Como tratar a diarreia em galinhas poedeiras - um avicultor novato pode não saber a resposta a esta pergunta. Mas é importante entender o que é considerado diarreia, pois fezes moles não são motivo de preocupação. Se a ave está letárgica, bebe muito, recusa comida e se comporta de maneira estranha, você deve pensar em como tratá-la. Se a pessoa não entende e está enfrentando esse problema pela primeira vez, deve avaliar o estado geral do frango e retirá-lo o mais rápido possível, caso contrário todo o galinheiro pode morrer.
- Possíveis causas de diarreia
- Hipotermia
- Distúrbios dietéticos
- Infecção nos intestinos
- Vírus no corpo
- Envenenamento
- Mudança de poder
- Água suja
- Infestação de parasitas
- Movendo-se
- Alimentação de baixa qualidade
- Doenças infecciosas
- Sintomas de diarreia em galinhas
- Diarréia verde
- Diarréia branca
- Diarréia amarela, marrom, marrom
- Fezes sangrentas
- Como reconhecer a diarreia
- Métodos de tratamento da doença
- Antibióticos
- Probióticos
- Vitaminas
- Remédios populares
- Prevenção de doença
Possíveis causas de diarreia
As aves muitas vezes morrem em massa devido à infecção pelo vírus, mas existem outros fatores que podem levar a problemas semelhantes.
Hipotermia
Quando uma galinha dorme na cama molhada e faz frio no galinheiro, seu corpo fica em uma situação estressante. Isto enfraquece o sistema imunológico e leva ao desenvolvimento de doenças virais e infecciosas. Por esta razão, os avicultores aconselham “renovar” regularmente a camada superior da cama e manter uma temperatura ideal no galinheiro.
Distúrbios dietéticos
Ou, em termos simples, deficiência de vitaminas. Nesse caso, vale alimentar, “acrescentando vitaminas”. Tal decisão seria correta, especialmente se o problema com fezes surgisse fora da temporada e a ave não apresentasse sintomas óbvios do vírus.
Infecção nos intestinos
A entrada de bactérias patogênicas no corpo e sua reprodução ativa são perigosas. Os antibióticos ajudarão a corrigir a situação e salvar a vida da ave.
Os principais sinais de infecção intestinal são:
- Coágulos abundantes de muco ou sangue nas fezes.
- Recusa em comer, letargia.
Essa galinha poedeira deve ser isolada, porque as doenças infecciosas se espalham rapidamente.
Vírus no corpo
Acredita-se que uma doença viral não tem cura, mas esta afirmação pode ser contestada. Uma ave suspeita de ter um vírus é isolada do galinheiro, recebe antibióticos se necessário, a cama é trocada, a água é mantida limpa e a ração é adicionada regularmente.
Envenenamento
Enquanto caipira, uma galinha pode comer “algo errado”: botão de ouro, serralha, celidônia.Essas ervas podem causar envenenamento. As aves também são frequentemente “envenenadas” por metal, tal intoxicação é causada pelo armazenamento inadequado da ração e pelo uso de utensílios de alumínio e zinco para esse fim.
Mudança de poder
Neste caso, a situação não é perigosa porque é temporária. Assim que as aves se acostumarem com o novo alimento, as fezes retornarão à consistência anterior.
Água suja
Se a água do bebedouro estiver velha, cria-se um ambiente favorável à proliferação da flora patogênica, o que aumenta as chances de envenenamento.
A substituição regular da água do bebedouro ajudará a evitar tais problemas: o líquido deve ser fresco e fresco.
Infestação de parasitas
Helmintos são outra razão para alterações nas fezes; Os ovos do parasita podem ser encontrados na água e no solo. Para evitar a infecção, não se esqueça da prevenção. Faça isso regularmente, dando medicamentos especializados às galinhas poedeiras.
Movendo-se
Acredita-se que as galinhas tenham dificuldade em suportar o transporte. A mudança de local de residência e de alimentação habitual leva ao desenvolvimento de diarreia. Mas a situação se estabilizará por si só assim que a ave se adaptar às suas condições de vida.
