Como alimentar um cordeiro sem ovelha em casa, esquema de alimentação

Muitas vezes acontece a situação em que um cordeiro fica sem comida porque a mãe morreu ou se recusa a alimentar. Uma nutrição adequada e nutritiva é extremamente importante nas primeiras semanas de vida de um bebê; pois garante uma imunidade forte. Todo agricultor deveria saber dar água a um cordeiro recém-nascido sem ovelha para salvá-lo da morte. Existem vários métodos de soldadura, o proprietário escolhe o mais adequado, tendo em conta a situação e as suas próprias capacidades.


O que alimentar cordeiros sem ovelha

A razão pela qual o cordeiro ficou sem mãe não é tão importante, mas o importante é que ele morrerá se não for regado adequadamente.Quando uma ovelha fica doente, recusa-se a alimentar a sua prole ou morre, o bebé órfão é alimentado de uma das seguintes maneiras:

  • eles se sentam com outra rainha;
  • bebem leite ordenhado de outra ovelha;
  • beba leite de cabra ou de vaca;
  • alimentado com um análogo sintético do leite.

O leite é o principal produto alimentar de um cordeiro recém-nascido. Dentro de 2 dias após o nascimento, o bebê deve receber colostro materno pelo menos uma vez, sem o qual o sistema imunológico não “ligará”, os órgãos internos não começarão a funcionar plenamente e o corpo não sobreviverá. Em seguida, você pode dar uma bebida ao seu animal de estimação usando qualquer um dos métodos acima.

Agricultores experientes mantêm uma segunda fêmea lactante por perto durante o nascimento de uma ovelha, que, se necessário, se torna ama de leite.

Se uma ovelha que deu à luz não tem problemas de lactação, mas se recusa a se alimentar, o colostro é ordenhado para alimentar os filhotes. Se os cordeiros amamentarem a mãe, mas ela não tiver leite suficiente para todos, será necessária alimentação complementar, sem a qual os filhotes ficarão fracos, adoecerão e terão grande probabilidade de morrer. Você pode pedir colostro em outra fazenda se a sua não tiver ovelhas em lactação.

O leite de vaca utilizado na alimentação ou suplementação precisa ser enriquecido, pois sua composição é um pouco diferente. Os produtos ovinos contêm mais gordura. Para enriquecimento, óleo de peixe e ovos de galinha são adicionados ao leite de vaca. A mistura resultante é aquecida a 35-40 °C, colocada em uma mamadeira e um bico de borracha é colocado para que o bebê possa sugar confortavelmente.

como dar água a um cordeiro sem ovelha

Você pode alimentar o cordeiro com leite em pó sintético, que é vendido em farmácias veterinárias. O produto contém a quantidade ideal de gordura e nutrientes necessários para um animal em desenvolvimento.É preparado como uma fórmula infantil: o pó é dissolvido em água fervida. Você não pode dar mingau de semolina a um cordeiro recém-nascido. O produto é de difícil digestão, sendo permitido incluí-lo na dieta alimentar em quantidade não superior a 100 g por dia quando o animal tiver um mês de idade.

Mas a partir das 2 semanas de idade, o filhote pode comer uma pequena quantidade de aveia.

De acordo com a dieta dos adultos, o cordeiro come a partir dos 3 meses de idade, a partir desse período a alimentação com leite deixa de ser uma necessidade vital. A dieta de um animal de estimação em crescimento inclui:

  • alimentos suculentos - grama, raízes, silagem;
  • forragem - feno;
  • concentrados – composições de grãos, rações mistas;
  • fontes de vitaminas e elementos minerais - pedras de sal, farinha de ossos, giz.

Um cordeiro que atinge os 3 meses de idade pode ser colocado no pasto com o resto das ovelhas.

Como colocar cordeiros com outras ovelhas?

Quando várias ovelhas dão à luz ao mesmo tempo em uma fazenda, elas podem receber cordeiros que ficaram sem mãe. Mas as ovelhas reconhecem os seus próprios descendentes pelo cheiro, por isso nem sempre aceitam os descendentes de outras pessoas e morrem sem receber colostro. Existem diversas formas de evitar que os jovens sejam descartados pelas madrastas:

  1. O pelo do recusante é revestido com colostro ou conteúdo do saco amniótico de uma ovelha que acabou de dar à luz. O filhote sente o cheiro de sua babá.
  2. O recusounik é lavado com solução salina para tirar o cheiro da mãe. Em seguida, seu corpo é pressionado contra o corpo do próprio bebê da enfermeira, os casacos de pele são esfregados uns nos outros para que os cheiros dos cordeiros se tornem os mesmos.
  3. Uma ovelha de alto rendimento é amarrada a um curral, sua cabeça é fixada de forma que não seja possível se virar e cheirar a prole. O cordeiro se aproxima livremente do úbere e recebe colostro.Normalmente, várias dessas mamadas são suficientes para que a ovelha aceite o enteado. Um procedimento semelhante pode ser realizado com uma mãe natural que se recusa a alimentar seus filhos.

como dar água a um cordeiro sem ovelha

Regras básicas de alimentação

Cordeiros que crescem sem útero são fracos e não têm imunidade forte. Para evitar que adoeçam, cultivá-los em casa deve ser abordado com a maior responsabilidade. Pequenos animais sem ovelhas são mantidos secos e aquecidos em área ventilada. A alimentação artificial envolve o uso de mamadeira, que é desinfetada antes de cada mamada. Todos os equipamentos de cuidado e alimentação também são desinfetados e escaldados com água fervente. Caso contrário, os microrganismos patogênicos prejudicarão seriamente o corpo fraco de um cordeiro que cresce sem mãe.

