Infelizmente, o local e as plantações nele contidas interessam não apenas aos veranistas, mas também aos insetos-praga, que podem destruir grande parte da colheita. Traça da batata e como combatê-la, essa questão há muito atormenta muitos jardineiros. Todos querem salvar a colheita e as próprias plantas.
O que é esse inseto?
Para saber com quem você deve lutar, é necessário ler a descrição da praga, pois isso ajudará a destruí-la em tempo hábil. Tendo detectado a presença de um inseto por meio de certos sinais.
A mariposa da batata é uma pequena borboleta. É muito discreto e perigoso e pode destruir até 80% da colheita.
Características da praga:
- Nome científico: Fluorimea.
- Tamanho – 6–8 mm de comprimento, 12–13 mm de envergadura.
- A cor é cinza imperceptível, com pequenos pontos pretos nas asas. Quando o inseto os dobra, os pontos formam listras escuras.
- As antenas são longas.
- O aparelho bucal é pequeno.
Estágios de desenvolvimento de fluorimea
Durante sua curta vida, um inseto passa por vários estágios:
- A borboleta põe ovos durante sua vida ativa. Existem até 20 ovos em uma ninhada. Eles estão localizados nas folhas inferiores da planta. Nos primeiros dias são brancos, depois começam a escurecer e ficam quase invisíveis. Eles se desenvolvem em 5 a 15 dias e se transformam em lagartas.
- Estágio de lagarta. É a praga nesta fase de desenvolvimento que causa os maiores danos às culturas. O comprimento da lagarta após o nascimento é de 1–2 mm. O inseto vive de 10 a 48 dias. Nesse período, ela consegue mudar 4 vezes. Atingindo um comprimento de 8–12 mm.
A cor de uma lagarta depende diretamente do que ela come. A tonalidade clara do corpo indica que a larva se alimenta de tubérculos, a tonalidade verde indica que se alimenta principalmente de folhas.
- Estágio de pupa. Na maioria das vezes está localizado em plantas ou em fendas (se acabar na adega). Após a hibernação, emerge como uma borboleta totalmente formada.
- Estágio final. O inseto vive 3 semanas. Nesse período, consegue botar de 50 a 200 ovos.
A traça da batata sobrevive mesmo no inverno. Apenas o modo deve ser ideal. Mesmo a uma temperatura de -1 ⁰C, quando a raiz congela, a larva continua a viver. O regime de temperatura ideal para o crescimento ativo da praga é +22–26 ⁰С. A umidade não deve ser superior a 80%.
Fluorimea morre em temperaturas de +36 e –4, independentemente do estágio de desenvolvimento em que se encontra.
Que mal uma borboleta causa?
Em algumas áreas, as consequências das suas actividades são muito terríveis. O controle de pragas está em andamento.
A larva fluorimea causa danos especialmente grandes: estraga os tubérculos, tornando-os impróprios para alimentação. Afeta plantas, destruindo folhas e caules.
Os danos ao inseto aumentam pelo fato de ele continuar a viver e se reproduzir nas raízes quando armazenado em salas especiais. Reduzindo assim a qualidade do material de plantio. Não só as batatas sofrem com elas, mas também outras plantas da família das beladonas.
Como detectar uma praga?
É quase impossível ver a borboleta. A maior atividade ocorre nas primeiras horas da manhã, antes do amanhecer e à noite.
A primeira coisa que você precisa fazer é examinar cuidadosamente as plantas. O fato de uma praga ter infestado as plantações será evidenciado por:
- A presença de excrementos e passagens nas folhas.
- Os topos começam a murchar e depois a secar.
- Pequenas teias de aranha aparecem em algumas folhas.
- A podridão se desenvolve.
- Se você sacudir levemente o arbusto, as borboletas sairão dele e, depois de voar um pouco, pousarão nas plantas vizinhas.
Examinando os tubérculos, você também pode encontrar passagens de insetos dentro da raiz. Quando gravemente danificado, torna-se como um corpo esponjoso.