Alimentação de baixa qualidade
Eles também levam à deficiência de vitaminas e enfraquecem o corpo. Mas vale a pena substituir a alimentação, revisar a dieta alimentar e o problema se resolverá sozinho.
Doenças infecciosas
Existem várias doenças que levam ao desenvolvimento de sintomas semelhantes:
- A pasteurelose é causada pela bactéria Pasteurella, resistente a fatores ambientais. O microrganismo patogênico afeta aves domésticas e selvagens. Persiste por muito tempo em cadáveres, esterco e água. A doença ocorre nas formas aguda e crônica e é popularmente chamada de “cólera das aves”.
- Pullorose ou tifo - aparece quando microrganismos patogênicos entram no sistema digestivo do frango. Nesse caso, a ave doente produz ovos, dos quais eclodem as galinhas infectadas. Se o tifo se tornar crônico, a galinha poderá sofrer com isso durante toda a vida.
- A salmonelose é uma doença bacteriana bem conhecida com sintomas específicos que pode infectar humanos. Nas galinhas doentes, as pálpebras incham e ficam grudadas, e as articulações ficam fracas. As galinhas caem de costas e mexem as patas. A infecção ocorre através da água, bem como por gotículas transportadas pelo ar de indivíduos doentes. A Salmonella penetra facilmente nas cascas dos ovos e pode matar aves adultas e jovens.
- A coccidiose é uma doença causada por parasitas e é mais frequentemente observada em animais jovens do que em adultos. A infecção por parasitas ocorre quando uma ave saudável entra em contato com uma ave doente ou recentemente doente. Porque após o tratamento, as galinhas são consideradas portadoras de parasitas por mais 7 a 8 meses.
Atenção! A colibacilose e a micoplasmose podem ser acompanhadas por sintomas semelhantes e ocorrer com indigestão e perturbação do trato gastrointestinal. Não se esqueça da gripe aviária, um dos sintomas da qual é a diarreia.
Sintomas de diarreia em galinhas
Preste atenção nas seguintes alterações, indicando que nem tudo está em ordem no corpo do frango:
- No inverno ou no verão, a ave fica letárgica e fraca.
- Ela recusa comida e tem pouco apetite.
- Preocupado com a sede forte, o frango bebe muito.
- A consistência das fezes muda, aparecem manchas de sangue, muco e um odor desagradável.
- Aumento da temperatura corporal.
Diarréia verde
Se a ninhada adquiriu tonalidade semelhante, isso deve ser considerado sinal de diversas doenças:
- Na doença de Newcastle, as fezes desenvolvem um odor pútrido, a coordenação dos movimentos é prejudicada e o muco vaza do bico. Durante um longo período de tempo, desenvolve-se paralisia e ocorre dificuldade em respirar.
- Pasteurelose - o favo desbota ou muda de cor, torna-se vermelho brilhante e as galinhas desenvolvem cegueira. A doença ocorre num contexto de aumento da temperatura corporal. As fezes do frango são líquidas, com uma tonalidade verde-acinzentada característica.
- Se as fezes se assemelharem a geleia verde e houver outros sinais que indiquem uma infecção, então pode ser tifo.
- A tricomoníase é uma doença acompanhada de diarreia com forte cheiro de podridão.
Diarréia branca
No frango é observado em dois casos:
- Quando infectado com salmonela. No estágio inicial, a galinha dorme muito, ouve-se chiado ao respirar durante o sono e se recusa a comer.
- Pullorose - transmitida por aves selvagens e roedores; à medida que a doença se desenvolve, a cloaca fica obstruída com secreção branca.
Diarréia amarela, marrom, marrom
Isso indica que a ave não está bem com o fígado. Você deve ter cuidado com vermes que podem penetrar neste órgão.
A diarreia amarela ou marrom também é considerada um sintoma da doença de Gumboro, quando a infecção de adultos ocorre em galinhas. Os seguintes sintomas são preocupantes:
- a galinha está tremendo, suas penas estão eriçadas;
- ela recusa comida.