Especialista:
O leite para alimentação dos cordeiros deve ser fervido, mesmo que isso reduza a concentração de nutrientes.

Recém-nascidos recusados ​​​​não são superalimentados. Mas eles também não deveriam morrer de fome. As porções diárias são estritamente racionadas. Um cordeiro superalimentado apresenta alto risco de disfunção gástrica. Esquema de alimentação sem ovelhas:

  • na primeira semana de vida do animal o intervalo entre as mamadas deve ser de no máximo 2,5 horas, com um total de 6 a 7 refeições por dia, ou seja, são alimentados tanto de dia quanto de noite;
  • na segunda semana o número de mamadas é reduzido para 5;
  • no período de 3 a 6 semanas, 4 refeições diárias são suficientes para alimentar o animal;
  • a partir da 7ª semana o cordeiro come 3 vezes ao dia.

Alimentando cordeiro por idade

A dieta muda à medida que o cordeiro cresce. A partir das 2 semanas de idade, o animal começa a consumir alimentos complementares na forma de decocções, e a partir de um mês - raízes. Eles recebem inicialmente 20 g cada para que o cordeiro não fique com diarréia por causa de comida incomum, depois a porção é aumentada todos os dias em 10 g.A partir dos 2 meses o animal está acostumado com a grama.

A tabela mostra o algoritmo para alimentação de pequenos animais de estimação desde o nascimento até um ano de idade.

Idade Tipo de alimentação Produtos Quantidade por dia
alimentando um cordeiro recém-nascido sem ovelha leite vaca, ovelha, cabra, substituto sintético 200-400ml
2 semanas leite vaca, ovelha, cabra, análogo sintético 400-800ml
atrair decocção de aveia, bolo de óleo, aveia, farelo de trigo 40, 20, 25, 25g
minerais droga "Tetravit" injeção sob a pele 1 ml por indivíduo
por mês leite vaca, ovelha, cabra, substituto sintético 800ml
atrair decocção de aveia, bolo, mingau de aveia, farelo de trigo, feno, raízes vegetais 30, 60, 60, 60, 150-200, de 20g
2 meses leite vaca, ovelha, cabra, análogo sintético 400-600ml
atrair decocção de flocos de aveia, bolo, aveia, farelo de trigo, grama, raízes vegetais 20, 100, 100, 100, 500, 300g
minerais pedras de sal, giz
3 meses comida principal decocção de aveia, bolo, aveia, farelo de trigo, grama, raízes vegetais 20, 100, 150, 150, 900, 400g
minerais pedras de sal, giz
a partir de 4 meses comida principal concentrados, feno, grama, raízes vegetais 300, 400, 2.000, 600g
minerais pedras de sal, suplementos minerais
a partir de 8 meses comida principal grosso, suculento, concentrado 40%, 30%, 45%
minerais pedras de sal, suplementos minerais

como dar água a um cordeiro sem ovelha

O que não alimentar

Um cordeiro, especialmente aquele que cresce sem ovelha, tem um sistema digestivo fraco e um corpo delicado, por isso a introdução de novos alimentos na dieta deve ser gradual e cuidadosa. É inaceitável alimentar animais jovens, mesmo aqueles que já estão mudando para a alimentação de adultos, com os seguintes produtos:

  • ervas azedas e do pântano (junco, cavalinha e semelhantes);
  • beterraba sacarina (causa diabetes);
  • produtos de panificação, pastelaria.

Possíveis problemas

Quando o cordeiro tem 2 semanas de idade, ele é desmamado da mamadeira e ensinado a se alimentar em uma tigela. Esta não é uma tarefa fácil. Se o animal teimosamente não comer pratos incomuns, faça o seguinte: mergulhe um dedo no leite, leve-o à boca do animal e, novamente, lentamente, abaixe-o demonstrativamente na tigela.

Logo o filhote ficará interessado no conteúdo da tigela. Quando isso acontecer, é necessário alterar um pouco o regime de alimentação, dando a comida 30 minutos depois. O animal ficará com fome e o interesse pelo conteúdo dos pratos aumentará ainda mais.

A diarreia em animais jovens não é incomum. Para reduzir a probabilidade de sua ocorrência, você deve monitorar cuidadosamente a qualidade dos alimentos e do regime alimentar e não mudar repentinamente a dieta. Se a diarreia começar, deve-se dar bastante água ao cordeiro para evitar a desidratação e depois levá-lo ao veterinário, especialmente se a diarreia for acompanhada de deterioração da saúde e do apetite.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim