Muitos agricultores estão envolvidos na criação de perus. Essas aves são capazes de ganhar muito peso, o que torna sua criação um processo muito lucrativo. Ao mesmo tempo, às vezes os avicultores estão interessados em saber por que os perus sentam nas pernas e o que precisa ser feito neste caso. Em primeiro lugar, é importante estabelecer o fator provocador. A causa dos problemas pode ser a violação das condições de detenção ou o desenvolvimento de patologias perigosas.
Por que os perus caem de pernas para o ar e métodos de tratamento
A queda de perus em pé é considerada um fenômeno muito comum, que pode ser devido à influência de diversos fatores.
Condições inadequadas de cuidado
Na maioria das vezes, a causa dos problemas é a violação das condições de detenção. Os perus podem cair de pé nos seguintes casos:
- aviário apertado e falta de áreas para caminhada;
- danos traumáticos na pele das pernas;
- falta de luz solar;
- violações na dieta alimentar, falta de vitaminas e minerais;
- alta umidade e baixa temperatura no aviário.
Se as condições de detenção forem violadas, observa-se um enfraquecimento do sistema imunológico, o que provoca o aparecimento de doenças e desvios no desenvolvimento ósseo. Ao criar perus, é importante evitar erros. Se as aves apresentarem diminuição da atividade motora ou claudicação, medidas devem ser tomadas imediatamente. Caso contrário, o processo pode tornar-se irreversível.
Artrite
Esta é uma patologia muito perigosa que afeta negativamente a saúde das aves e o seu desenvolvimento. A causa da artrite é considerada uma grande quantidade de proteína na ração. Com esta patologia, as aves apresentam articulações torcidas e pernas deformadas. Isso leva a um comprometimento grave da atividade motora.
Para tratar a patologia, recomenda-se o uso de antibióticos e antivirais. Neste caso, é prescrita Polimixina ou Ampicilina. A terapia dura 5 dias. Nesse caso, recomenda-se que os medicamentos sejam administrados com alimentos ou por via intramuscular. A limpeza completa do quarto e a substituição da roupa de cama não são de pouca importância.
Doença de Newcastle
Cair de pé é frequentemente causado pela doença de Newcastle. Esta doença também é chamada de pseudopeste. É provocada por vírus que causam danos ao sistema nervoso e aos órgãos digestivos.
A doença se espalha por meio de alimentos, ferramentas e roupas de cama infectados.Também as fontes de infecção são aves ou roedores doentes. Em 60-90%, a patologia leva à morte. À medida que a doença progride, observa-se aumento da temperatura, perda de apetite, fraqueza e diminuição da atividade motora. As aves também desenvolvem secreção abundante no bico, olhos e nariz. Os perus costumam espirrar, apresentam diarréia, paralisia das pernas e exaustão. A vacinação ajuda a prevenir a doença.
Tifo
A febre tifóide é considerada uma doença viral perigosa que afeta perus ou aves adultas. A infecção se espalha através de alimentos, água e ferramentas. Também existe o risco de infecção por aves doentes. A probabilidade de morte chega a 70%.
Indivíduos infectados são enviados para abate. Aves saudáveis que estiveram em contato com aves doentes devem ser tratadas com medicamentos antibacterianos da categoria tetraciclina. Recomenda-se que sejam combinados com sulfonamidas. Normalmente é usado "Furaltodon" ou "Furazolidona". Para prevenção, as aves precisam ser vacinadas.
Reumatismo
A causa do reumatismo são distúrbios na nutrição ou manutenção. Na maioria das vezes, o fator provocador é a roupa de cama úmida ou o chão frio. A presença de correntes de ar no aviário também pode causar inflamação nas articulações.
A patologia é caracterizada por rápido desenvolvimento. Ao mesmo tempo, as aves começam a mancar, ficam deprimidas e recusam a atividade física. A patologia pode ser tratada com escalda-pés quentes. Eles são feitos de decocção de urtiga. Uma solução aquosa de mumiyo deve ser administrada por via oral. A normalização das condições de vida não é de pouca importância.
Micoplasmose respiratória
Microorganismos perigosos levam ao desenvolvimento de patologia. A doença geralmente se desenvolve quando o sistema imunológico está enfraquecido. A micoplasmose respiratória é transmitida por gotículas transportadas pelo ar. As aves jovens são mais suscetíveis a isso.
À medida que a patologia evolui, os olhos ficam vermelhos e aparece secreção nasal. Depois disso, os perus começam a tossir, perdem o apetite e ficam desarrumados. Suas pernas estão torcidas. Posteriormente, eles recusam completamente. Para evitar a doença, recomenda-se vacinar em tempo hábil. O uso de vitaminas para aves não é de pouca importância.
Sinovite
Se um peru cair de pé, pode-se suspeitar de sinovite. Ao mesmo tempo, os pássaros emitem sons altos. Os sintomas adicionais da doença incluem claudicação, fraqueza, inchaço das articulações e diarreia. Drogas antibacterianas são usadas para tratar patologias. Os veterinários aconselham o uso do "Tilan 200". O medicamento é administrado por via intramuscular na região do peito.
Bursite infecciosa
Na bursite, ocorre inflamação dos intestinos, articulações e bursa de Fabricius. Nesse caso, as aves sofrem de diarreia, hemorragias no tecido muscular e função renal prejudicada. Os pássaros muitas vezes caem de pé.
A patologia não pode ser tratada. Portanto, é recomendável destruir imediatamente as aves e tratar o local.
Pullorose pós-natal
No curso agudo ou crônico da patologia, é observada inflamação das articulações. Ao mesmo tempo, os pássaros sentam-se em pé. A doença não pode ser tratada. Portanto, é recomendado destruir imediatamente as aves infectadas.
Para manter a saúde do restante gado, vale a pena fazer uma limpeza geral das instalações com desinfetantes.
Doença de Marek
A causa desta patologia é considerada uma infecção por herpes. Afeta os sistemas nervoso e linfóide e se espalha a partir de indivíduos infectados. À medida que a doença progride, observam-se exaustão, insuficiência respiratória, paralisia das pernas e paresia. A doença não pode ser curada. Para prevenção, é realizada vacinação.
Medidas preventivas
Para evitar a queda de perus, você deve seguir estas regras:
- Vacinação na hora certa;
- alimentar os pássaros corretamente;
- aderir aos padrões sanitários e higiênicos;
- controlar parâmetros de umidade e temperatura;
- dê vitaminas aos pássaros.
A queda de perus pode ser devido à violação das condições de vida ou ao desenvolvimento de patologias perigosas. Muitos deles não podem ser tratados. Portanto, atenção especial deve ser dada à prevenção.