A pêra, conhecida como Simplesmente Maria, apareceu nos jardins dos veranistas há relativamente pouco tempo. É uma espécie resistente às geadas que, apesar dos invernos rigorosos, recupera bem e produz uma excelente colheita. Maria simplesmente não requer nenhuma atenção especial. Como todos os tipos de peras, adora muita luz solar, fertilização regular e rega moderada.
- Descrição e história da seleção de peras Just Maria
- Características da variedade
- Vantagens e desvantagens
- Como propagar a pêra?
- Características de cultivar uma árvore
- Datas de desembarque
- Requisitos de iluminação e solo
- Seleção de mudas
- Como plantar uma muda corretamente?
- Polinizadores
- Cuidando da variedade Simply Maria
- Rega
- Cobertura morta
- Abrigo
- Aparar
- Fertilizante
- Possíveis doenças e seu tratamento
- Pragas e seu controle
- Colheita e armazenamento
Descrição e história da seleção de peras Just Maria
No final do outono, uma variedade recém-criada amadurece nos jardins de jardineiros experientes e amadores. Acontece que Maria apareceu graças aos criadores bielorrussos em 1990, cruzando o Oily Ro, resistente ao inverno e resistente a doenças. A princípio, a nova variedade ganhou um nome - Maria.
Mais tarde, a fruta ganhou popularidade entre os jardineiros e ficou conhecida como Simplesmente Maria. Esta variedade tolera bem os invernos e produz uma boa colheita. Só que Maria resiste a geadas de até 37 graus, e na primavera ela rapidamente ganha vida e dá bons frutos.
Características da variedade
Só que a Maria é uma variedade relativamente tardia, os seus frutos amadurecem apenas em outubro. Os frutos são grandes, em formato de pêra. O peso de uma fruta é de 180 a 200 gramas. A casca da pêra é lisa e brilhante. Pontos verdes são visíveis na superfície.
A cor do fruto é inicialmente verde. À medida que a fruta amadurece, ela fica amarela e adquire um tom rosado. A fruta tem sabor doce e suculento, levemente azedo. A polpa tem uma agradável cor creme, não muito densa, mas oleosa. Esta é uma variedade de sobremesa.
A árvore cresce rapidamente, mas só cresce até 3 metros. A copa de uma planta adulta tem a forma de uma ampla pirâmide. Os ramos crescem fortemente para cima e largos, mas sob o peso dos frutos dobram-se ligeiramente em direção ao solo. 40 quilos de frutos são colhidos de uma planta adulta.
Vantagens e desvantagens
Prós:
- excelente resistência ao gelo;
- resistência a doenças;
- frutificação regular;
- excelentes características gustativas das frutas;
- apresentação de frutas maduras;
- A frutificação ocorre no terceiro ou quarto ano após o plantio.
Desvantagens:
- rendimentos relativamente baixos;
- suscetibilidade a ataques de pragas de insetos;
- esmagamento de frutas para altos rendimentos.
Como propagar a pêra?
Maria simplesmente reproduz das seguintes maneiras:
- Estacas.
Um galho com folhas é cortado de uma árvore adulta e colocado em um recipiente com água. Depois de algumas semanas, a muda produz raízes. Para melhor formação de raízes, coloque um comprimido de Heteroauxin na água. Em seguida, as mudas são plantadas no solo e regadas abundantemente. É aconselhável realizar este procedimento no verão. As mudas podem primeiro ser plantadas em estufa. Para melhor enraizamento, a planta é regada 4 a 5 vezes ao dia.
- Em camadas.
Um galho de uma árvore adulta está curvado e coberto com terra. O solo é bem irrigado com água, o solo pode ser solto primeiro. O topo do galho com folhas permanece acima do solo. As raízes se formam no ponto onde o broto toca o solo. Quando o galho está bem enraizado, ele é cortado da árvore-mãe. A época do procedimento é a estação de crescimento intenso (do meio da primavera ao final do verão). Os ramos para estratificação devem ser jovens e ainda não lignificados.
- Por enxerto.
