O que fazer quando uma criança está com abdômen inchado, primeiros socorros e tratamento para timpanismo

Quando uma criança está com a barriga inchada, muitas pessoas não sabem o que fazer. É preciso lembrar que a causa da doença é uma grande quantidade de gases que não escapam. O animal precisa de ajuda na remoção de gases. Massagear o abdômen e puxar a língua para fora da boca ajuda a induzir arrotos. Se a causa do inchaço for um bloqueio do esôfago, você precisará inserir uma mangueira lubrificada com vaselina e empurrar um objeto duro.


Causas do inchaço

O timpanismo, ou inchaço, em uma criança ocorre se o animal ingere alimentos que provocam fermentação no rúmen e aumento da formação de gases (alfafa, repolho, trevo, legumes, ervilhas, espigas de milho, cereais). No entanto, os problemas só aparecem quando as cabras comem demais ou pastam na chuva. O inchaço é resultado de alimentação inadequada.

O timpanismo geralmente ocorre em uma criança pequena ou cordeiro pastando em um pasto pela manhã durante o orvalho ou imediatamente após a chuva. O inchaço abdominal pode ser causado pela ingestão de água após a alimentação, pela sucção de leite e pela ingestão de grandes quantidades de ar. O timpanismo ocorre em crianças quando elas são transferidas abruptamente da alimentação com leite para alimentos vegetais (grama verde exuberante). A doença pode ser prevenida. Basta evitar que seu animal coma demais, não alimentá-lo com grandes quantidades de leguminosas e plantas ricas em proteínas, e também excluir alimentos com mofo e podridão.

Especialista:
Importante! O inchaço abdominal é observado se três fatores críticos estiverem envolvidos simultaneamente: aumento da formação de gases, atonia aguda e grande quantidade de massa líquida. O acúmulo de gases que não escaparam leva ao estiramento mecânico da cicatriz. Os proventrículos aumentados comprimem os órgãos internos e comprimem os vasos sanguíneos próximos. Desenvolve-se insuficiência cardiovascular, bem como asfixia e falta de oxigênio, o que pode levar à morte do animal.

A doença ocorre devido a um distúrbio nos mecanismos de arrotos e goma de mascar. Espasmos do pâncreas e do esôfago podem levar à retenção de gases. Isso acontece quando o rúmen está cheio, ou seja, devido à alimentação excessiva. O enfraquecimento da função muscular pode ocorrer devido à ingestão de plantas venenosas (cicuta, botão de ouro).A interrupção do mecanismo de arroto é frequentemente causada por objetos estranhos que bloqueiam o lúmen estreito do esôfago, por exemplo, grandes pedaços de raízes, maçãs, peras. Legumes e frutas podem ser dados aos animais, porém, apenas na forma triturada.

cabritinhas

O timpanismo pode ser primário (acúmulo de grande quantidade de gases no rúmen) ou secundário (bloqueio do esôfago). Há também a espuma, que ocorre quando os animais comem plantas com saponinas que têm a capacidade de aumentar a formação de espuma (sabão, violeta, adônis, cavalinha, alcaçuz, marshmallow), além de legumes e grãos. Um bebê saudável produz gases constantemente no estômago, mas eles são expelidos ao arrotar ou passam para as partes inferiores do canal digestivo.

sinais e sintomas

O timpanismo é impossível não notar. O abdômen de um animal doente aumenta, especialmente no lado esquerdo. A doença se desenvolve rapidamente e é observada imediatamente (dentro de 60 minutos) após a alimentação. Quando ocorre a timpânia, a criança perde o apetite, não tem movimentos de mastigação e pode babar muito.

No início, o estômago do animal dói devido aos espasmos, depois a contração do rúmen cessa. A criança olha constantemente para a barriga, que está muito inchada, e bate com o casco. O animal bale constantemente. Mais tarde, depois que a cicatriz incha e começa a crescer, são observadas membranas mucosas azuis, ouvidos e respiração com a boca aberta. O pulso acelera, as extremidades do corpo ficam frias. Se a ajuda não for prestada à criança a tempo, ela poderá morrer por asfixia e problemas cardíacos.

Métodos de diagnóstico

O inchaço da cicatriz é determinado visualmente: o abdômen aumenta de tamanho e fica tenso (isso é detectado pela palpação).Quem cria cabras deve reconhecer o tipo de tímpano. É necessário realizar um exame minucioso e descobrir a causa da doença. Durante o diagnóstico, os primeiros socorros são prestados ao animal ao mesmo tempo.

Uma possível causa do inchaço é a formação excessiva de gases devido à má nutrição. Nesse caso, incline a cabeça da criança para cima e estique a língua para frente. Após este procedimento, os gases desaparecem imediatamente.

