Quanto tempo esperar pelo parto de uma ovelha prenhe e como ocorre o parto em casa

O parto de ovelhas tem muitos recursos. Para perceber prontamente o início do trabalho de parto, é importante levar em consideração o comportamento do animal e uma série de sinais externos. Isso ajudará na execução das medidas preparatórias e, se necessário, na assistência à mulher. Caso contrário, existe o risco de complicações. Eles podem afetar negativamente o cordeiro recém-nascido e a própria ovelha. Em tal situação, você não pode prescindir da ajuda de um veterinário.


Como é chamado o nascimento de uma ovelha?

O nascimento de uma ovelha é chamado de parto ou parto. Nesse caso, o processo de geração de descendentes foi denominado “suyagnostvo”. Esses períodos têm vários recursos. Em geral, o parto não pode ser considerado muito difícil. Na maioria dos casos, as mulheres não necessitam de assistência humana. No entanto, a gravidez não pode ser deixada ao acaso. Você precisa se preparar para o nascimento dos bebês.

Quantos cordeiros uma ovelha dá à luz e dá à luz de cada vez?

Normalmente, o nascimento ocorre 146 dias após o acasalamento. Isso significa que a gravidez dura 5 meses. No entanto, às vezes o parto ocorre antes ou depois do período especificado. Isso é influenciado pela qualidade dos alimentos e pela saúde do animal.

Com uma alimentação desequilibrada, o feto se desenvolve lentamente. Como resultado, os nascimentos ocorrem mais tarde. Uma situação semelhante é observada com o enfraquecimento da saúde. Portanto, durante a gravidez, as ovelhas devem receber suplementos minerais. Isso inclui sal de cozinha, giz triturado e farinha de ossos.

Não só a duração da gravidez, mas também o número de cordeiros depende da nutrição. Este indicador também é influenciado pelas características da raça e pela saúde da fêmea. Em média, as ovelhas dão à luz 2 cordeiros. Às vezes podem nascer 3 bebês. Certas raças são caracterizadas pelo aumento da produtividade. Assim, as ovelhas Romanov são capazes de dar à luz 5 indivíduos viáveis.

parição

Comportamento animal antes do parto

Antes do início do trabalho de parto, as ovelhas se comportam inquietas. Ela começa a se movimentar muito pelo paddock e a olhar em volta constantemente. O apetite do animal também piora. Imediatamente antes do parto, a ovelha levanta-se e deita-se constantemente.

Atividades preparatórias

A preparação para o parto deve começar com antecedência. 1 mês antes do parto esperado, recomenda-se aparar os pelos ao redor do úbere.2 semanas antes do parto, as ovelhas são transferidas para uma sala separada. Deve ser quente e espaçoso. É importante garantir que não haja rascunhos. A iluminação adequada é de grande importância. Deve haver pelo menos 2,5 metros quadrados de área por indivíduo.

Especialista:
Recomenda-se limpar o ambiente, ventilá-lo, tratá-lo com desinfetantes e colocar roupa de cama seca no chão.

Para um parto bem-sucedido durante as últimas 2 semanas de gravidez, é recomendado monitorar a nutrição e o regime de consumo do cordeiro. É importante dar-lhe alimentos de fácil digestão. As ovelhas precisam ser regadas 2 vezes ao dia.

parição

O processo de parto e como fazer o parto

Se uma ovelha der à luz em casa, ela pode precisar de ajuda. Por isso é tão importante se familiarizar com as principais etapas do trabalho de parto. Na primeira fase do parto, o orifício uterino se abre. Sob a influência das contrações uterinas, o saco amniótico se move para o canal do parto. Esta etapa dura de 1 a 2 horas. Ao mesmo tempo, as contrações se intensificam e se tornam mais frequentes, o úbere e os lábios ficam vermelhos e muito inchados.

No final desta fase, uma bolha emerge da vagina, ela se rompe, após o que a bolsa d'água rompe. Uma ovelha lambe líquido amniótico. Depois disso, começa a próxima fase. É chamado de expulsão do feto e dura de 5 a 50 minutos. Neste momento, as contrações das ovelhas tornam-se mais frequentes. Ao mesmo tempo, ela faz movimentos rítmicos com o animal.

Nesta fase, um cordeiro pode ser visto pela bolha estourada. Durante o curso normal do processo, deve sair junto com os membros anteriores e a cabeça. Nos intervalos entre as contrações, o cordeiro sobe, fareja e lambe o líquido amniótico.Quando os cascos dianteiros e a cabeça saem, o bebê cai e o cordão umbilical se rompe.

Após o nascimento do cordeiro, a fêmea limpa o nariz das massas mucosas e da membrana amniótica e depois o lambe completamente. O contato entre mãe e bezerro é considerado um aspecto importante do parto. Se houver mais de um filhote, após 10-45 minutos a fêmea dá à luz um segundo. Como o canal do parto já está aberto, a fase de expulsão fetal começa imediatamente. Depois de um certo tempo, a membrana amniótica restante sai. Depois de mais 4-6 horas, a placenta sai. Neste ponto o parto está concluído.

Quando nasce um bebê, o trabalho de parto dura, em média, de 5 a 9 horas, e quando nascem dois bebês, dura de 6 a 10 horas. Com maior número de cordeiros, o processo pode durar de 10 a 18 horas.

Para auxiliar no parto de uma ovelha, recomenda-se preparar o seguinte:

  • toalhas;
  • iodo;
  • água quente;
  • tesouras afiadas - devem ser estéreis.

parição

A assistência humana é necessária se os cordeiros emergirem de trás para frente. Nessa situação, é importante retirar a cabeça do bebê do saco amniótico o mais rápido possível. Caso contrário, ele pode sufocar. Se o cordeiro sair de lado, não dá para ficar sem a ajuda de um médico.

A ovelha precisa de ajuda se o cordão umbilical não se soltar. Nesta situação, recomenda-se desinfetar a tesoura com iodo e apará-la. Isso deve ser feito a 8 a 10 centímetros da barriga do cordeiro. Em seguida, é recomendável limpar o muco do nariz do bebê. Isso é feito com um pano umedecido em água. Também é aceitável usar uma sucção de bebê para eliminar o muco. Este procedimento é necessário se a mulher não fez isso sozinha.

O que fazer depois de parir uma ovelha

Após o parto da ovelha, nenhuma ação especial deve ser tomada. Poucos dias após o parto, a fêmea se recupera sozinha.Nesse caso, é recomendável afastar os cordeiros da mãe, pois ela pode se comportar de maneira imprevisível. Os filhotes só podem ficar perto da mãe para se alimentar. Os bebês devem comer a cada 3 horas.

Se vários cordeiros nasceram de ovelhas diferentes, é permitido mantê-los no mesmo quarto. A fêmea pode encontrar seu filhote pelo cheiro.

Recomenda-se monitorar de perto a condição das ovelhas durante vários dias após o parto. Mesmo com trabalho de parto normal existe risco de complicações. Na maioria das vezes, ocorre paresia pós-parto. Esta patologia pode provocar a morte do animal.

parição

Você pode interromper o monitoramento 8 dias após o parto. Durante esse período, o fluido é liberado dos órgãos genitais. Isto é considerado uma variante da norma. Se o processo continuar por mais de uma semana, isso indica danos aos órgãos genitais. Vale considerar que na primeira vez após o parto a fêmea reluta em passear e não quer pastar. Isso se deve à ansiedade pela falta de cordeiros. Mas depois de um tempo isso vai embora.

Que complicações podem haver?

Às vezes, há situações em que uma ovelha não consegue dar à luz sozinha. Isso geralmente é observado quando o bebê é posicionado com os pés primeiro. Em tal situação, é melhor envolver um especialista. Se isso não for possível, você mesma deverá dar à luz.

Recomenda-se lavar bem as mãos antes de tentar ajudar as ovelhas. Depois deve-se romper o saco amniótico, liberar o líquido e desembrulhar o bebê. É importante realizar este procedimento com extremo cuidado.

Outro problema após o parto pode ser a falta de leite. Neste caso, recomenda-se complementar os filhotes com leite de outra ovelha. Se isso não for possível, deve-se usar leite de vaca.Porém, é importante considerar que é menos nutritivo. Portanto, é recomendado usar mais produto. Para acompanhar o desenvolvimento dos cordeiros, vale a pena manter um gráfico de ganho de peso.

Conselho de profissional

Para que a gravidez de uma ovelha prossiga com segurança e termine com o nascimento de uma prole saudável, é recomendável prestar atenção à sua alimentação. Deve conter uma quantidade suficiente de suplementos minerais.

Também é importante observar o início do trabalho de parto em tempo hábil. Isso ajudará a prestar assistência ao animal. Caso ocorram complicações, é recomendável consultar um veterinário.

O parto de uma ovelha tem vários recursos. Para que o parto seja bem-sucedido, é importante prepará-lo adequadamente. Se necessário, é necessário prestar assistência oportuna à mulher. Igualmente importante é o cuidado adequado após o parto.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim