O aparecimento de diarreia em cabras é bastante comum e pode indicar diversos distúrbios. As causas comuns de diarreia são problemas pós-parto, dieta inadequada e alimentação excessiva. Além disso, distúrbios fecais podem provocar infestações por helmintos. Para lidar com esse sintoma, é necessário estabelecer as causas de sua ocorrência e selecionar uma terapia eficaz.
Principais causas de diarreia em cabras
São muitos os motivos que podem provocar o desenvolvimento de diarreia no gado.Para enfrentar o problema, é importante identificar o fator provocador.
Problemas pós-parto
As fêmeas costumam apresentar diarreia imediatamente após o parto. Quanto menos uma cabra lambe os seus bebés, menor é a probabilidade de diarreia. Comer demais é considerado outra causa de problemas após o parto.
Alimentação de má qualidade
Se uma cabra está com diarreia, vale a pena analisar sua dieta alimentar. A qualidade da alimentação afeta significativamente a condição do animal. Se os alimentos forem armazenados de maneira inadequada, podem aparecer fungos neles. Se houver formação de mofo na comida, é estritamente proibido dá-la ao seu animal de estimação. O envenenamento geralmente ocorre com o uso frequente de bolo com gossipol. Esta substância se acumula no corpo e perturba as funções dos órgãos digestivos. Isso causa diarréia em cabras.
Você não deve dar aos seus animais de estimação muita grama, repolho, beterraba e batata. Esses produtos podem causar diarreia em animais jovens. Além disso, você não deve dar alimentos compostos aos seus animais de estimação. Obstrui os intestinos e provoca patologias desagradáveis.
Compulsão alimentar
A indigestão pode estar associada ao uso de alimentos ricos em fibras na dieta. Inclui palha, palha e palha. Na maioria das vezes, essa nutrição é usada em anos de vacas magras. Também é usado no inverno e na primavera. Esses alimentos provocam inchaço do rúmen, arrotos e distúrbios fecais, nos quais a constipação é substituída por diarreia. Problemas semelhantes aparecem na ausência de caminhada ou falta de líquidos.
Inflamação do trato gastrointestinal
As lesões inflamatórias dos órgãos digestivos incluem gastrite, colite, enterite e gastroenterite.Nesse caso, surge diarréia, piora do apetite e observa-se dor abdominal. A cabra se comporta de forma inquieta e está deprimida. As principais razões para a ocorrência de tais patologias incluem o seguinte:
- uso de produtos de baixa qualidade;
- a presença no cardápio de alimentos com tendência à fermentação;
- excesso de silagem ácida na dieta;
- fatores de estresse;
- deficiência de vitamina A;
- mudança repentina de alimentação;
- sol ou insolação;
- usar água fria ou suja;
- utilização de leite de fêmea com mastite na alimentação de cabritos.
Vermes e parasitas em cabras
A diarreia é uma consequência da infecção por parasitas intestinais. É realizado através da nutrição. As cabras afetadas liberam vermes no meio ambiente e depois os comem. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes. É por isso que é tão importante processar sistematicamente os animais. Para cabras adultas, os parasitas não são particularmente perigosos. Em animais de estimação saudáveis, a produtividade é ligeiramente reduzida e distúrbios digestivos são observados periodicamente. Os parasitas podem causar desnutrição em cabritos.
Para detectar vermes, é recomendável realizar um exame microscópico das fezes e, em seguida, prescrever medicamentos.
sinais e sintomas
Durante o período de pastejo, a diarreia pode ocorrer despercebida pelo agricultor. Isso se deve ao fato das cabras ficarem fora do estábulo a maior parte do tempo. Existem vários sintomas que podem indicar um problema:
- ligeira perda de peso;
- a presença de esterco na parte posterior do corpo;
- balido alto e frequente depois de comer.
É muito mais fácil detectar diarreia durante o período de estagnação. Ao mesmo tempo, a cama dos animais doentes fica mais suja e úmida do que o normal.
Se houver doenças perigosas, os sinais podem ser diferentes. Isso inclui o seguinte:
- perda repentina de peso;
- perda de apetite;
- mudança na tonalidade das fezes - pode ser amarela, verde ou vermelha;
- espuma nas fezes;
- diminuição da atividade física;
- diminuição na produção de leite;
- aumento da temperatura corporal;
- respiração frequente e pesada.
Primeiro socorro
Se for detectada diarreia, o animal deve ser imediatamente isolado de todo o rebanho. Isso ajudará a evitar a contaminação do rebanho se a causa for infecção. Recomenda-se colocar o animal solto em dieta de fome e não alimentá-lo por 8 a 10 horas. Nesse caso, vale a pena dar-lhe 200-250 mililitros de soro fisiológico em intervalos de 3-4 horas.
Pode ser substituído por uma decocção filtrada de arroz ou casca de carvalho. Decocção de cereja de pássaro ou solução de amido também são adequadas. Uma pequena quantidade de leite ajudará a fortalecer um animal enfraquecido. Antes de iniciar o tratamento, você deve consultar um veterinário que determinará as causas da diarreia.
Métodos de tratamento
Recomenda-se tratar uma cabra levando em consideração a origem do problema:
- Se você suspeitar do uso de ração de baixa qualidade, você deve fornecer temporariamente ao animal um bom feno. Seguir essa dieta permitirá que você resolva o problema em 2 a 3 dias.
- Se aparecerem sintomas de infecção, a cabra deve receber antibióticos. Isso deve ser feito conforme prescrito por um veterinário. Normalmente as cabras recebem Farmaxin, Tylosin, Verakol.
- Se um animal estiver infectado com vermes, pode receber “Albeon” ou “Bimectina”.
Quando diarréia em crianças Recomenda-se dar-lhes leite em pequenas porções. Também pode ser substituído por iogurte acidófilo. Além disso, as vitaminas ajudam a apoiar animais de estimação enfraquecidos.Devem ser administrados por injeção, pois o estômago de um animal doente não será capaz de absorver o medicamento.
O efeito da diarreia na qualidade do leite
As cabras são geralmente criadas para produzir leite. Portanto, muitos agricultores estão interessados em saber como a diarreia afeta a qualidade do produto. Em primeiro lugar, a diarreia reduz significativamente a produtividade do animal. Isso se deve a um desequilíbrio no equilíbrio hídrico do corpo.
Se a diarreia estiver associada à infecção por microrganismos bacterianos, existe o risco de eles passarem para o leite. Portanto, os especialistas não os aconselham a dar água às cabras ou a comê-las como alimento para as pessoas. É melhor ferver bem esse produto e depois usá-lo para fazer queijo cottage ou queijo cottage. Após a recuperação, o leite de cabra pode ser consumido novamente.
Prevenção da diarreia
Para prevenir o desenvolvimento de diarreia, é recomendável seguir estas regras:
- Siga as recomendações sanitárias e higiênicas para cuidar de cabras.
- Dê aos animais alimentos de alta qualidade.
- Dê às cabras água limpa e fresca.
- Siga as regras de higiene durante o parto.
- Não alimente demais os animais.
- Não dê muita comida pesada aos seus animais de estimação.
- Vacinar cabras contra patologias infecciosas em tempo hábil.
O aparecimento de diarreia em cabras é observado com bastante frequência e está associado a diversos fatores. Para lidar com o problema, você precisa reconsiderar a dieta de seus animais de estimação. Se necessário, entre em contato com um veterinário que selecionará uma terapia eficaz.