Às vezes, após a colheita, alguns jardineiros percebem que a abobrinha tem um sabor amargo desagradável. Existem vários motivos que podem responder à questão de por que a abobrinha é amarga, mas nem sempre são óbvios. Para entender os fatores que influenciam o sabor de um vegetal, você precisa se familiarizar com os possíveis erros cometidos no seu cultivo. Também seria uma boa ideia que os jardineiros se familiarizassem com técnicas que lhes permitissem salvar as suas colheitas no caso de uma situação tão imprevista.
O que dá amargor à abobrinha?
A principal razão pela qual a abobrinha tem gosto amargo é porque contém cucurbitacinas. Essas substâncias se acumulam em todas as culturas pertencentes à família das abóboras. Basicamente, uma cultura vegetal começa a acumular ativamente tais substâncias quando se formam condições extremas, por exemplo: com falta ou quantidade excessiva de água ou nutrientes. Além disso, uma mudança na qualidade da abobrinha e o aparecimento de um sabor amargo podem ser devido a danos à planta por diversas patologias e ao crescimento em condições de pouca luz.
As cucurbitacinas não são substâncias tóxicas. Curiosamente, eles são até úteis. Estas substâncias têm um efeito direcionado contra tumores e parasitas. Devido a essas propriedades, as cucurbitacinas são utilizadas na medicina tradicional indiana e chinesa.
Apesar disso, se a abobrinha for amarga, muitos veranistas não têm pressa em comê-la e servi-la, neste caso é preciso saber com antecedência os fatores que influenciam a alteração do sabor do vegetal para evitar seu aparecimento.
Bairro de culturas
Na maioria dos casos, a abobrinha amarga cresce no jardim quando as culturas vizinhas erradas estão localizadas perto delas. O amargor ocorre devido à polinização cruzada de plantas relacionadas. Portanto, a abobrinha fica amarga se for cultivada perto de uma abóbora decorativa. Apesar de sua bela aparência atraente, frutifica com abóboras não comestíveis, que alteram o sabor da abóbora. Além disso, a colheita pode ter um sabor amargo se for cultivada perto das seguintes plantas:
- salsinha;
- rabanetes;
- tomates;
- pepinos;
- batatas;
- rabanete;
- abóboras.
Para evitar alterações no sabor do vegetal, ele deve ser plantado em canteiros próximos a ervilha, cebola, espinafre e feijão.
Modo de rega
Além dos vizinhos errados, outras condições de cultivo também podem afetar o sabor da abobrinha. Entre eles estão o fornecimento de rega inadequada. Se um morador de verão umedece o solo sem aderir a um determinado regime, os compostos de nitrogênio começam a se acumular nas folhas e frutos do vegetal, conferindo-lhes um sabor amargo. Além disso, a abobrinha amarga pode crescer durante chuvas prolongadas que começam após uma seca.
Você pode preservar o sabor do vegetal, bem como suas propriedades benéficas, regando adequadamente a plantação. Para fazer isso, você deve seguir as regras:
- a rega deve ser realizada regularmente;
- para irrigação é necessário utilizar água que ficou exposta ao sol e não deve estar contaminada;
- regando abobrinha jovempara que não fiquem amargos, todos os dias até que as folhas se fechem, e depois de cobrirem o solo, a quantidade de umidade introduzida é reduzida.
Se o tempo estiver quente, a plantação deve ser regada após 2-3 dias. Se estiver nublado lá fora, será necessária uma rega a cada 5-6 dias. O líquido deve ser derramado sob a raiz, não é recomendado irrigar a folhagem. Se as verduras começarem a murchar, elas precisam ser regadas com regador. Você pode substituí-lo por uma mangueira colocando um bico de malha fina nela.
Iluminação e regras para alimentação de abobrinha
Outra razão pela qual a abobrinha pode ser amarga é a alimentação inadequada da planta, bem como a falta de condições ideais de iluminação. A abobrinha é muito sensível à luz, então para cultivá-la é preciso escolher um local da sua dacha que fique no lado ensolarado. Ao mesmo tempo, a área selecionada deve estar livre de correntes de ar e ventos fortes. Além disso, as frutas podem reagir fortemente à redução do horário de verão.
