A diarreia em bovinos é um sintoma comum que indica uma patologia do trato digestivo. Não existe uma doença da qual seja um sintoma. Para iniciar o tratamento, você precisa determinar as causas da diarreia nas vacas, saber como pará-la, quais medicamentos e remédios populares usar, como prevenir o desenvolvimento de diarreia nas vacas e quais os perigos que a diarreia nas vacas pode representar.
Causas e sinais de diarreia
A diarreia é um sinal característico de distúrbios na funcionalidade do intestino. As alterações dizem respeito à frequência das evacuações, que aumenta acentuadamente, à sua cor e consistência (fezes moles).Freqüentemente, a causa são processos inflamatórios nos intestinos. Surgem devido à alimentação de vacas com ração de baixa qualidade, mudança na dieta, introdução abrupta de novos produtos ou ingestão de água fria. No outono, as vacas podem desenvolver diarreia por comerem grama úmida e congelada, o que causa o desenvolvimento de fermentação nos intestinos.
Os animais podem ser envenenados por gramíneas venenosas no pasto, podem ser alérgicos a rações e medicamentos, o que causa diarreia intensa. A causa da diarreia pode ser a falta de proteínas, componentes minerais e vitaminas e fibras. O distúrbio pode ser causado por bactérias, parasitas, protozoários e vírus. Em vacas adultas, a diarreia também pode ocorrer após o parto.
Em bezerros - devido ao colostro ou leite de baixa qualidade ou, inversamente, muito gorduroso, devido ao excesso de alimentação. O distúrbio em animais jovens pode se desenvolver devido a condições de vida insalubres, superlotação e má ventilação no ambiente. E também pelo estresse durante o transporte e vacinação.
Na diarreia, não apenas as características dos movimentos intestinais mudam, o distúrbio tem um forte impacto na condição de todo o corpo. O animal recusa comida ou come mal, desenvolve fraqueza e a temperatura aumenta.
Uma consequência típica da diarreia é a desidratação devido à perda de líquidos, que pode matar a vaca ou o bezerro. A desidratação pode ser identificada por membranas mucosas e pele secas, micção insuficiente, frequência cardíaca lenta e olhos fundos.
Métodos de diagnóstico
Diagnosticar diarreia em vacas é simples: se houver fezes moles, evacuações frequentes, alterações na cor e composição das fezes, é necessário tomar medidas. Porém, antes de iniciar o tratamento, a causa deve ser estabelecida.
O diagnóstico deve ser feito por um veterinário.Para que ele identifique corretamente a doença, ele deve ter informações sobre as mudanças no comportamento do animal, na temperatura e na natureza das evacuações. Quando começou a diarreia, o que o animal comeu, teve vômito ou não, quando foi feita a última desparasitação. Com base nas informações e no quadro clínico, será mais fácil fazer o diagnóstico e selecionar o tratamento.
Como parar a diarreia em vacas
Para tratar a diarreia, as vacas recebem medicamentos com efeitos diferentes. Você pode tentar curá-lo com remédios populares. Mas eles só podem ajudar em casos leves e se o distúrbio estiver apenas começando. Em casos graves, você não deve contar com o efeito deles.
Medicação
Durante o período de tratamento, a vaca é colocada em dieta. O animal é mantido sem comida por 1-2 dias, a água é fornecida ad libitum. Após uma dieta de fome, a vaca é gradualmente alimentada com feno de boa qualidade, algumas raízes e concentrados. Tratamento da diarreia em bovinos: o animal recebe medicamentos absorventes para eliminar toxinas e injeta-se muita água, glicina e apomorfina. Para restabelecer o equilíbrio hídrico são administrados soro fisiológico, glicose e solução de Ringer. Se a vaca estiver enfraquecida, as injeções são administradas várias vezes ao dia (quantidade total - 1 litro).
São administradas injeções de cafeína e sulfocanfocaína para manter o sistema cardiovascular (a solução é preparada de acordo com as instruções). Se a diarreia for causada por bactérias, a vaca recebe antibióticos ou sulfonamidas. Antibiótico e novocaína - se houver sangue nas fezes. Para aliviar a dor, o animal recebe “No-shpu” e “Diprofeno”, “Analgin”. Após o uso de antibióticos, é necessário administrar probióticos e enzimas para restaurar a microflora intestinal, perturbada por diarreias e medicamentos, e prevenir o desenvolvimento de processos de fermentação.Preparações: “Sporothermin”, “GastroVet”, “Vetom4”, “Multibacterin”, “Acidophilin”.
A diarreia no gado deve ser tratada com sorventes, reidratados, antibióticos, analgésicos e probióticos. Todos os medicamentos, doses, regime e duração da terapia devem ser determinados por um veterinário.
Remédios populares
Em casa, o animal pode receber adstringentes conhecidos: decocções de casca de carvalho, linho, aveia, arroz. As infusões podem ser feitas de erva de São João, queimadura, cereja de pássaro e azeda de cavalo.
Para eliminar as toxinas do corpo, o animal recebe carvão ativado ou uma infusão de pão preto, uma decocção de roseira brava e banana.
Os remédios populares podem ser usados em combinação com drogas sintéticas. Os bezerros podem receber as mesmas decocções, decocção de camomila e água morna com sal. Se comem leite, ele é retirado; se têm diarreia, não é digerido e contribui para o desenvolvimento de bactérias patogênicas no intestino. Após a cessação do distúrbio, o leite é alternado com arroz ou caldo de aveia.
Existe algum perigo?
O perigo para vacas e bezerros adultos é a perda de água (durante a diarreia, ela é excretada mais rapidamente do que pelos órgãos urinários) e de muitos microelementos, e a intoxicação grave. Com diarreia intensa, a perda pode ser crítica e o animal morrerá (com perda grave - em 2 dias). Neste caso, apenas a terapia medicamentosa urgente ajudará.
Prevenção
Para evitar que as vacas tenham diarreia, todos os fatores provocadores devem ser eliminados.Crie uma alimentação completa e balanceada, os produtos devem ser frescos, a grama deve estar livre de plantas venenosas, as raízes e o feno devem estar livres de mofo e podridão. Feno e palha de baixa qualidade não devem ser colocados na cama, pois os animais também os comem. Não pastoreie seu rebanho em áreas onde são encontradas gramíneas venenosas. Certifique-se de que os animais não comam demais.
Retire a roupa de cama do box assim que ficar um pouco suja e substitua-a por palha limpa. Mantenha a água limpa e aqueça água fria (especialmente para alimentar bezerros). Não pastar vacas em grama congelada. Desinfete o celeiro e o equipamento sempre que possível. Realize vacinações de rotina e desparasitação na hora certa. Mantenha os indivíduos doentes separados dos saudáveis até a recuperação.
A diarréia em vacas se desenvolve por vários motivos e com bastante frequência. Pode ser consequência de má nutrição, manutenção inadequada, estresse, envenenamento ou infecções. Se a diarreia se repetir e continuar por muito tempo, o tratamento não pode ser evitado. Os métodos tradicionais podem ajudar na fase inicial do distúrbio, principalmente, são utilizados medicamentos para o tratamento.