As batatas Zorachka são plantadas na Rússia, na Ucrânia e em casa. Criado por criadores da Bielorrússia, cria raízes em qualquer solo e produz uma boa colheita. Os veranistas gostam dessa variedade porque permite usar os tubérculos para fritar, fazer sopas e borscht, caçarolas e saladas.
Fervido batatas novas serve como um dos pratos preferidos de muitas famílias. O vegetal é rico em substâncias pectínicas, contém proteínas, glicose, vitaminas e aminoácidos. A polpa contém cerca de 14% de amido.
Descrição da variedade
As batatas da variedade Zorachka começam a ser desenterradas 45 dias após os brotos saírem do solo.Se a colheita for feita após 2,5 meses, os tubérculos não apodrecem, não perdem o sabor e durante o transporte mantêm a apresentação até meados do inverno.
Esta característica da variedade Zorachka permite plantar batatas não só em pequenas casas de veraneio para consumo próprio, mas também em amplos campos. Os agricultores cultivam raízes para venda.
De um arbusto baixo e ereto com folhas grossas verde-escuras, são desenterrados 10 ou até 12 tubérculos, cada um com:
- forma oval;
- casca lisa;
- olhos pequenos;
- polpa amarela;
- sabor rico.
Uma raiz pesa até 120 ge é possível colher 250-350 centavos de colheita por hectare, com os devidos cuidados cerca de 700. A variedade de batata Zorachka é resistente a algumas doenças, mas não tolera calor e seca. O clima mais adequado para a cultura é aquele onde não há altas temperaturas e umidade suficiente.
Crescente
A variedade Zorachka ganhou popularidade entre os residentes de verão em pouco tempo. É plantada principalmente para obter saborosas batatas jovens, que podem ser consumidas já no início de junho. A colheita irá deliciá-lo com produtividade somente com uma seleção cuidadosa da semente. O tamanho dos tubérculos não deve ser maior que um ovo e não deve haver podridão ou danos. Mantenha as batatas em local aquecido até secarem. Em seguida, são encaminhados para a adega, onde são armazenados separadamente da colheita.
Para verificar a germinação, os tubérculos são colocados em uma solução preparada com 10 litros de água e 0,5 litro de uréia. Se não flutuarem, estas batatas podem ser plantadas na horta.
Preparação do site
Cerca de 10 dias antes do plantio, as raízes são colocadas em caixas e polvilhadas com aparas de madeira. Os recipientes de madeira são colocados em uma sala onde a temperatura é de pelo menos 20 graus. Os tubérculos germinados são tratados com fungicidas ou solução de permanganato de potássio.Uma cama para batatas Zorachka é preparada no local onde costumavam crescer:
- pepino e repolho;
- feijão e leguminosas;
- cenoura e mostarda;
- tremoço e cereais.
No outono, um balde de turfa e húmus é adicionado ao solo argiloso. Se você ler atentamente a descrição da variedade, ficará claro que essas batatas não crescem bem em solos ácidos. Neste caso, será necessário adicionar cal ao solo. Solo arenoso pode ser ligeiramente diluído com argila e misturado com húmus.
Os furos são marcados a cada 40 cm, deixando meio metro entre as linhas. Despeje em um buraco com 10 cm de profundidade:
- superfosfato;
- cinzas;
- turfa.
Os 2 primeiros componentes são colocados numa colher, o terceiro tem 150 G. Para evitar que os tubérculos da batata fiquem menores, a colheita recompensa com uma colheita decente, é necessário aplicar fertilizantes. O estrume fresco não é adequado para este fim: as raízes ficarão sem sabor.
Cobertura
Quando aparecem os brotos, é necessário misturar 20 gramas de uréia e 60 gramas de um aditivo especial em um balde de água e despejar essa solução sobre cada arbusto. Quando os botões se formam, sulfato de potássio e cinzas são adicionados ao solo sob a cultura.
Quando as batatas Zorachka estão florescendo, nitroammofosfato e superfosfato são usados para alimentação. Esses fertilizantes são vendidos em mercados e lojas especializadas.
Algumas vezes por temporada, os arbustos da planta são borrifados com uma solução preparada misturando calda bordalesa e sulfato de potássio.
Características de cuidado
Os arbustos se desenvolverão e crescerão rapidamente se forem amontoados a tempo e o solo umedecido. Para colher uma excelente colheita de batata Zorachka, é aconselhável estudar a fundo a descrição das regras de cuidado:
- Sete dias após o plantio da semente, é necessário percorrer o canteiro com um ancinho, soltando o solo.
- Quando aparecem os brotos, as ervas daninhas devem ser removidas com enxada.
- Quando o arbusto sobe 20 cm, fica coberto de terra. Este trabalho é realizado duas vezes por temporada, após chuva ou rega.
A variedade Zorachka possui características próprias. Não tolera a seca. Em um dia quente, as folhas enrolam e murcham. Na zona intermediária, é necessária umidade abundante quando as batatas brotam, brotam e florescem. Cada arbusto precisa de 3 litros de água. É derramado nos buracos ou entre as fileiras. Quando o solo secar, comece a afrouxar. Este tipo de umedecimento é preferível à aspersão, pois evita que a cultura seja infectada por fungos.
Agricultores e muitos residentes de verão instalam irrigação por gotejamento, que é mais adequada para o cultivo de batatas Zorachka. Deste modo:
- as raízes se desenvolvem mais rapidamente;
- as folhas não são afetadas;
- a umidade é salva;
- a água esquenta bem.
A rega excessiva também afeta negativamente o estado das plantas. Manchas com camada esbranquiçada se formam na parte inferior dos caules. As raízes são afetadas pela podridão e suas características de sabor deterioram-se.
Vantagens e desvantagens
Os veranistas que preferem plantar Zorachka notam o excelente sabor da batata nova, a falta de aguada e a possibilidade de utilizá-la para ferver e fritar. Vantagens importantes da variedade incluem:
- maturação precoce;
- de fácil cuidado;
- excelente qualidade de conservação;
- excelente sabor;
- despretensão ao solo.
Os arbustos não são afetados por nematóides. A planta não tem medo da requeima e não sofre de câncer da batata. Uma séria desvantagem desta cultura de erva-moura é a sua necessidade especial de irrigação.
Doenças e pragas
Para cultivar raízes grandes e com casca lisa, é necessário combater os insetos. O grilo-toupeira faz túneis nos tubérculos, tornando-os impróprios para consumo. Não é fácil lidar com isso, mas é bem possível preenchendo os locais de movimentação com sabão em pó e colocando agulhas espinhosas nos buracos.
Causa enormes danos ao rendimento das colheitas:
O voraz inseto listrado come folhas e copas. Você pode destruir larvas, ovos e adultos pulverizando os arbustos drogas Mospilan, Karatê, Calipso. Para enfrentar a traça da batata, as plantas são tratadas com o inseticida Bankol. Escavar cuidadosamente as raízes das culturas previamente plantadas e as ervas daninhas do canteiro ajuda a prevenir o aparecimento de ácaros.
Os tubérculos da variedade Zorachka começam a apodrecer se a planta for afetada por sarna e requeima. Para evitar que a batata adoeça no plantio, é preciso seguir as regras da tecnologia agrícola, tratar a semente com fungicidas ou permanganato de potássio.
Colheita e armazenamento
Os tubérculos da variedade precoce Zorachka para batatas jovens são desenterrados um mês e meio após a estação de cultivo. Os agricultores vendem-no no mercado, obtendo um bom lucro. Antes da colheita para armazenamento, que é feita após mais 30 dias, as pontas são cortadas e deixadas nos arbustos mais desenvolvidos, de onde é colhida a semente. As batatas desenterradas nesta altura são secas e colocadas numa cave ou adega.
Os veranistas e jardineiros adoram cultivar a variedade Zorachka, porque é bastante despretensiosa no cuidado, pouco exigente para a fertilidade do solo, os tubérculos têm um sabor excelente, amadurecem rapidamente e são bons tanto para cozinhar como para fritar.