Quanto tempo leva para uma cabra andar após o parto e sinais de cio

Pronto para acasalamento em cabras chamado estro ou, na linguagem dos criadores de cabras, caça. As cabras estão prontas para procriar durante todo o ano. O período de caça ocorre uma vez por mês e dura de um a três dias. Os agricultores planejam criar gado para aumentar a quantidade de carne e manter a produção de leite. Nisso eles são ajudados por conhecer os sinais do estro, com que idade a cabra entra no cio pela primeira vez e quanto tempo após o parto.


Quanto tempo após o parto uma cabra entra no cio?

A frequência de caça é a cada 18-21 dias. Após o parto, um novo ciclo começa no 15º dia. Na criação de caprinos, costuma-se esperar 3 meses antes de acasalar novamente. O corpo da cabra precisa se recuperar após o parto. Se as gestações ocorrerem uma após a outra, os bebês nascerão cada vez mais fracos. Além disso, no início da gravidez, a probabilidade de nascimento prematuro do feto e problemas nos órgãos reprodutivos é maior.

O acasalamento frequente é praticado na caprinocultura de corte, quando o aumento do número de indivíduos depende do aumento da produção e do lucro. Ao criar gado leiteiro, não há necessidade de aumentar rapidamente o número de rebanhos. É mais importante preservar a produção de leite.

Como as fêmeas grávidas ficam sem ordenha durante dois meses, a gravidez frequente não é economicamente benéfica. Os agricultores não libertam as cabras até terem a certeza de que estão grávidas. Um dos sinais de ausência de gravidez é a caça.

Como saber se uma cabra quer uma cabra

A puberdade das cabras ocorre no sétimo ou oitavo mês de vida. Mas com o acasalamento precoce existe um alto risco de perda fetal. Portanto, a idade ideal para reprodução é considerada 1,5 anos. As cabras leiteiras que deram à luz os primeiros filhotes aos 2 anos de idade produzem menos leite do que aquelas que deram à luz em idade precoce. Portanto, ao criar com leite, é melhor não atrasar o primeiro acasalamento.

cabra e cabra

Momento e sinais de cio em animais jovens

As fêmeas entram no cio pela primeira vez no outono. A gravidez dura 5 meses, então os bebês nascem em março ou abril. Na natureza, supõe-se que a grama verde apareça nesta época. Portanto, o início da caça em outubro ou novembro é determinado geneticamente.

Se um cabrito é permitido perto de um bode é determinado pela sua composição corporal. A gravidez e o parto serão bem-sucedidos se a mulher pesar mais de trinta quilos. Se faltar peso, é melhor adiar o acasalamento.Baixo peso também pode significar que a mulher não é sexualmente madura.

Sinais externos e comportamentais da prontidão de uma cabra para o acasalamento:

  • vermelhidão e inchaço da alça;
  • secreção dos órgãos genitais;
  • agitação ativa da cauda;
  • recusa de comida.

O fato de a cabra estar no cio pode ser entendido por seu comportamento inquieto, balido alto e agachamento sobre as patas traseiras. O animal fica agressivo e arromba portas de currais e galpões.

A fêmea também fareja, tentando sentir o cheiro da cabra. Na base dos chifres dos machos estão glândulas que secretam feromônios atraentes. Durante o período de cio, as cabras precisam ser monitoradas durante as caminhadas para que não pulem a cerca e fujam em busca de um cheiro atraente.

Características da manifestação do estro

Às vezes a fêmea não mostra sinais óbvios de caça. Para determinar o clima, eles acariciam suas costas com a palma da mão. Se a cabra balançar o rabo em resposta, significa que está pronta para o acasalamento. Mais frequentemente, os criadores de cabras notam o comportamento violento de seus animais de estimação durante o período de caça e o reconhecem facilmente. Os sintomas desaparecem imediatamente após o acasalamento e há um contraste notável no comportamento dos animais. Eles ficam calmos, não vomitam e comem novamente.

É importante não perder o curto período de caça. Às vezes, os criadores introduzem uma cabra tarde demais. Se perder o momento, a fêmea fareja a cabra, mas não permite que ela se aproxime dela. Criadores de cabras experientes também notam mudanças no humor das cabras em diferentes horários do dia. De manhã a fêmea pode não ceder, mas à noite ela está no cio.

Há quantos dias ele está andando?

O estro dura pelo menos 12 a 24 horas. A duração média é de 48 horas. A caça também pode durar 76 horas. A duração depende das características individuais do corpo da cabra. O ciclo pode ser calculado usando o calendário. Mas os criadores de cabras muitas vezes confiam em sinais comportamentais.

cabra na caça

Os períodos de caça mais pronunciados ocorrem de setembro a fevereiro. Desde abril, o instinto animal diminui. Pode haver uma calmaria no verão, mas a partir de setembro volta a hora de cobrir. Os meses mais favoráveis ​​são outubro, novembro e dezembro.

Especialista:
No início da temporada, o intervalo entre as baterias pode ser de apenas uma semana. Em seguida, aumenta para cinco semanas. Um ciclo curto ocorre em mulheres jovens.

Nas fazendas de cabras, 15% das fêmeas podem expressar simultaneamente o desejo de acasalar todos os dias. Períodos de excitação em massa são seguidos de calma. Em grandes fazendas com gado de grande porte, o momento do estro é regulado e estimulado para que as cabras entrem no cio em momentos diferentes.

Estimulação do calor em cabras

O desejo de acasalar é induzido nas fêmeas por meios artificiais e naturais.

Artificial

O estro é estimulado pela introdução de preparações de progesterona na vagina. O hormônio acelera a maturação e liberação dos óvulos.

A progesterona acelera a maturidade sexual em animais com atraso no desenvolvimento do sistema reprodutivo. Um cotonete é embebido na droga e colocado na vagina.

Antes do procedimento, é importante certificar-se de que a cabra não está prenhe. Um alto nível do hormônio no corpo levará à perda fetal.

As seguintes drogas também são usadas para estimular a caça:

Nome Descrição Peculiaridades
"Estrofano" Um análogo sintético da prostaglandina cloprostenol, acelera a reabsorção do corpo lúteo ovariano. Dentro de 24 horas após a administração do medicamento, os animais não podem ser abatidos, a qualidade do leite não muda.
"Enzaprost" O medicamento também pertence às prostaglandinas sintéticas, contém a substância dinaprost, estimula a ovulação e é indicado para estro latente. Antes da administração, o animal deve ser verificado quanto à gestação, uma vez que a substância ativa promove o aborto do feto.
"Klatraprostina" Um medicamento de prostaglandina hormonal nacional que é eficaz junto com medicamentos importados. Permite reduzir custos financeiros com processamento de animais.

Para que as cabras entrem no cio ao mesmo tempo, é utilizado um complexo de hormônios:

  • progesterona e follimag;
  • progestágeno e gonadotrofina sérica (SGG).

Nas fazendas leiteiras, medicamentos hormonais são usados ​​para regular os períodos de cio, para que as cabras não entrem no cio ao mesmo tempo. Caso contrário, os agricultores ficarão sem leite durante dois meses e será necessário muito espaço para as cabras recém-nascidas. A dosagem é calculada pelo veterinário individualmente com base no peso corporal e na idade do animal.

Remédio Ovariovit

Além dos hormônios, é utilizado o remédio homeopático “Ovariovit”. A solução injetável é indicada para disfunção ovariana e também reduz a frequência de falsas gestações.

Os animais também recebem injeções de vitaminas. A solução Tetravit contém vitaminas A, E, D3 e F. O medicamento é indicado para estresse, após gravidez, crescimento lento e ganho de peso, bem como para disfunções reprodutivas.

Natural

Uma cabra jovem de sete meses que não entra no cio é levada para passear com a cabra. Os animais andam sob a supervisão do proprietário. Enquanto caminha, a fêmea sentirá o cheiro de feromônios. O efeito não virá instantaneamente, mas com o tempo. Uma forma popular de induzir e testar a prontidão para caçar é esfregar um pano ou feno na base dos chifres da cabra e deixá-la sentir o cheiro. A caça é causada pela comida. A dieta é ajustada um mês antes do estro esperado, são adicionados mais grãos - trigo, cevada, aveia.

Por que não entra no calor?

As cabras não demonstram desejo de acasalar sob a influência de fatores fisiológicos e externos.

Razões fisiológicas

A caça não ocorre devido a desvios no ciclo reprodutivo. Como resultado, o período não passa completamente.

De acordo com as violações, distinguem-se três ciclos incompletos:

  • estro - nenhum muco é secretado;
  • álibi - falta de desejo;
  • anovulatório – nenhum óvulo é formado.

Durante o ciclo estral, a fêmea não apresenta corrimento vaginal, mas há sinais comportamentais. O ciclo álibido começa sem manifestação de cio, embora a fêmea esteja pronta para o acasalamento. O mais difícil de reconhecer é o ciclo anovulatório, pois se todos os sinais de cio estiverem presentes após o acasalamento, a gravidez não ocorre. Existem também formas mistas de ciclos incompletos. Outras razões fisiológicas para a ausência de estro:

  • gestação – a fêmea não entra no cio porque já está grávida. Até a puberdade, crianças de sexos diferentes são mantidas juntas. Para alguns, chega mais cedo ou mais tarde. Muitas vezes a cobertura ocorre por descuido do agricultor;
  • doenças e complicações pós-parto - a entrada no cio é retardada devido ao atraso na placenta, endometrite, infecção parasitária;
  • peso elevado - a obesidade reduz a capacidade de conceber e ter filhos. Na dieta da cabra, a proporção de carboidratos e gorduras deve ser reduzida, e devem ser dados mais alimentos com fibras - feno e galhos. Os animais também precisam beber mais água e se movimentar.

muitas cabras

A obesidade provoca falta de caça em cabras que não parem e naquelas que não são criadas há muito tempo.

Fatores externos

A cabra não entra no cio na hora certa pelos seguintes motivos:

  • falta de iluminação - se os animais vivem em um celeiro mal iluminado, eles perdem o desejo de caçar. Lâmpadas adicionais precisam ser penduradas na sala;
  • clima - o início da caça é dificultado pelo tempo nublado prolongado e pelo calor constante;
  • nutrição inadequada - o fósforo afeta a função sexual das cabras. Com a falta do microelemento, sua capacidade reprodutiva diminui.

A cabra também não apresenta cio devido ao atraso na puberdade. Para determinar a maturidade sexual, é realizado um experimento com uma cabra. O macho é trazido para a fêmea. Se ele não reagir, significa que a cabra ainda não está pronta para o acasalamento. O instinto de uma cabra não pode ser enganado, por isso os criadores de cabras consideram este método de teste confiável.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim