Os inseticidas aplicados em grãos e vegetais ajudam a protegê-los de pragas. Consideremos a composição e forma de liberação do Mospilan, a finalidade e princípio de funcionamento, o uso do produto de acordo com as instruções e os cuidados de segurança. Quão compatível é o inseticida com pesticidas, tempo e condições de armazenamento e medicamentos que podem substituí-lo para uso na agricultura e em lotes residenciais privados.
Composição e forma de liberação do produto
O fabricante do medicamento, UPL LLC, o produz na forma de pó solúvel, com a substância ativa acetamiprida (neonicotinóides) na quantidade de 200 g por 1 litro. Embalagem – saco de 0,5 kg. O produto “Mospilan” tem efeito inseticida e ovicida, os métodos de penetração são intestinais e de contato.
Princípio operacional e propósito
A solução Mospilan é bem absorvida por todas as partes das plantas e distribuída uniformemente nos tecidos. Isso garante a penetração completa nas plantas, mesmo nas áreas onde a solução não chegou durante a pulverização. Graças à ação intestinal da substância, as pragas são destruídas mesmo após a ingestão das folhas, e não apenas pelo contato com o produto. O acetamipride tem um efeito paralisante nos insetos, causando sua morte. Afeta larvas, adultos e ovos.
Na agricultura, "Mospilan" é usado no trigo contra insetos e besouros terrestres, trigo e cevada contra besouros terrestres, moscas, besouros pulgas, em batatas contra o besouro da batata do Colorado e joaninha da batata, tomates de estufa e pepinos contra moscas brancas, pastagens e vegetação selvagem contra gafanhotos. Em lotes residenciais particulares, as batatas são tratadas contra besouros.
O "Mospilan" começa a agir uma hora após o tratamento e continua, dependendo do clima, por 2 a 4 semanas.
O medicamento também atua em temperaturas elevadas, ou seja, pode ser usado no tratamento de plantas em climas quentes. Não tóxico para ombros e abelhas, pode ser utilizado em sistemas integrados de proteção de frutas e uvas e como meio de programas anti-resistência.
Problemas com drogas
“Mospilan” não pode ser usado em todas as culturas, não é usado em frutas, bagas e arbustos ornamentais.
Instruções de uso do inseticida "Mospilan"
O produto tem baixo consumo, a taxa de aplicação para diversas culturas está refletida nas instruções (em kg por hectare):
- trigo e cevada (tratamento de sementes) – 0,5-0,7;
- trigo – 0,05-0,75;
- trigo de besouro moído – 0,15-0,175;
- batata de besouro – 0,025-0,04;
- batatas de batata vaca – 0,1-0,125;
- tomate e pepino – 0,15-0,2;
- pastagens – 0,06-0,08.
Consumo da solução: no tratamento de sementes até 10 litros por tonelada, na pulverização de mudas - 100-200 litros por hectare, na pulverização de plantas adultas - 200-400 litros, tomates e pepinos em estufa - 1.000-3.000 litros, pastagens - 200-400 litros . Faça uma única pulverização. O período antes da colheita dos frutos varia: para grãos - 28 dias, batatas - 14 dias, vegetais em estufa - 1 dia. As pessoas podem sair para trabalhar nas áreas 3 dias após a pulverização.
Nos lotes residenciais privados "Mospilan" tratam a batata contra besouros na dosagem de 0,25/100 m2 e no consumo de solução de 4 litros por cem metros quadrados. O período de espera é de 2 semanas.
Precauções de segurança para uso
"Mospilan" em termos de toxicidade pertence à classe 3 para humanos e abelhas. É pouco tóxico para humanos, insetos benéficos, animais, plantas e solo. É proibido utilizá-lo em áreas próximas a corpos d'água, pois a substância ativa pode ser tóxica para os peixes.
Se durante o trabalho a solução entrar em contato com a pele, lave com água. Se a solução entrar em contato com seus olhos, você também deve lavá-los com água. Caso o inseticida seja ingerido, deve-se fazer lavagem gástrica. Se não houver melhora do seu quadro, você deve consultar um médico.
Compatibilidade com outras substâncias
O "Mospilan" pode ser combinado com pesticidas que não apresentam reação alcalina. Mas é recomendável em cada caso verificar primeiro a compatibilidade com um pequeno volume da solução conjunta. Se as substâncias nele contidas não reagirem, não houver alterações visíveis na cor, temperatura e outras propriedades químicas e físicas, os produtos poderão ser usados em conjunto.
Termos e condições de armazenamento
O "Mospilan" pode ser armazenado por 5 anos, sempre na embalagem original fechada. Se armazenado sem lacre, o produto perde suas propriedades antes do prazo de validade. As condições de armazenamento são as seguintes: em temperatura de -15 a +30 ˚С, em ambiente escuro, sempre seco e ventilado. Não armazene alimentos, rações, produtos domésticos, medicamentos ou similares próximos a agroquímicos. Os fertilizantes podem ser armazenados. Não permita que crianças e animais entrem em contato com o inseticida.
Não é recomendado usar Mospilan após o prazo de validade. A solução diluída em água pode ser armazenada por 1 dia, após o qual reduz sua eficácia. Não é aconselhável usá-lo.
Existem análogos
Os seguintes produtos são produzidos para a agricultura com acetamipride: “Grinda”, “Agent”, “Quartet”, “Dexter”, “Alpha-Amiprid”, “Snake”, “Gazelle” e “King Combi”. Em lotes residenciais particulares, você pode substituir Mospilan pelo inseticida Stozhar.
"Mospilan" é um novo inseticida para o tratamento de vegetais, grãos e batatas em estufa contra vários tipos de pragas. Também é utilizado no tratamento de pastagens para gado e vegetação silvestre. É econômico, de baixa dosagem, ação rápida e efeito protetor de longa duração. Para destruir todas as pragas, é necessário tratar a área com plantas apenas uma vez, pois o inseticida também atinge os ovos.É seguro para abelhas e zangões, por isso pode ser usado sem medo durante a floração de árvores e prados. Aprovado para uso em campos e áreas privadas.