Além da iluminação, a abobrinha também precisa receber adubação adequada. Neste caso, os fertilizantes devem ser aplicados durante todo o período vegetativo. A cultura vegetal responde melhor à adição de matéria orgânica. Quando as abobrinhas são alimentadas dessa maneira, elas formam frutos grandes e se desenvolvem ativamente.
Como fertilizante, recomenda-se o uso de verbasco diluído em água, bem como uma infusão de ervas fermentadas de três dias. Quando a planta começa a formar ovários, composição do fertilizante é recomendado adicionar superfosfato, cinza de madeira. Cuidado também deve ser tomado ao aplicar fertilizantes. Isso porque o excesso de fósforo e potássio também pode causar alterações no sabor do vegetal.
Condições de armazenamento de abobrinha
Às vezes, o sabor da abobrinha muda após a colheita. Para evitar isso, é preciso saber armazenar adequadamente a colheita. O armazenamento de abobrinhas maduras com leite deve ser realizado em temperaturas de 0–2 graus. Nesse caso, a vida útil do vegetal é de 12 a 15 dias. Se você armazenar a colheita por mais tempo, precisará estar preparado para que a polpa murche e apodreça.
Frutas totalmente maduras podem ser armazenadas por 4–5 meses. Eles precisam ser colocados em uma sala fresca e ventilada. A melhor opção é colocar a colheita na varanda ou sótão. Para eliminar o risco de sabor amargo, bem como de propagação de podridão, a colheita não deve ser armazenada na adega.
Se um residente de verão mora em um apartamento, você pode colocar a colheita em uma varanda quente ou em um local escuro. A abobrinha conserva melhor o sabor debaixo da cama, no armário.
Durante o armazenamento, preste atenção à temperatura ambiente. Isso se deve ao fato de que, quando aumenta, ocorre a germinação mais precoce das sementes no interior do fruto, o que provoca o aparecimento de um sabor amargo desagradável.
Doenças de abobrinha
Doenças e pragas também afetam o sabor da abobrinha. Portanto, no cultivo, é necessário prevenir sua ocorrência. Na maioria das vezes, o amargor aparece sob a influência de infecções fúngicas. A antracnose é considerada uma das patologias mais comuns. A presença desta doença pode ser reconhecida pelo aparecimento de manchas redondas de tonalidade marrom-amarelada. Essas manchas estão localizadas nas folhas.
Gradualmente, a lâmina foliar desbota, seca e fica coberta de buracos. A doença se espalha em climas quentes acompanhados de chuvas frequentes.
Outra patologia que causa amargor é o fusarium. A doença pode ser identificada pela presença de amarelecimento e ressecamento das folhas inferiores. Outro sintoma do fusarium é que a base do caule fica rosada.
Como se livrar da amargura?
O que fazer se crescer abobrinha amarga no jardim? Para melhorar a situação e melhorar o sabor do vegetal, existem vários métodos comprovados. Então, para se livrar da amargura:
- mergulhar a abobrinha em água fria antes de enlatá-la;
- ferver o vegetal em água fervente por vários minutos;
- mergulhar legumes fatiados em água salgada.
Sob a influência desses fatores, todas as substâncias amargas são destruídas, por isso o sabor da abobrinha melhora. Se a dona de casa quiser cozinhar abobrinhas fritas ou cozidas, o melhor é tirar o amargor mergulhando a polpa em água salgada.O vegetal é cortado em várias rodelas e colocado em um recipiente com líquido por 3 horas. Depois disso, as fatias são retiradas e utilizadas no preparo do prato.
Muitas donas de casa não recomendam salgar novamente os pratos, pois a polpa vegetal absorve bem o sal do líquido em que foi embebida.
Ao cultivar abobrinha, você deve monitorar cuidadosamente o crescimento e desenvolvimento da cultura. Isso ajudará a identificar os fatores pelos quais a abobrinha é amarga. A sua eliminação atempada permitirá lidar com a deterioração do sabor antes mesmo do problema surgir e preservar uma colheita saborosa. Se ocorrerem problemas, o morador de verão não deve ficar chateado, pois há uma oportunidade de salvar a colheita. Para fazer isso, você precisa usar um dos métodos acima.