Mastigar é o processo de mastigar repetidamente alimentos ásperos para torná-los mais fáceis de digerir. A interrupção desse processo nas vacas é considerada um sinal de deterioração das funções do sistema digestivo. As principais causas dos problemas incluem distúrbios nutricionais, gravidez e parto. Muitos criadores de gado estão interessados: a ruminação da vaca desapareceu – o que deve ser feito neste caso? Em primeiro lugar, é importante estabelecer o fator provocador.
Razões possíveis
Os agricultores ficam assustados com a ausência de ruminação da vaca, pois isso indica graves violações. As causas dos problemas incluem o seguinte:
- ingestão de alimentos não comestíveis, que causam danos ao rúmen;
- fatores de estresse;
- patologias - em primeiro lugar, atonia e timpanismo da cicatriz;
- obstrução do trato gastrointestinal - essa condição é chamada de reticulite traumática;
- problemas pós-parto - neste caso, observa-se deslocamento de órgãos.
Após identificar o fator provocador, é necessária consulta veterinária. ajuda ou uso de remédios populares.
Atonia
Uma razão comum pela qual um animal não rumina é a atonia. Com esta patologia, ocorre perda do tônus gástrico. Pode ocorrer após o parto ou em outros casos. O principal sinal do distúrbio é a perda de apetite do animal.
Para a terapia, vale a pena usar a tintura de heléboro, que é vendida em farmácias especiais. Para isso, recomenda-se tomar 2 mililitros de tintura para cada 400 mililitros de água. A composição finalizada deve ser despejada na cavidade oral. O procedimento deve ser repetido após 20 minutos. O veterinário pode administrar uma solução de Carbohalina. Sua concentração deve ser de 0,1%.
Timpania do rúmen
Se a vaca não estiver comendo ou bebendo, o timpanismo pode ser a causa. Com esse distúrbio, é observado bloqueio do esôfago. Essa condição é acompanhada pelo acúmulo de gases no rúmen. Os sinais do distúrbio aparecem quando se come demais grama normal. Comer alimentos congelados ou estragados também causa timpanismo. Esses alimentos afetam negativamente o estado do rúmen, causando aumento do estresse sobre ele.
Normalmente a causa dos problemas é a desatenção do agricultor e a violação das regras de alimentação das vacas. Isto é especialmente verdadeiro quando se usa raízes vegetais.Recomenda-se cortá-los em pedaços grandes. Você não pode esmagar a comida.
O gado é caracterizado por certas características fisiológicas. Eles levam ao fato de que o animal não é capaz de mastigar pequenos fragmentos de raízes até formar uma polpa. Isso faz com que eles entrem no esôfago, o que causa o bloqueio da passagem.
Um método terapêutico especial ajudará a lidar com o problema. Envolve colocar 1 xícara de óleo vegetal na boca da vaca. A cavidade oral deve primeiro ser aberta e a língua bem puxada. Às vezes os agricultores esfregam o lado esquerdo da barriga da vaca. Para isso, é permitido o uso de escova ou corda de palha. Este procedimento ajuda a movimentar os alimentos e a remover bloqueios.
Reticulite traumática
Se a vaca perdeu o apetite, pode-se suspeitar de reticulite traumática. Este distúrbio pode ocorrer em bovinos se o animal for alimentado com feno, que pode conter pregos, fragmentos de vidro ou outros objetos estranhos. Ao mesmo tempo, o animal abre as pernas, fica fraco e as costas dobram.
O animal pode experimentar uma diminuição na atividade motora. Ao tentar deitar ou levantar, ele geme alto. Há também perda de apetite, a goma de mascar piora ou desaparece completamente.
Uma sonda magnética pode ser usada para remover objetos metálicos estranhos do corpo. Caso não seja possível obter o resultado, recomenda-se colocar o animal em dieta alimentar. Para tanto, utiliza-se feno macio. Os espremedores de farinha também são adequados para esse fim.
