Qualquer criador de gado, pelo menos uma vez na vida, se depara com doenças em seus animais de estimação. Via de regra, as doenças são causadas por alimentação e manutenção inadequadas de animais. Mas também existem problemas mais graves que aumentam o risco de desenvolver doenças graves. Se durante a ordenha uma cabra produz leite com sangue, pode haver vários motivos para esse problema. Como reconhecer cada um deles e prestar assistência oportuna ao seu querido e valioso animal de estimação?
Violação das condições de contenção
Para criar cabras leiteiras saudáveis, que produzam grandes produções de leite saudável e saboroso, antes de mais nada, é preciso cuidar das condições de vida.
- Na sala onde os animais estão localizados não deve haver muita umidade, o que contribui para a propagação de infecções fúngicas, virais e bactericidas.
- Uma espessa camada de palha é colocada no chão.
- Se os animais deitarem em superfícies de pedra ou concreto, o risco de hipotermia e inflamação do úbere aumenta.
- Os processos inflamatórios têm um efeito destrutivo nos pequenos vasos da glândula mamária, por isso, após a ordenha, aparece um sedimento vermelho no leite.
Importante! No inverno, o quarto das cabras é aquecido e ventilado diariamente.
Estagnação do leite
Técnicas de ordenha incorretas e condições de alojamento desfavoráveis aumentam o risco de estagnação do leite em cabras. Nesse caso, a cabra também dá leite com coágulos de sangue e sedimentos. Se o processo inflamatório não for detectado a tempo, com o tempo ele evoluirá para uma doença grave - mastite.
A estagnação ocorre devido à ordenha inadequada, quando uma pequena quantidade de líquido permanece no úbere.
Sinais de estagnação:
- o leite adquire consistência aquosa;
- aparecem flocos no produto;
- inchaço pronunciado do úbere;
- a pele do úbere fica quente, aparecem manchas vermelhas;
- tocar na glândula mamária causa ansiedade no animal;
- uma tonalidade rosada ou vermelha aparece no produto ordenhado;
- uma diminuição acentuada na atividade e apetite do animal.
Este problema pode ser eliminado com massagem diária no úbere. Se a inflamação evoluir para mastite, é prescrito um tratamento medicamentoso sério.
Não cumprimento das regras de ordenha
A técnica incorreta de ordenha e a violação dos requisitos de higiene muitas vezes levam a processos inflamatórios no úbere da cabra.
O leite que fica no úbere estagna e provoca o desenvolvimento da doença. Além disso, micróbios patogênicos podem entrar através de microfissuras nos mamilos. Como resultado, pequenos vasos são danificados e a valiosa bebida fica rosada.
Dieta errada
Um sedimento avermelhado no leite também aparece quando os animais recebem uma dieta inadequada.
- Uma grande quantidade de vegetais e ervas frescas causam perturbações nos processos digestivos das cabras, o que contribui para o desenvolvimento de microrganismos nocivos.
- O feno de má qualidade enfraquece o sistema vascular dos animais, o que faz com que o leite fique rosado.
- Além disso, não use alimentos contaminados com fungos e mofo para alimentar cabras.
Durante períodos de seca prolongada, não é recomendado entregar o gado ao pasto. Os brotos verdes que são benéficos para os animais secam e apenas as plantas venenosas podem se orgulhar de ser resistentes à seca.
Você não pode fazer feno em campos onde crescem botões de ouro ou serralha. A ingestão dessas plantas pelo corpo dos animais também contribui para a coloração do leite de cor avermelhada.
Processos inflamatórios dos órgãos reprodutivos
Muitas vezes, após os cordeiros caprinos, surge um sedimento rosado no leite, acompanhado de complicações. Como resultado da separação prolongada da placenta ou endometrite latente, ocorre inflamação do úbere, evoluindo para mastite. Nesses casos, o tratamento medicamentoso é utilizado. Além disso, após o parto, a glândula mamária é reconstruída para alimentando crianças. Os vasos e tecidos do úbere não suportam o aumento da carga e se rompem, o que faz com que o sangue entre no leite.
Sinais de processos inflamatórios após o parto de uma cabra:
- uma tonalidade rosada no leite apareceu imediatamente após o nascimento dos bebês;
- um aumento acentuado na quantidade de leite;
- úbere muito aumentado;
- vermelhidão e inflamação da mama.
Na maioria das vezes, esse problema ocorre com animais jovens que geram descendentes pela primeira vez.
Lesões
No processo de vida, os animais podem sofrer lesões no úbere. Nas pastagens, as cabras se coçam nos espinhos e nas pontas afiadas da grama. Nas feridas resultantes ocorre um processo inflamatório, levando ao desenvolvimento de estagnação ou mastite.
As cabras são animais ativos e podem ocorrer lesões no úbere ao pular ou brincar umas com as outras.
Sinais de lesões e feridas no úbere:
- o aparecimento de coágulos sanguíneos durante a ordenha;
- o animal demonstra ansiedade ao tocar o úbere;
- sedimento avermelhado no produto após a ordenha.
Para tratar essas lesões, use uma solução de furacilina, que é usada para lavar o úbere e os mamilos do animal.
Referência! Em grandes fazendas, o gado é cuidadosamente inspecionado quanto a ferimentos e danos após o pastoreio diário em prados e campos.
Complicação após tratamento medicamentoso
A inflamação do úbere também pode ocorrer após tratamento medicamentoso prolongado com antibióticos. Os medicamentos ajudam a destruir a microflora benéfica do corpo das cabras, enfraquecem as paredes dos vasos sanguíneos e reduzem a coagulação sanguínea. Isso aumenta o risco de ferimentos, arranhões e abrasões.
O tratamento a longo prazo também enfraquece o sistema imunológico do animal. Como resultado, existe um risco aumentado de desenvolver infecções fúngicas, virais e bacterianas que enfraquecem o sistema vascular da cabra.E os vasos sanguíneos fracos provocam sangramento local, que torna o leite vermelho ou rosa.