Se o timpanismo for causado, por exemplo, pelo bloqueio do esôfago com algum objeto, será necessário palpar esse órgão e examinar a faringe. O abdômen pode inchar se a passagem dos gases estiver bloqueada. Nesse caso, a tensão é perceptível na área da fossa faminta. Durante a percussão (durante a batida), um som timpânico (tambor) é detectado (devido ao aumento da formação de gás).

cabritinhas

No tipo de timpanismo espumoso, quando a saliva sai da boca da cabra, ouça o estômago. Você pode ouvir ruídos lá dentro, sons de bolhas estourando. A fossa faminta é palpada: observa-se tensão abdominal. Nenhuma contração do pâncreas. Durante a percussão (tapping), nenhum som de bateria é observado.

Para esclarecer o diagnóstico, é aconselhável a utilização de sonda alimentar. Uma mangueira de borracha com diâmetro inferior a 1 cm é avançada pelo esôfago até a cicatriz. Durante esse estudo, você pode encontrar várias violações. Por exemplo, uma mangueira não se move bem devido à forte atividade muscular. São espasmos do esôfago e causaram a falta de arrotos.

Na entrada do rúmen, a mangueira pode estar apoiada em algo duro. Isso significa que o esôfago está bloqueado por um objeto estranho. Quando a mangueira, passando pelo esôfago, atinge a cicatriz, pode ocorrer liberação abundante de gases. No caso de timpanismo espumoso, a sonda ficará obstruída com espuma.

Tratamento e primeiros socorros para timpanismo em cabra

O inchaço pode levar à morte do animal. O timpanismo é tratado de forma independente, sem esperar a chegada do médico. Medidas são tomadas imediatamente para remover o excesso de gases do rúmen. A língua da criança é estendida ritmicamente ou sua raiz é pressionada. Este procedimento promove a remoção de gases e o aparecimento de arrotos.

Se a causa do inchaço forem gases na parte superior do rúmen, é fácil removê-los. Você pode levantar o cabrito pelas patas dianteiras, colocando-o nas patas traseiras. Nesta posição, você precisa massagear o estômago por alguns minutos. Este procedimento irá liberar gases do rúmen.

Para estimular o peristaltismo, as laterais da criança são encharcadas com água fria ou jogadas no rio. O frio estimula a contração do rúmen e leva à rápida liberação de gases. Você pode massagear o lado esquerdo da cabra (por 5 minutos) e fazê-la correr. É aconselhável repetir este procedimento várias vezes.

O aumento da formação de gás pode ser resolvido com uma mangueira fina. É inserido no esôfago e avançado até a cicatriz. Os gases são removidos principalmente através da sonda. O arroto pode ser causado enfiando um pedaço de pau na garganta da cabra, irritando o palato ou a base da língua. Quando saem da boca espuma, gases e massas alimentares, o rúmen é lavado, ou seja, dá-se ao cabrito dois litros de água para beber, acrescentando um pouco de sal ou refrigerante.

Uma decocção de ervas é colocada na boca dos animais para estimular a motilidade intestinal (absinto, linho, mil-folhas, camomila, endro, raiz de valeriana, casca de espinheiro). O óleo de girassol ou mamona acelera a evacuação de gases. Como tratamento, os animais recebem adsorventes (210 ml de leite, água com 12 a 20 comprimidos de carvão ativado). A fermentação é interrompida com ácido láctico. Para estimular a atividade motora do estômago, é administrado “ASD2”.

O que fazer quando uma criança está com abdômen inchado, primeiros socorros e tratamento para timpanismo

A farmácia vende um remédio especial para o timpanismo - “Tympanol”. É aconselhável comprar este medicamento com antecedência. O "Timpanol" é diluído em água e injetado no rúmen. Este produto reduz a formação de gás e aumenta a taxa de liberação de gás. Para destruir a espuma, você pode estocar um medicamento como o Sikaden.

Quando o esôfago está bloqueado, uma sonda de borracha também é usada. Uma mangueira comum é lubrificada com vaselina e inserida cuidadosamente na cicatriz. É usado para empurrar massas sólidas de alimentos para dentro.

Importante! Em casos de emergência, é realizada punção ou abertura cirúrgica da cicatriz. Este procedimento só pode ser realizado por um veterinário. A punção é feita sem anestesia na parte mais inchada do abdômen (no centro da fossa faminta esquerda).

No local da injeção, o cabelo é cortado e a pele tratada com álcool ou iodo. A punção é feita com trocarte ou agulha grossa. O instrumento perfura a pele e a parede abdominal, liberando lentamente gases da cicatriz.

Como evitar problemas?

Timpania é uma doença que ocorre quando os animais são alimentados de forma inadequada, mais frequentemente devido à alimentação excessiva. As cabras recebem apenas alimentos de alta qualidade, não molhados, sem mofo ou podridão. As cabras são alimentadas 3 a 4 vezes ao dia, em pequenas porções. É proibido levar animais para pastar após chuva e geada.

No verão, é aconselhável que as cabras pastem ervas, a dieta deve conter quantidades iguais de leguminosas e cereais. Para evitar o bloqueio do esôfago, recomenda-se dar aos animais apenas vegetais picados. É necessário garantir que as cabras não comam trapos, maçãs ou objetos estranhos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim