Quanto tempo uma cabra grávida anda antes de dar à luz um cabrito? Normalmente, a gravidez dura 150 dias. Uma mulher saudável dá à luz cinco meses (completos) após a inseminação. O parto pode ocorrer uma semana antes ou depois do esperado. Normalmente, uma cabra dá à luz o mesmo número de filhos por vez que a mãe ou a própria fêmea teve filhos na época anterior.
O que determina a duração da gravidez
Cabras grávidas são chamadas de cabras grávidas. A gravidez, ou gravidez, começa no momento da fertilização e termina com o nascimento do bebê.Sua duração é de cinco meses (completos), ou seja, 150 dias. É preciso saber quando uma cabra engravida para transferi-la para terra firme e iniciar (parar a ordenha) a tempo. A gravidez em casa é determinada pela sua aparência (o abdômen aumenta, os órgãos genitais incham, a cabra se estica como um gato e não há sinais de cio).
Em uma gravidez normal, isto é, fisiológica, a mulher carrega o feto sem complicações e, após 5 meses, dá à luz 1-2, menos frequentemente 3-4 bebês. Quando os processos vitais do corpo do animal são interrompidos, desenvolve-se uma condição patológica que pode ser interrompida prematuramente e resultar em aborto espontâneo. Causas da patologia: alimentação de má qualidade, falta de vitaminas e minerais, más condições de vida.
Às vezes cabras podem ter gravidez falsa. Isso acontece se após o ciclo sexual a inseminação não ocorre ou ocorre, mas acaba sendo infértil. Durante uma falsa gravidez, o abdômen da fêmea aumenta e o úbere incha. É verdade que não há feto no útero. O abdômen aumenta devido ao muco e líquido acumulados ali.
O curso favorável da gravidez é influenciado pela alimentação e pelas condições de criação dos animais. O confinamento prolongado e a falta de caminhadas prolongam a duração da gravidez. Se a cabra carregar machos em vez de fêmeas, o parto ocorrerá um pouco mais tarde. As cabras primíparas apresentam um período de frutificação mais longo. As fêmeas leiteiras dão à luz aos 140-145 dias.
O momento do parto pode mudar uma semana depois ou uma semana antes do esperado.O parto é um processo em que um feto maduro, tendo completado seu desenvolvimento, emerge do corpo da mãe. São necessários 5 meses para que todos os órgãos e sistemas de uma criança se desenvolvam totalmente. Cabras de raças de maturação precoce geralmente dão à luz mais cedo do que as de maturação tardia.
Calendário de gravidez
Suyagnost normalmente dura 150 dias. O início da gravidez é difícil de determinar. Geralmente é calculado a partir da data de cobertura. No terceiro mês de gestação, o feto já é palpável nas cabras no lado direito do abdômen. Usando um estetoscópio, você pode até ouvir os batimentos cardíacos do cabritinho.
Uma gravidez fisiológica comum, isto é, normal em uma cabra dura 145-155 dias. Idealmente - 150 dias. Você pode determinar o momento do nascimento usando uma tabela. A única coisa que você precisa saber neste caso é a data da inseminação. Via de regra, a fêmea fica coberta no outono e com menos frequência no inverno.
Tabela para determinação do parto:
Data de inseminação | Data do parto |
dia 1 de Setembro | 28 de janeiro |
Outubro 1 | 27 de fevereiro |
1º de novembro | 31 de março |
1 de Dezembro | 29 de abril |
1º de janeiro | 30 de maio |
As cabras são cobertas com uma copa tardia para que os filhotes que nascem possam pastar no prado no verão. Afinal, a grama é o alimento mais barato e valioso. Durante toda a gestação é necessário monitorar o estado do animal, não expô-lo ao estresse e fornecer alimentação nutritiva e de qualidade.
Quantos filhos nascem de uma cabra?
A fertilidade das cabras depende da genética, ou seja, de características hereditárias. Existem mulheres que dão à luz constantemente um filho de cada vez. Alguns animais, pelo contrário, são muito férteis. As cabras africanas geralmente dão à luz pelo menos três bebês.
A primeira vez que uma cabra dá à luz um ou dois filhos. Raramente uma fêmea dá à luz de 4 a 6 filhotes. Em 67 casos em cada 100, as cabras grávidas dão à luz gêmeos no momento do parto.As crianças nascem uma após a outra, com intervalo de 10 a 30 minutos.
As condições de alojamento e a qualidade da alimentação não afetam o número de filhotes. Só a viabilidade das crianças depende da nutrição. Se uma cabra não comer nada além de feno e palha durante a gravidez, ela dará à luz bebês fracos. Durante a gravidez, especialmente no inverno, a fêmea deve receber alguns vegetais, silagem, grãos, ramos de abeto ou pinheiro, vitaminas e minerais farmacêuticos, sal, giz e farinha de ossos.
Quanto tempo dura o trabalho de parto?
O parto de uma cabra ocorre 150 dias após a inseminação. A essa altura, o feto completou completamente seu desenvolvimento no útero de um homem ou de uma mulher. No momento do nascimento, o fluido fetal e a membrana saem.
É possível determinar que uma mulher em breve dará à luz um bebê por sinais externos. Os órgãos genitais da cabra ficam inchados, o muco é liberado deles e o úbere aumenta.
O trabalho de parto começa com a contração dos músculos uterinos. As contrações duram cerca de 3 horas. A fêmea geralmente deita-se no chão antes de dar à luz. As membranas se rompem, o feto é expelido pelo colo do útero e o cordão umbilical se rompe. Em uma cabra que nunca deu à luz antes, o trabalho de parto dura de 60 a 90 minutos. O cabrito geralmente avança com as patas e o focinho. Se esta não for a primeira gravidez, o trabalho de parto termina mais rápido, após 40-50 minutos. Às vezes, uma mulher dá à luz dois filhos em meia hora.
Após o parto, ocorrem contrações curtas com pausas longas, facilitando a passagem da placenta. Na natureza, as cabras produzem descendentes por conta própria, sem ajuda humana. Após o parto, a fêmea lambe o bebê e roe o cordão umbilical. A placenta também sai sozinha do útero.
Uma pessoa pode ajudar a remover o muco do nariz do bebê cortando o cordão umbilical a 4-6 cm do anel umbilical. É verdade que uma cabra deve lamber o seu bebé.As substâncias biológicas do líquido amniótico estimulam a passagem da placenta.
Normalmente o local sai depois de 1 a 3 horas, você não pode retirá-lo com a mão. Em caso de atraso na placenta, a mulher recebe uma injeção de ocitocina. O local que sai do útero deve ser retirado imediatamente para que a cabra não o coma, caso contrário pode ocorrer um distúrbio alimentar.
Após o parto, a fêmea recebe água morna com açúcar e o colostro é extraído. Os cabritos que nascem devem comer no máximo 40 minutos após o nascimento. Os filhotes permanecem sob a fêmea durante os primeiros 2-3 meses de vida. Então eles são gradualmente transferidos para alimentos vegetais.