Às vezes, os agricultores enfrentam uma situação em que a cabra não come nem bebe, não rumina e tem a barriga mole. Este quadro clínico pode acompanhar diversas doenças. Estes incluem paresia materna, mastite, endometrite e outras patologias. Para enfrentar os sintomas desagradáveis, é necessário dar à cabra um diagnóstico correto. Em alguns casos, não é possível prescindir da ajuda de um veterinário.
A diferença entre uma cabra doente e uma saudável
Uma cabra doente pode ficar letárgica e inativa.Freqüentemente, esses sintomas ocorrem após o parto. No entanto, podem não estar associados ao nascimento de filhotes. Outras manifestações de patologias incluem o seguinte:
- aumento da respiração;
- dispneia;
- aumento da frequência cardíaca;
- aumento de temperatura;
- orelhas e extremidades frias;
- perda de apetite;
- cessação da produção de leite.
Principais causas do problema
Existem muitas patologias que causam sintomas desagradáveis. Para lidar com eles, você precisa fazer um diagnóstico preciso.
Febre do leite
Se for de alto rendimento a cabra deu à luz na terceira vez, ela pode desenvolver febre do leite. Esta condição é acompanhada por paralisia, perda de apetite e diminuição da temperatura. A causa da doença é considerada a falta de cálcio no sangue. Este elemento é importante para a produção integral de leite. A patologia é causada pela violação das regras de alimentação de cabras no final da gestação.
Para evitar problemas, vale a pena excluir o feno de feijão da dieta de uma cabra grávida. Ao usar concentrados para alimentação, deve-se limitar-se ao farelo, que contém muito fósforo. Como resultado, surge uma ligeira falta de cálcio no sangue, que o corpo pode suprir retirando-o dos ossos.
Cetose
Se uma cabra parou de comer e beber, pode estar com cetose. Essa patologia é causada por excesso de proteínas com baixa saturação energética da matéria seca. A causa mais comum da doença é alimentar cabras com feno de leguminosas. Absorver o excesso de proteína requer energia.
O corpo secreta-o a partir das suas reservas de gordura. A taxa de degradação dos triglicerídeos aumenta significativamente e eles não têm tempo de oxidar para produzir ácido acético. Como resultado, compostos intermediários chamados corpos cetônicos se acumulam.
Se a composição do sangue se tornar ácida, as enzimas são inativadas. Como resultado, o animal enfraquece, perde peso e perde apetite. Nesse caso, as fêmeas multíparas, que produzem muito leite, são predominantemente afetadas. O tratamento consiste em seguir uma dieta alimentar. É importante normalizar a proporção de energia e proteínas. A princípio a cabra não produzirá muito leite, mas aos poucos sua produtividade vai se normalizando.
Atonia do estômago anterior
Se a digestão no rúmen estiver prejudicada, existe o risco de problemas no funcionamento do proventrículo. Nesse caso, o peristaltismo é prejudicado e a goma de mascar está ausente. Se o estômago não funcionar, as fibras não poderão ser digeridas. As proteínas também não são digeridas e vão parar no intestino. Isso causa o desenvolvimento de microflora putrefativa.
Se a cabra perdeu o apetite, pode-se suspeitar do desenvolvimento de timpanismo crônico. O tratamento consiste no uso de ruminadores - por exemplo, tintura de heléboro. Seguir uma dieta de jejum não é de pouca importância.
Mastite
Este termo refere-se a lesões inflamatórias do úbere. Pode desenvolver-se como resultado da violação das condições de detenção. As causas dos problemas são sujeira, umidade e erros de alimentação. A principal causa nutricional da mastite é considerada um aumento acentuado no volume de concentrados, ervas frescas ou raízes na dieta. Como resultado, observa-se acidificação do rúmen e morte da microflora. A cabra desenvolve inchaço no úbere e não mastiga grama.
Endometrite
Se a cabra se recusar a comer, pode-se suspeitar do desenvolvimento de endometrite. Se a alimentação do animal for interrompida, a placenta atrasa. É isso que causa a patologia. A cabra é um animal ruminante que necessita de fibra e caroteno suficientes.Os últimos meses de gravidez geralmente ocorrem no final do inverno. Durante este período, o feno contém muito pouca vitamina A.
Em tal situação, a cabra após o parto fica deprimida. Ela experimenta parada ruminal e perda de apetite. Para evitar o desenvolvimento de patologia, é recomendado que a fêmea receba feno e galhos. Para prevenir a deficiência de vitaminas, vale a pena aplicar injeções de Tetravit e Trivitamin todos os dias.
O que fazer se sua cabra não ruminar
Se ocorrer timpanismo agudo, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Recomenda-se a remoção de gases do rúmen através da inserção de uma sonda. Simultaneamente a este procedimento, vale a pena fazer uma massagem cicatricial. Após a fuga dos gases, é lavado com água.
Terapia medicamentosa
Se você tiver problemas com chicletes, os seguintes medicamentos ajudarão a aliviar seu estômago:
- "Ictiol";
- "Creolina";
- "Benzonaftol."
A quantidade do ingrediente ativo deve ser selecionada por um veterinário. Recomenda-se misturar os medicamentos com 1 litro de água. A solução preparada deve ser colocada na boca da cabra. Para fazer isso, você pode usar uma seringa de borracha. Alguns agricultores usam Espumisan. Este remédio funciona muito bem contra a flatulência. Sikaden e Timpanol são altamente eficazes. A dose do componente ativo deve ser selecionada por um veterinário.
Remédios populares
Em casa, você pode ajudar uma cabra com tintura de heléboro. Recomenda-se misturar este produto com água. Para estimular a mastigação de um animal, é necessário dar de 1 a 4 mililitros do produto por dia.Para eliminar o inchaço ruminal, o volume diário deve ser dividido em 3 partes e administrado em intervalos de 3 horas. A quantidade de água deve ser de 50 mililitros.
É importante considerar que o heléboro é considerado uma planta venenosa, portanto é necessário respeitar rigorosamente a dosagem.
A vodka comum também é considerada um remédio caseiro eficaz. Recomenda-se dar a um animal adulto um quarto a meio copo desta bebida.
Em que casos é realizada a punção cicatricial?
Se a terapia medicamentosa não der resultado e os sintomas de asfixia apenas progredirem, está indicada a punção da cicatriz com trocarte. O procedimento deve ser realizado por um veterinário. Se a técnica for violada, existe o risco de desenvolver sepse ou peritonite.
Recomenda-se inserir o trocater através do orifício faminto na direção do casco direito da cabra. Depois disso, é necessário retirar o estilete e começar a liberar gases. Durante o procedimento, o orifício deve ser coberto com um cotonete. Se isso não for feito, a cabra poderá desmaiar.
Prevenção
Para evitar problemas, você deve seguir as seguintes regras:
- Limite a quantidade de misturas de farinha e cereais. No inverno, 300-400 gramas de ração são suficientes para 1 cabra. Beber bastante líquido ajudará a facilitar sua absorção.
- Gramíneas suculentas e feno devem constituir mais de 50% da dieta. Os animais devem ser alimentados 2 a 3 vezes ao dia.
- No inverno, a cabra precisa ser alimentada com ração líquida por 3 semanas. Para fazer isso, ela deveria receber muitas maçãs, cenouras e forragem.
A perda de apetite em uma cabra pode ser causada por vários fatores. Para enfrentar o problema, vale levar o animal ao veterinário, que fará um diagnóstico preciso.