As passagens dos vermes e da fluorimea são semelhantes, mas existem diferenças. Na traça da batata, elas ficam enroladas em forma de teia, mas na segunda praga, as passagens são limpas e retas.
Quais métodos de controle são usados nas áreas?
O uso de certos métodos de controle de pragas pode ajudar a salvar a colheita. Fluorimea é muito tenaz, por isso você deve seguir rigorosamente as recomendações:
- Aterrissagem correta. Os tubérculos devem ser enterrados 15 cm, é melhor que não sejam afetados por insetos. Assim, seu desenvolvimento pode ser limitado.Você pode plantar batatas precoces, pois elas são imunes a essa praga.
- Amontoamento regular. Recomenda-se amontoar periodicamente os tubérculos jovens para que haja sempre uma camada de solo com 5 cm de espessura acima deles.
- Capina. A remoção oportuna de ervas daninhas ajudará a limitar o desenvolvimento de insetos nocivos.
- Rega. O princípio da rega da chuva destruirá um grande número de borboletas responsáveis pela postura dos ovos.
- Escavação. É melhor colher as batatas imediatamente após a planta começar a secar. Você pode fazer isso: uma semana antes da colheita, corte e destrua todas as pontas.
- Limpeza. É necessário retirar todas as culturas do local. E faça isso o mais rápido possível.
- Destruição de partes infectadas da planta. O procedimento é extremamente importante. Tudo precisa ser coletado e descartado.
A traça da batata pode ser controlada usando métodos biológicos, dano às batatas não será aplicado. Os tubérculos podem ser consumidos com segurança. Para isso, as plantas são tratadas:
- Lepidocidas. As mariposas ficam irritadas com o odor desagradável desta solução.
- Dendrobacilinas. A forma do medicamento é pó seco. Não é prejudicial para pessoas e animais.
- Bitoxibacilinas. O tratamento com seu uso é realizado a cada 10 dias.
- Enterobacterinas. É aplicado no momento em que a cultura está em flor. Ou na época da colheita.
O uso de produtos químicos é usado se os métodos biológicos não ajudarem. As plantações são processadas imediatamente após a detecção das mariposas. O maior efeito será alcançado após pulverização repetida de uma só vez. Depois, faça uma pausa entre os tratamentos por pelo menos 2 semanas.
Preparativos:
- "Arrivo".
- "Ditox."
- "Danadim."
- "Di 68" e outros.
Para salvar sua colheita é preciso trabalhar um pouco, para isso identificar a tempo os insetos nocivos e combatê-los.
Tratamento de tubérculos antes do armazenamento
Você precisa remover rapidamente as batatas da área. A borboleta leva 2 horas para botar novos ovos nos tubérculos. Neste caso, todas as batatas colhidas estão em risco. Se o inseto ainda aparecer, as raízes são tratadas com soluções especiais.
Medidas de controle durante o armazenamento:
- Prepare você mesmo a solução em casa. Precisa de 2 medicamentos. Lepidocida é usado para controlar a praga. E o planriz é adicionado para combater doenças fúngicas. Eles são combinados no volume necessário para a quantidade de batatas processadas. Eles são combinados na seguinte proporção. 100 l de água, 0,5 l de planriz, 2 l de lepidocida. Imediatamente após a preparação da solução, os tubérculos são mergulhados nela por 5 a 10 minutos. As batatas devem ser bem secas após o processamento. Você pode comer raízes processadas depois de alguns dias.
Se você mergulhar os tubérculos na mesma solução na primavera antes do plantio, isso os protegerá da praga por algum tempo.
- Outra opção é recomendada pelos jardineiros. Para 150 litros de água, tome uma solução a 1% de um preparado bacteriano na quantidade de 1 litro. Mergulhe os tubérculos nele por 15–20 minutos. Esses medicamentos são armazenados por vários anos.
Vale lembrar que é mais fácil aplicar medidas preventivas do que processar posteriormente a colheita. Isso se aplica àqueles que cultivam campos de batata; para eles, o processamento exigirá muita mão-de-obra.