Criar cabras traz alguns desafios. Animais de estimação com chifres são frequentemente expostos a doenças. Se uma cabra espuma regularmente pela boca, significa que o animal precisa de ajuda urgente de um veterinário. Via de regra, um fenômeno desagradável sinaliza um mau funcionamento do trato gastrointestinal do animal. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e prescrito o tratamento, maiores serão as chances de salvar a vida do animal.
Principais causas de formação de espuma na boca em cabras
A razão para o aparecimento de espuma na boca de um animal pode ser um monte de doenças e enfermidades.
- O problema está na deficiência de vitamina B1.A tiamina é vital para o funcionamento normal do sistema neuromuscular do animal. A vitamina é responsável pela produção de energia para a plena vida do organismo. A deficiência de tiamina afeta o sistema nervoso de um animal de estimação com chifres. A maioria dos animais fica doente aos 4-5 meses de idade.
- Outra razão para a formação de espuma na boca do animal é o timpanismo. Devido à fermentação dos alimentos acumulados, o rúmen para e incha. A causa do problema deve ser procurada em rações de baixa qualidade ou em uma dieta formulada incorretamente.
- Na infância, os cabritos costumam sofrer de dispepsia. O problema está no distúrbio do trato gastrointestinal. Nesse momento, os bebês apresentam leve diarreia, fraqueza e inchaço no abdômen. O problema pode ser resolvido desmamando temporariamente a criança da alimentação e dando ao animal uma solução salina a 1%.
- Um mau funcionamento no sistema digestivo do bebê também ocorre como resultado da ingestão banal de leite. A criança perde o apetite e sofre de vômitos, fraqueza e diarreia. A barriga do animal está inchada. O jejum diário e a decocção de ervas podem ajudar um pequeno glutão. A infusão é preparada com 60 g de azeda e camomila. A matéria-prima é despejada em um litro de água e aquecida por 30 minutos.
- A formação de espuma na boca de um animal jovem geralmente indica a presença de tênias no corpo. Convidados indesejados podem causar cisticercose hepática. Como resultado das complicações, não só o “filtro natural” é atacado, mas também o sistema cardiovascular. Infelizmente, em alguns casos, as crianças doentes têm de ser destruídas.
Sintomas associados
Com a deficiência de tiamina, a doença atinge a cabra repentinamente. O mal-estar é indicado por falta de apetite e leve diarreia.A princípio, a cabra se move caoticamente pelo piquete e depois começa a andar em círculo. O animal muitas vezes tropeça do nada e cai. Devido à perda de coordenação dos movimentos, o animal fica muito tempo em pé, cambaleando, com as pernas bem afastadas. Em alguns animais doentes, a visão e a audição deterioram-se rapidamente.
A situação é complicada por espasmos extensores, com a cabeça do animal involuntariamente jogada para trás em direção ao pescoço. O desenvolvimento da doença leva de várias horas a 3 semanas. Quando uma cabra fica com timpanismo, ela perde o apetite. O animal se comporta inquieto, de vez em quando olhando para a barriga e abanando constantemente o rabo. O animal apresenta respiração superficial e a barriga está inchada. A área da cicatriz fica tensa devido ao acúmulo de gases.
O que fazer se sua cabra começar a espumar
O tratamento do seu animal de estimação depende do tipo de doença e do grau de dano ao organismo do animal. Para deficiência de tiamina, use uma solução de cloridrato de tiamina a 6%. O medicamento ajudará a compensar a falta de vitamina B1.
Os especialistas russos preferem combater a doença com grandes doses do medicamento. O animal é injetado com 200 a 500 mg de solução. A dosagem depende do peso corporal da cabra. Metade da dose única do medicamento é administrada ao animal por via intravenosa, a outra parte – por via intramuscular.
O procedimento é repetido 2 a 3 vezes. Se o tratamento for iniciado dentro de 2 dias após o aparecimento dos primeiros sinais da doença, o prognóstico é favorável. 15-20 horas após a primeira injeção, a condição do animal deverá melhorar. Especialistas estrangeiros preferem administrar o medicamento por via intravenosa. 7-11 mg de tiamina são administrados por 1 kg de peso do animal.
O tratamento do inchaço em um animal de estimação é feito com o remédio natural “Timpanol”. O medicamento é administrado pela cavidade oral por meio de um tubo especial - uma sonda ou frasco de borracha. O produto é dissolvido em água (1:10). A dose do medicamento é calculada com base no peso do animal. Para cada quilograma de peso da cabra existe 0,5-1 mg de Timpanol.
Na ausência de cura, você pode ajudar o problema usando métodos comprovados e antiquados:
- Uma mistura de óleo de girassol e qualquer vodka. O agente curativo é administrado à cabra na proporção de 1 ml da mistura por kg de peso.
- Carvão ativado. Para 1 dose, 8 a 10 comprimidos são suficientes. O carvão é diluído em água morna.
- Solução a 2% de amônia. Dose única – 50 ml.
Na fase inicial da doença, existe a possibilidade de sobreviver com “pouco sangue”. Medidas simples ajudarão a livrar o rúmen de gases nocivos:
- Massagem suave no lado esquerdo da barriga do animal.
- Colocando seu animal de estimação na posição vertical. Para isso, a cabra é agarrada pelas patas dianteiras e levantada, obrigando o animal a ficar em pé sobre as patas traseiras.
- Alongamento rítmico da língua do animal com a mão. Desta forma, o arroto é conseguido.
- Forçar um animal a correr ativamente. Talvez assim seja possível conseguir a liberação de gases.
Nos casos agudos da doença, é necessário recorrer a uma punção na região da fossa faminta. Caso contrário, os vasos comprimidos comprimirão cada vez mais os órgãos internos da cabra, e o assunto terminará na morte do animal. Este procedimento só pode ser confiado a um veterinário.
Possível perigo
A formação de espuma na boca do animal é um sinal claro de problemas de saúde do animal. Se as coisas forem deixadas ao acaso, o mal-estar ameaça a bela cornuda de morte.
Como prevenir o problema
Uma dieta adequadamente formulada ajudará a evitar o inchaço na cabra.Em primeiro lugar, é necessário realizar uma auditoria de inventário. Você não deve dar ao seu animal comida estragada ou mofada. Grama mal seca ou congelada não é adequada para alimentar cabras. Os principais componentes da dieta diária do animal são os alimentos grosseiros. Suplementos e grãos concentrados são estritamente limitados.