Uma estaca com botões dormentes é cortada da árvore-mãe. Um corte afiado é feito em uma extremidade e um corte rombudo na outra. Um galho fino com dois ou três botões fechados no início da primavera, no momento em que a seiva começa a fluir, é enxertado sob a casca de uma árvore, por exemplo, uma pêra de outra variedade. Você pode inserir a muda em um porta-enxerto cortado ao meio. Os galhos das árvores nos quais são inseridas as estacas de outra árvore são cortados em tocos. Então Simply Maria é implantada neles. A junção está bem embrulhada com fita adesiva.
Características de cultivar uma árvore
Só que Maria, como todas as peras, adora muito sol, não tolera ventos e solos muito pantanosos. A árvore é plantada no lado sul do jardim, num morro, de preferência em área cercada por cerca.
Datas de desembarque
Só que Maria é plantada no início da primavera, antes de as folhas florescerem, ou no final do outono, antes da chegada da geada. O plantio na primavera é o preferido. A árvore será capaz de se adaptar bem ao novo ambiente em condições quentes.
Requisitos de iluminação e solo
Maria adora solo preto, solo bem fertilizado e não tolera solo ácido. Para nivelar o equilíbrio ácido-base, adiciona-se ao solo farinha de dolomita ou cal apagada. As peras podem crescer em solos arenosos e argilosos se forem adicionados matéria orgânica e fertilizantes minerais. A pêra não tolera solo muito úmido, suas raízes podem apodrecer em solo pantanoso.
Não é aconselhável plantar a árvore à sombra de outras árvores. As peras desenvolvem-se mal em condições de pouca luz e produzem frutos pequenos e ácidos. Maria adora a luz do sol.
Seleção de mudas
É aconselhável comprar material de plantio em viveiros. As mudas devem ser resistentes e de aparência saudável. A idade da árvore para plantio é de 1 ou 2 anos. Não é aconselhável comprar plantas mais velhas - demoram muito para criar raízes. A árvore de plantio não deve ter altura superior a 1,5 metros.
Como plantar uma muda corretamente?
Antes do plantio, as raízes da muda são colocadas em água por 12 horas, à qual é adicionada Heteroauxina para estimular o crescimento do sistema radicular. A árvore é plantada em um buraco com cerca de 1 metro de profundidade. O solo escavado é misturado com verbasco e fertilizantes minerais (superfosfato, nitrato de potássio).
No fundo do buraco são colocadas pequenas pedras para drenagem e um pouco de terra fertilizada, a seguir a árvore é inserida e borrifada com terra até o colo da raiz. Após o plantio, despeje 2 baldes de água sedimentada sob a raiz. Perto da árvore jovem você pode cravar uma estaca, que servirá de suporte para ela.
Polinizadores
Acontece que Maria pode se autopolinizar, ainda que parcialmente.Para melhor rendimento, recomenda-se plantar outras variedades de peras próximas à árvore, o que proporcionará polinização cruzada. Por exemplo, a variedade Pamyati Yakovlev ou Duquesa.
Cuidando da variedade Simply Maria
Recomenda-se cuidar da árvore, regá-la nos períodos de seca e podar anualmente os galhos secos e doentes. Se o rendimento for fraco, o solo próximo à planta é fertilizado com matéria orgânica ou minerais.
Rega
Durante o verão seco, a árvore precisa ser regada. Despeje 2 ou 3 baldes de água sob a raiz. O procedimento é realizado 3 vezes por semana. Imediatamente após o plantio, as árvores jovens são irrigadas regularmente no primeiro mês - em dias alternados, um balde de água é derramado sob a raiz. Recomenda-se também umedecer o solo próximo à pêra na primavera seca, na época da floração e formação dos ovários. Imediatamente após a rega, o solo ao redor da árvore fica solto. O solo não deve ser umedecido demais. Em condições de excesso de umidade, as raízes começarão a apodrecer.
Cobertura morta
O solo ao redor da árvore pode ser polvilhado com cobertura morta. Atrasa a evaporação da umidade e evita o crescimento de ervas daninhas. Grama cortada, palha, casca fina ou serragem são usadas como cobertura morta.
Abrigo
Só que Maria tolera bem o inverno, mas é aconselhável isolar as árvores jovens para que não morram com fortes geadas. Antes de se abrigar, limpe a área próxima à árvore de folhas caídas e ervas daninhas. É aconselhável branquear o tronco com uma solução que proteja a pêra dos roedores.
A árvore é cercada por junco seco ou palha e amarrada com estopa no topo. Você pode comprar uma cobertura especial para abrigo de árvores de jardim no inverno. O solo próximo à árvore é polvilhado com uma camada alta (até 30 centímetros) de cobertura morta.