Fezes sangrentas
A infecção por coccidiose é acompanhada por diarreia com sangue. Isto pode ser uma consequência da ingestão de alimentos de baixa qualidade. Na maioria das vezes, as aves com menos de 2 meses de idade são afetadas, e não as mais velhas. A doença ocorre no outono ou na primavera. A cor do favo do frango muda, fica mais claro, o pássaro fica letárgico e apático.
Como reconhecer a diarreia
Nas galinhas poedeiras, as fezes possuem características próprias:
- Se aparecerem bolhas de gás ou mudar o cheiro das fezes, vale a pena pensar nas causas do problema.
- Quando a ave ficou letárgica, apática, seu comportamento mudou - isso deve ser considerado um sintoma de infecção.
- Se você notar muco, sangue ou inclusões nas fezes, isole o frango; há uma grande probabilidade de que ele esteja doente.
Existem dois tipos de lixo normal:
Intestinal | São grânulos formados, de cor marrom, acompanhados de inclusões de ácido úrico, são brancos. Se o formato dos excrementos for irregular, sua consistência mudou ou apareceu um odor desagradável, então é hora de pensar na presença de problemas no funcionamento do corpo das aves. |
Cecal | Esse tipo de cama também é chamada de “ninhada noturna”; tem consistência líquida porque se forma na luz do reto. Observado uma vez por dia. Se a consistência dos excrementos mudou, isso deve ser considerado um sinal alarmante. |
Métodos de tratamento da doença
Não é tão fácil curar uma ave em casa, pois muitas vezes são necessários exames laboratoriais para fazer um diagnóstico preciso.
Antibióticos
A dosagem é determinada pelo veterinário, pois somente o médico pode escolher o medicamento certo. É dada preferência aos produtos em forma de gotas - são misturados à água e dados aos frangos.
Se não for possível consultar um médico, dá-se preferência aos remédios universais. Quando não houver farmácia veterinária por perto, você pode dar à ave um antibiótico destinado a humanos, por exemplo, Levomicetina ou Biseptol.
Ajuda: A antibioticoterapia é eficaz em caso de infecção por bactérias patogênicas, em relação aos vírus não trará o resultado desejado.
Probióticos
Flosan, Emprobio - adequados para aves, são administrados seguindo rigorosamente as instruções. Você pode complementar sua dieta com leite coalhado, pois ajudará a restaurar a microflora mesmo após a terapia antibacteriana.
Vitaminas
É melhor dar após a recuperação completa. Tomar antibióticos enfraquece o corpo, os seguintes suplementos ajudarão a restaurá-lo:
- Undevit é um medicamento universal que acelera os processos metabólicos no corpo das aves.
- Biovit é um aditivo alimentar complexo que ajuda as galinhas poedeiras a se recuperarem de doenças ou infecções.
- Trivit - atua como agente profilático, auxilia no combate à deficiência de vitaminas.
Remédios populares
Se o pássaro estiver envenenado, você deve fazer o seguinte:
- Adicione carvão ativado e cristal de permanganato de potássio à tigela.
- Uma decocção de arroz e aveia ajuda, é dada às galinhas poedeiras porque tem efeito adstringente. E ao mesmo tempo não permitirá que o pássaro enfraqueça ou perca forças.
- Você também pode dar às galinhas uma decocção de casca de carvalho e partições de nozes trituradas.
Prevenção de doença
É o seguinte:
- Vale manter a ave limpa e trocar a roupa de cama regularmente;
- monitorar a qualidade da ração, trocar a água todos os dias;
- ao comprar frangos novos, mantenha-os separados por 2 semanas, período durante o qual aparecerão infecções, se houver;
- realizar regularmente tratamentos antiparasitários, dar vitaminas às galinhas poedeiras;
- eliminar a possibilidade de entrada de roedores no galinheiro, evitar o contato entre aves e aves silvestres.
A diarreia para galinhas é perigosa devido à desidratação: a ave fica mais fraca e perde o interesse pela comida. Isso é considerado uma razão para seu isolamento. Para saber o motivo da mudança no estado das galinhas, elas são reassentadas, levadas ao médico e tratadas. Isso permite que o avicultor salve o galinheiro e evite a morte em massa do gado.