possui propriedades e método de aplicação semelhantes, mas difere na composição.
Propriedades farmacológicas
O "Timpanol" é um medicamento que estimula a secreção e o peristaltismo. Além disso, a substância reduz o tônus dos esfíncteres pré-gástricos. Isso estimula o movimento dos alimentos através dos intestinos. A principal indicação de uso do medicamento é o timpanismo agudo da cicatriz. Esta patologia é acompanhada pelo rápido desenvolvimento de formação de gases e inchaço da cicatriz.
O curso agudo da doença é perigoso, pois na ausência de atendimento emergencial existe o risco de morte do animal. Ao introduzir o "Timpanol" é possível evitar a formação de gases, destruir as bolhas de gás que surgiram nas massas alimentares e obter um efeito anti-séptico e ruminador.Assim, o “Timpanol” é considerado um medicamento que afeta os órgãos digestivos. Sua ação é a seguinte:
- eliminação da formação de gases nos órgãos digestivos;
- destruição de gases e sua rápida liberação para o exterior;
- efeito anti-séptico;
- ativação do peristaltismo dos órgãos digestivos;
- efeito emético;
- relaxamento do tônus dos esfíncteres pré-gástricos.
As propriedades listadas do medicamento garantem a rápida movimentação dos alimentos através do intestino do animal. A composição elimina rapidamente o inchaço.
Instruções de uso e dosagem de "Timpanol" para vacas
Para usar uma substância em uma vaca, ela deve ser injetada na cavidade ruminal. Recomenda-se fazer isso com uma garrafa de borracha. Também é permitido usar um tubo esofágico. Para bovinos, vale a pena usar 0,4-0,5 mililitros da substância por 1 quilograma de peso corporal do animal.
A substância pode ser administrada a um bezerro de um mês ou a uma vaca adulta. É importante focar no peso.
Antes de usar o Timpanol, recomenda-se diluí-lo em água na proporção de 1:10 ou 1:15. A mistura deve ser agitada para obter uma consistência homogênea. Se 15-20 minutos após o uso da substância os sinais de patologia não desaparecerem, a substância deve ser dada novamente ao animal. Recomenda-se fazer isso na mesma dosagem. Porém, deve ser diluído em água na proporção de 1:5 ou 1:10.
Há algum efeito colateral?
Se as instruções de uso da substância forem rigorosamente seguidas, nenhum efeito colateral ocorrerá. Em situações raras, os animais apresentam sinais de alergia. Geralmente estão presentes quando há alta sensibilidade aos ingredientes. A composição pode ser combinada com outros medicamentos.
Em que casos não deve ser usado?
A principal contra-indicação ao uso da substância é considerada a intolerância individual da vaca aos componentes do medicamento. Não há outras restrições.
Instruções especiais, armazenamento, preço
Ao usar Timpanol, é recomendável seguir rigorosamente as instruções. Caso contrário, existe o risco de deterioração da eficácia da substância. Em caso de esquecimento de uma dose, o uso do produto deve ser retomado na mesma quantidade. O "Timpanol" não causa efeitos colaterais ou complicações em animais quando usado de acordo com as instruções. A substância pode ser combinada com outros medicamentos.
Leite e carne obtidos durante e após o uso do Timpanol podem ser consumidos sem restrições especiais. Recomenda-se armazenar o medicamento em local seco. Recomenda-se fazer isso separadamente dos produtos alimentícios e evitar a exposição da substância aos raios solares. A temperatura de armazenamento deve ser de 0 a +20 graus. O medicamento pode ser usado por 18 meses. O preço do medicamento é de 67 rublos.
Que outros análogos existem?
O Atimpanol é considerado um análogo completo do Timpanol. Seu principal diferencial é a diferente quantidade de substâncias ativas e a presença de óleo vegetal na composição. Uma substituição parcial da substância pode ser a seguinte:
- ácido lático;
- tintura de Cheremitsa;
- tintura de absinto.
Esses ingredientes estão presentes em medicamentos. No entanto, individualmente a sua eficácia é significativamente reduzida. Também é permitido usar receitas populares. Tais substâncias podem ser utilizadas na forma de decocções ou tinturas. No entanto, eles requerem mais tempo para serem preparados.
O "Timpanol" é considerado um remédio eficaz que ajuda a obter excelentes resultados no tratamento da cicatriz timpânica aguda.Para que o medicamento ajude no enfrentamento da patologia, é necessário seguir as instruções de uso.