Criar ovelhas é uma tarefa difícil mesmo para um agricultor experiente. Os ruminantes têm um sistema digestivo muito sensível a mudanças, por isso qualquer coisinha na alimentação pode levar a consequências graves. Freqüentemente, os criadores de gado não sabem o que fazer se o cordeiro estiver com a barriga inchada. Não demore a resolver este problema e então você poderá facilmente salvar as ovelhas da morte.
Motivos principais
Na maioria das vezes, a barriga inchada de um cordeiro é um sinal de tímpano ruminal. O rúmen é uma das seções do estômago dos ruminantes. É no rúmen que ocorrem os principais processos de digestão dos alimentos.Esta seção contém muitas bactérias benéficas, que liberam pequenas quantidades de gases durante a digestão dos alimentos. Normalmente, os gases são eliminados naturalmente e não causam danos ao animal.
A alimentação inadequada pode causar a formação excessiva de gases, o que aumenta significativamente o tamanho do órgão. A pressão nas paredes estimula fortes dores agudas, de modo que o animal fica apático, letárgico e recusa comida e água. Caracterizado por uma postura tensa e não natural, com costas arqueadas e ansiedade excessiva. As membranas do nariz e dos olhos podem ficar congestionadas com sangue e a marcha torna-se instável e instável.
A condição geralmente é causada pela alimentação de grandes quantidades de alimentos ricos em proteínas, como alfafa ou trevo. O mesmo problema surge depois de dar batatas, beterrabas ou maçãs, repolho, que fermentam facilmente no estômago com formação de gases. A grama molhada pelo orvalho ou pela chuva também tende a amadurecer, por isso não é recomendado pastar as ovelhas no início da manhã, imediatamente após a chuva, ou em áreas pantanosas.
Como isso se manifesta?
O inchaço é fácil de ver a olho nu. Ambos os lados ou o lado esquerdo aumentaram significativamente de tamanho. O animal respira pesadamente, recusa comida e ração, pode ficar imóvel ou relutante em se mover.
Uma recusa brusca de comida e uma condição grave do animal são causadas por inchaço agudo do rúmen. O inchaço crônico é acompanhado apenas por um ligeiro aumento no tamanho do flanco e geralmente é causado por pequenas violações na tecnologia de alimentação.
O que fazer se o seu cordeiro estiver com a barriga inchada
A timpania ruminal aguda requer tratamento imediato, caso contrário o cordeiro pode sufocar facilmente.Para tratar ovelhas, é necessário retirar o excesso de gases do estômago o mais rápido possível. É necessário posicionar o cordeiro de forma que a metade superior do corpo fique mais alta que a inferior e massagear suavemente o lado esquerdo. Se o cordeiro consegue se mover, faz sentido levá-lo montanha acima e descer várias vezes - o movimento ativo para cima estimula a liberação de gases.
Em casos extremos, o veterinário recorre à perfuração da parede do rúmen do cordeiro com um trocarte. A punção deve ser feita em local bem definido - o buraco da fome, exatamente no meio entre o maklok (articulação do quadril) e a última costela do cordeiro. Este procedimento não pode ser realizado por uma pessoa não treinada, por isso faz sentido chamar o veterinário imediatamente após o início da doença. Se tudo correr bem, o tubo fica um pouco no local da punção para que o gás tenha tempo de escapar. Neste caso, o trocarte é segurado com o polegar.
Após a retirada do tubo da ferida, o local da punção deve ser desinfetado com iodo. A ovelha é observada durante várias horas. Se a condição for satisfatória, ela poderá ser liberada no box geral. Mas a alimentação com concentrados e, em particular, com grama verdejante deve ser limitada ao mínimo, pelo menos por algumas semanas.
Prevenção do problema
Para evitar o inchaço gástrico em cordeiros, é necessário selecionar cuidadosamente a dieta de ovelhas jovens e adultas. Os animais não podem pastar em pastagens pantanosas ou em áreas com forte formação de orvalho.Se chover muito, é aconselhável conduzir o rebanho para dentro de casa e somente depois que a área secar, soltá-lo novamente no campo.
No outono e na primavera, as ovelhas são gradualmente transferidas para novos alimentos. No início, a grama verde pode ser administrada por 15 a 20 minutos por dia e, em seguida, o tempo aumenta gradualmente para várias horas.
Você não deve alimentar os cordeiros com restos de comida ou restos de comida, incluindo restos de batata, berinjela e beterraba. É necessário revisar regularmente a dieta das ovelhas, calculando o teor de ração seca e suculenta. É melhor que um especialista em pecuária certificado faça isso.