Aparar
A formação da copa ocorre no início da primavera ou no final do outono.A poda de primavera é realizada antes do florescimento das folhas. Outono - depois que toda a folhagem caiu da árvore. A copa é desbastada, os ramos doentes e secos são cortados e vários ramos principais ficam na pêra. Os ramos superiores são removidos - não dão frutos. Os rebentos laterais são encurtados em um terço. A copa é formada no segundo ou terceiro ano após o plantio de uma planta jovem em terreno aberto.
Fertilizante
Maria só precisa de alimentação para a terceira safra após o plantio. Em um ano, a árvore deve crescer 30-50 centímetros. Se as taxas de crescimento forem baixas, a pêra precisa de alimentação. Na primavera, antes que os botões se abram, você pode colocar um balde de verbasco ou excrementos de pássaros dissolvidos em água sob a pêra. Um mês depois, quando as folhas florescem, o solo é fertilizado com fertilizantes nitrogenados (Uréia).
Uma árvore adulta precisa de alimentação na época da floração e formação do ovário. Recomenda-se fertilizar as peras com os seguintes preparados: Nitrophoska, Azofoska, Diammofoska, Bona Forte, Mestre, Agrícola. No momento do amadurecimento dos frutos, a pêra é fertilizada com superfosfato e nitrato de potássio.
Para o inverno, Simply Maria pode ser polvilhado com cinza de madeira seca (200 gramas adicionados ao solo solto). Este fertilizante natural contém muito potássio e fósforo.
Possíveis doenças e seu tratamento
Só que Maria tem excelente imunidade para muitas doenças. No entanto, em verões chuvosos e frescos a planta pode adoecer. Para prevenir doenças, as peras são pulverizadas com produtos químicos e fungicidas.
Doenças e tratamentos:
- Crosta.
Uma doença fúngica que afeta folhagens e frutos. Primeiro aparecem manchas marrons nas folhas e depois nos próprios frutos. Os frutos quebram e ficam duros. Os frutos doentes são removidos da árvore.A própria pêra é pulverizada com calda bordalesa ou fungicidas.
- Moniliose.
O fungo infecta os frutos com podridão, tornando-os totalmente impróprios para consumo. Os frutos doentes são removidos da árvore. A pêra é pulverizada com calda bordalesa, sulfato de cobre ou fungicidas (Fitosporin, Strobi).
- Fungo fuliginoso.
Aparece após um ataque de pulgões. As secreções desse inseto são um terreno fértil para microorganismos. Uma camada preta semelhante a fuligem aparece nos frutos e folhas. Os frutos doentes são removidos da árvore. A própria pêra é pulverizada com fungicidas.
Durante o amadurecimento dos frutos, para prevenção e controle de fungos, recomenda-se irrigar a árvore com soluções preparadas com adição de soda e enxofre coloidal. A pêra pode ser borrifada com infusão de alho e cebola. Você pode adicionar alguns cristais de permanganato de potássio à água para irrigação. É aconselhável polvilhar a base da árvore com um punhado de cinza ou cal.
Pragas e seu controle
Simplesmente Maria tem muitas pragas. Os insetos (pulgões, besouro da flor da pera, ácaros, mariposa da pera) danificam as folhas, as flores e os próprios frutos. As pragas não toleram odores muito fortes. Recomenda-se plantar absinto, malmequeres, alfazema e sálvia perto da árvore.
Durante o período de atividade máxima dos insetos, fitas adesivas são penduradas nos galhos. Recomenda-se pulverizar a árvore com repelentes de insetos (Lepidocida, Bitoxibacilina). Para combater os insetos, são utilizados inseticidas (Aktellik, Aktara, Konfidor-Maxi). Os carrapatos são destruídos com acaricidas (Neoron, Apollo).
Colheita e armazenamento
Simplesmente Maria amadurece no final do outono. As peras são colhidas da árvore ainda verdes, quando estão duras e têm uma superfície verde-amarelada. O período de colheita ocorre durante outubro e início de novembro.As frutas são armazenadas em local fresco. Temperatura de armazenamento - de 0 a 2 graus Celsius. Nessas condições, as frutas podem repousar e não perder a apresentação e o sabor até o Ano Novo.