A pêra, conhecida por muitos jardineiros pelo nome de Abbot Vettel, tem frutos grandes e oblongos. Essas frutas têm um sabor adocicado delicado, são suculentas, mas não estragam por muito tempo e podem, se bem armazenadas, durar até o Ano Novo. As peras amadurecem no início do outono e são colhidas dos galhos meio verdes. Os frutos não amadurecem nas árvores, mas em ambientes frescos. Esse método de colheita não foi escolhido por acaso - se os frutos amadurecem nos galhos, suas características gustativas diminuem.
- Descrição e características da pêra Abbot Vettel
- Vantagens e desvantagens
- Recursos de pouso
- Prazos
- Local de pouso
- Qual é o melhor material para crescer?
- Distâncias entre árvores
- Tecnologias de plantio
- Regras de cuidado de árvores
- Modo de rega
- Cobertura
- Inverno
- Rejuvenescimento
- Doenças e pragas
- A quais regiões a variedade está mais adaptada?
Descrição e características da pêra Abbot Vettel
A variedade francesa de peras com fragrância incomum é cultivada há muito tempo nos países do sul da Europa. Agora essas frutas se espalharam pelos jardins da Rússia Central. Abbot Vettel é uma fruta doce, suculenta e que derrete na boca.
Tem um sabor agradável, sentindo-se sutis notas ácidas. A polpa da fruta é adocicada-picante, oleosa, densa, de cor creme. Os frutos são grandes e oblongos, o peso de um fruto chega a 250 gramas. A casca de uma pêra madura é áspera, de cor amarela e pontos marrons são visíveis na superfície. Esse variedade de sobremesa de peras Durante a maturação fica coberto por um leve rubor.
Uma árvore adulta atinge 3 metros de altura. Começa a frutificar 4 anos após o plantio. Abbot Vettel é uma variedade autofértil. Para obter uma boa colheita, não há necessidade de plantar outras variedades de peras nas proximidades.
Vantagens e desvantagens
Prós:
- autofertilidade;
- aparência comercial;
- excelentes características de sabor;
- resistência média à crosta, podridão, câncer.
Desvantagens:
- baixa resistência ao gelo;
- Rendimento médio.
Recursos de pouso
O abade Vettel adora solo negro e argila fértil. Como todos os tipos de peras, odeia solo ácido. Para normalizar o equilíbrio ácido-base, recomenda-se fertilizar o solo com cinza ou cal. A pêra pode ser cultivada em arenito. Primeiro você precisa fertilizar o solo com verbasco, adicionar grama e terra preta.
Prazos
As mudas podem ser plantadas no outono e na primavera. Muitos jardineiros preferem o plantio no outono. A árvore é plantada quando termina a queda das folhas. Antes do início do frio, a muda jovem deve ter tempo para se adaptar às novas condições.Na primavera, as árvores são plantadas antes que os botões despertem. O plantio na primavera é preferível para as regiões sul e o plantio no outono para a Zona Média.
Local de pouso
Recomenda-se que Abbot Vettel seja plantado em local iluminado, longe de árvores altas e prédios altos. A pêra não gosta de solo pantanoso. À medida que cresce, seu sistema radicular atinge 8 metros de comprimento. As raízes penetram profundamente no solo, portanto devem ser evitadas áreas com níveis de água subterrânea muito elevados.
Qual é o melhor material para crescer?
Abbot Vettel cresce melhor a partir de uma muda de 1,5 metro de altura com um ou dois anos de idade. É aconselhável comprar árvores jovens em viveiros, onde poderá sempre pedir ao vendedor um certificado de qualidade. Não é recomendável comprar mudas de árvores frutíferas em feiras espontâneas. Os vendedores nem sempre fornecem informações confiáveis sobre o produto.
A pêra pode ser propagada por estacas ou enxertia. É verdade que para isso é necessário cortar um pequeno galho da árvore-mãe. É enraizado no solo ou enxertado em qualquer outra variedade de peras. A árvore se reproduz por camadas. Para fazer isso, um galho de pêra jovem é dobrado até o chão e polvilhado com terra. Quando as raízes aparecem, as mudas são cortadas da árvore-mãe.
Distâncias entre árvores
O Abade Vettel atinge apenas três metros de altura. É aconselhável não plantar outras plantas perto da pêra que possam sombreá-la. A distância entre mudas vizinhas é de 4 ou 5 metros. Entre linhas - pelo menos 5 ou 6 metros.
Tecnologias de plantio
Para plantar, é necessário cavar um buraco com 70 centímetros de profundidade. Recomenda-se enriquecer o solo com composto (5 quilos), superfosfato e potássio. Antes do plantio é aconselhável colocar as raízes da muda em água por 12 horas, podendo-se adicionar um comprimido de Heteroauxina. Coloque pedras no fundo do buraco para drenagem.
A muda é inserida na cova e coberta com terra até o colo da raiz. Em seguida, 3 baldes de água são despejados sob a raiz. O solo próximo à árvore está bem compactado. A pêra é uma planta muito frágil. Um suporte deve ser instalado próximo a ele.
Regras de cuidado de árvores
Essa variedade de peras, com os devidos cuidados, podas regulares e alimentação oportuna, pode produzir uma colheita de até 45 quilos por árvore. Se você não cuidar da pêra, sua copa ficará grossa e os frutos ficarão pequenos e azedos.
Modo de rega
Abbot Vettel é regado durante a primavera e o verão secos. Uma árvore jovem precisa de 3 regas por semana. Um balde de água é colocado sob a raiz. Uma pereira adulta é regada com mais frequência. Na primavera seca, durante a floração e formação dos ovários, a árvore é regada em dias alternados. 2 ou 3 baldes de água são despejados no solo. A rega pode ser combinada com fertilização, remoção de ervas daninhas e soltura do solo.
Cobertura
Na primavera, o Abade Vettel é fertilizado com uma solução de esterco de galinha ou verbasco. Pegue 3 quilos de matéria orgânica por balde de água. A área ao redor do tronco é coberta com húmus. Durante a formação dos ovários, fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio são adicionados ao solo. As peras são alimentadas com uréia, sulfato de amônio e nitrato de amônio.
No outono, antes do inverno, são adicionados ao solo superfosfato em pó, farinha de fosforita e sulfato de potássio. Os fertilizantes orgânicos e minerais não podem ser aplicados ao mesmo tempo. Deve haver um intervalo entre eles - pelo menos 14 dias.
Inverno
No primeiro inverno, a árvore jovem deve ser coberta. O tronco é coberto com palha seca até uma altura de 30 centímetros. A árvore é envolta em palha seca, agrofibra e isolamento de construção. Antes do inverno, o tronco deve ser pintado com cal apagada. A caiação protege a pêra de roedores e pragas.Você pode colocar galhos de abeto ao redor da árvore. Possui boas propriedades de isolamento térmico e protege o tronco dos ratos.
Rejuvenescimento
Abbot Vettel é uma planta que adora luz. Sua copa precisa ser desbastada periodicamente. Ao eliminar galhos desnecessários, eles formam um esqueleto de árvore que sustentará frutos grandes. A poda é realizada no início da primavera, antes do despertar dos botões. Os ramos são removidos por encurtamento ou desbaste. Se a árvore crescer fortemente para cima, as pontas dos galhos serão encurtadas em um terço. Ao desbastar, os galhos são removidos completamente. Este procedimento evita a formação de uma coroa muito espessa.
As peras velhas precisam de rejuvenescimento. As árvores maduras são rejuvenescidas para aumentar a produtividade e ativar a frutificação. Uma vez a cada 3 anos, os ramos velhos são cortados em um terço ou completamente, deixando os ramos jovens e saudáveis. Certifique-se de remover o tronco central - ele é infrutífero. No outono, antes do inverno, são cortados galhos secos, podres e quebrados.
Doenças e pragas
A luta contra doenças e insetos precisa começar na primavera. Recomenda-se tratar o tronco da árvore com cal apagada. Para prevenir doenças no verão, a copa é borrifada com fungicidas, solução de calda bordalesa ou sulfato de cobre. Durante o período de floração e formação dos frutos, a pêra é irrigada com inseticidas para evitar o aparecimento de pragas.
Doenças e tratamentos:
- Crosta.
Manchas marrons aparecem nas folhas e frutos. Os frutos quebram, param de amadurecer e ficam duros. Os frutos doentes são removidos da árvore. Os restantes são pulverizados com calda bordalesa ou fungicidas (Scor).
- Moniliose.
O fungo ataca os frutos e faz com que apodreçam. As peras doentes são removidas dos galhos. Os restantes são irrigados com calda bordalesa ou solução fraca de cal.
- Ferrugem.
Folhas e frutos são afetados por um fungo que deixa manchas redondas e alaranjadas. Os frutos doentes são colhidos. A árvore é tratada com calda bordalesa ou Kuproxat.
A quais regiões a variedade está mais adaptada?
Abbot Vettel foi originalmente cultivado apenas nos países do sul. Agora esta variedade começou a ser plantada na região Central da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia. Pear adaptou-se bem à vida nas Latitudes Médias. É verdade que a árvore precisa ser isolada para o inverno.
Depois de hibernar com sucesso, a árvore desperta na primavera, dá frutos no verão e amadurece na primeira quinzena de setembro. Os frutos são colhidos da árvore ainda verdes. Frutos densos e saudáveis são retirados junto com o pedúnculo. Durante a colheita, é aconselhável não riscar nem deixar cair as peras, caso contrário, deteriorar-se-ão rapidamente. Armazene as frutas em local escuro, seco e fresco, com temperatura de 0 a 5 graus Celsius.