Parto
O nascimento de um bezerro é considerado um grande fator de estresse para uma vaca. Portanto, a perda de goma de mascar pode ser observada antes e depois do parto.Se uma vaca parar de mastigar antes do parto, isso pode ser devido a uma violação da localização dos órgãos. É devido ao crescimento do feto. Após o parto, o distúrbio ocorre devido ao movimento do bezerro ao longo do canal do parto.
Se uma vaca rumina ou cospe comida durante a gravidez, nenhuma medida séria é necessária. Para não prejudicar o bezerro, é recomendável escolher uma dieta alimentar.
Você também pode tratar a patologia com produtos fitoterápicos - tintura de camomila ou absinto. Estas substâncias são inofensivas para animais adultos e jovens. Para fazer uma solução, você precisará de 2 mililitros de tintura de ervas para cada 500 mililitros de água. Água mineral cloridrada também pode ser usada para vacas. Recomenda-se dar ao animal 2 litros deste líquido de uma só vez. Este remédio ativa as funções digestivas e restaura a função do estômago.
O que fazer se uma vaca perder a rumificação
Se a vaca não ruminar, medidas imediatas devem ser tomadas. Se houver algum problema, qualquer atraso pode causar sérios problemas e até a morte. Somente agricultores experientes podem fornecer assistência independente a uma vaca. Em outros casos, você deve entrar em contato com seu veterinário.
O tratamento deve ser selecionado levando em consideração o diagnóstico:
- Para atonia, recomenda-se administrar cloridrato de sódio por via oral. Também vale a pena injetar cafeína por via subcutânea e dar Temponol à vaca.
- A acidose requer lavagem gástrica com agente alcalino. Também é necessário colocar soro fisiológico e administrar medicamentos para restaurar o ritmo cardíaco. Caso a vaca esteja inchada, é indicado o uso de enzimas. Eles ajudam a induzir o peristaltismo normal.
- Para o timpanismo, é necessário usar uma solução aquosa de formalina com ictiol. Isso ajuda a lidar com o processo de fermentação.Se você fizer um furo no local desejado, poderá liberar os gases e introduzir alcatrão ou “Creolina”.
- Na reticulite traumática, você pode tentar remover o objeto estranho com uma sonda magnética. Se este procedimento for ineficaz, a cirurgia está indicada.
Para evitar problemas, a comida deve ser dada à vaca em pedaços. Se a ruminação for perdida antes do nascimento do bezerro, o animal necessita de uma dieta especial. Se A vaca está com diarréia, isso se deve ao desenvolvimento de processos de decomposição. Em tal situação, o animal precisa ser apresentado à microflora saudável.
etnociência
Para devolver a goma de mascar a um animal em casa, você pode usar receitas populares. Você pode tratar uma vaca com os seguintes meios:
- Limite a dieta do animal. A vaca deve ser trocada exclusivamente por água por um dia. Ao mesmo tempo, ela deve beber bastante.
- Se o animal não mastigar a comida, a tintura de heléboro o ajudará. Para fazer o produto, é necessário misturar 10 mililitros do produto com 0,5 litro de água. O procedimento deve ser repetido a cada 30 minutos até que a motilidade gástrica seja restaurada.
- Tinturas de absinto e camomila ajudam a reduzir o inchaço e a restaurar a secreção e o peristaltismo.
- Você pode dar à vaca 2 litros de água mineral cloridrada. Isso ajuda a ativar os órgãos digestivos.
Medidas para prevenir doenças
Para evitar problemas, você deve seguir estas regras:
- verifique o feed quanto à presença de objetos estranhos;
- reduzir a quantidade de volumoso;
- não dê aos bezerros grandes pedaços de comida;
- evite superalimentação em vacas;
- observe as regras de higiene.
A perda de ruminação em uma vaca pode ser devida a vários fatores. Na maioria das vezes, várias doenças levam a este problema. Para lidar com o problema, você precisa fazer um diagnóstico preciso.