Muitas pessoas gostam de peras doces. Os criadores desenvolveram muitas variedades com frutas doces para cultivo em hortas. Vejamos a descrição da pêra sobremesa, seus prós e contras, as nuances do cultivo e recomendações de cuidados. Como proteger as peras de doenças e pragas, quando colher, como e por quanto tempo armazenar a colheita.
- História da criação
- Principais características e descrição da variedade
- Lados positivos e negativos
- As nuances do cultivo da pêra tardia Dessert Rossoshanskaya
- Quando e onde plantar
- Regras de pouso
- Recomendação para cuidados com as culturas
- Regar e fertilizar
- Poda e inverno
- Pragas e doenças
- Colheita e armazenamento
História da criação
A variedade de outono Dessertnaya foi cultivada em 1952 na estação de horticultura Rossoshanskaya.Para o cruzamento foram utilizadas a variedade de verão Forest Beauty e a de inverno Bere e de inverno Michurina. A variedade é zoneada de acordo com as regiões das regiões Central, Central da Terra Negra e Norte do Cáucaso.
Principais características e descrição da variedade
O início do amadurecimento dos frutos da variedade Dessertnaya é no início de setembro. Continua até novembro. As peras maduras são lindas - amarelas com um tom rosa. Peso – 150 g O sabor é doce, o que corresponde ao nome da variedade. As peras são macias, suculentas, com casca fina mas densa, adequadas para transporte e armazenamento. Durante o armazenamento, o sabor e o aroma da fruta não mudam.
Lados positivos e negativos
As nuances do cultivo da pêra tardia Dessert Rossoshanskaya
São plantadas mudas de 1 ou 2 anos. As árvores mais velhas criam raízes menos bem. Selecione apenas mudas saudáveis, bem desenvolvidas, com sistema radicular denso, com brotos uniformes, cobertos com casca lisa e intacta.
Na véspera do plantio, a muda é preparada: as pontas das raízes e o topo dos brotos são cortados em 1/3. Em seguida, as raízes são embebidas em uma solução de estimulador de formação de raízes. O tratamento acelera o crescimento de novas raízes e reduz o período de enraizamento.
Quando e onde plantar
Mudas de pêra sobremesa são plantadas na primavera ou no outono. Na primavera - antes do desabrochar das folhas nos brotos, no outono - após a queda das folhas, ou seja, durante o repouso da planta.
Para o plantio é necessário escolher um local aberto, ensolarado e protegido do vento. Você deve recuar pelo menos 2 m de cercas e edifícios.
O solo é preparado pouco antes do plantio da muda. Eles limpam a área de restos de plantas, desenterram, cavam buracos para plantio - com profundidade e diâmetro de pelo menos 0,7-1 m. Uma camada de drenagem é colocada no fundo e uma camada em cima dela de húmus e cinzas misturadas com a mesma quantidade de solo escavado.
Regras de pouso
As raízes da planta são baixadas para a cova de plantio e espalhadas uniformemente por todo o volume da cova. Polvilhe com terra e compacte. Regue com 1-2 baldes de água, polvilhe com uma camada de terra seca e cobertura morta. Perto é colocada uma estaca, à qual é amarrado o tronco para que a muda não se incline para o lado.
Recomendação para cuidados com as culturas
Imediatamente após o plantio de uma muda de pera Sobremesa, começam os cuidados com ela. Tanto as árvores jovens como as maduras requerem cuidados constantes. Precisa ser regado, fertilizado, podado e garantir que as árvores permaneçam saudáveis e que as pragas não se multipliquem nelas.
Regar e fertilizar
Uma muda jovem de Dessertnaya é regada com frequência, para que o enraizamento corra bem é preciso manter o solo úmido. Após o enraizamento, regue uma vez a cada 2 semanas. No outono é feita a irrigação com recarga de água. As peras frutíferas maduras são regadas se o solo estiver muito seco. As árvores precisam especialmente de umidade durante a frutificação. Em clima quente, se não houver umidade suficiente, as peras ficarão pequenas e secas.
A rega pode ser combinada com fertilização. A pêra sobremesa aceita bem fertilizantes orgânicos e minerais. As árvores são fertilizadas pelo menos 3 vezes por temporada: na primavera, após a floração e no meio do período de formação dos frutos.No início do período vegetativo necessitam de nitrogênio, depois o fósforo e o potássio passam a ser os principais elementos. Eles usam salitre, uréia, superfosfato e sais de potássio. Da matéria orgânica - estrume podre, composto, cinza de madeira.
Poda e inverno
A poda é feita no outono, na limpeza do jardim, ou na primavera, quando o clima esquenta. Corte todos os galhos secos afetados por doenças e pragas, saudáveis, mas desnecessários, que crescem dentro da copa. Após a poda, o tronco e as partes inferiores dos ramos esqueléticos são branqueados com cal. Para o inverno, cubra o círculo do tronco da árvore com palha, feno e folhas secas. A cobertura morta protegerá as raízes do congelamento. Na primavera é substituído por uma nova camada.
Pragas e doenças
A pêra sobremesa é resistente a fungos, mas não será evitada pela pulverização preventiva com fungicidas em condições climáticas propícias à proliferação de pragas.
A pêra doce pode sofrer infestação de formigas. O tratamento com preparações inseticidas ajuda contra os insetos. Você também pode colocar um cinto de caça no tronco e colocar iscas e armadilhas.
Colheita e armazenamento
Sobremesa - variedade outonal, os frutos são colhidos ligeiramente verdes e encaminhados para armazenamento. Eles podem ser armazenados em local fresco, seco e escuro durante o outono e início do inverno. Eles são colocados em caixas rasas em no máximo 3 camadas, com papel colocado sob cada camada. Durante o armazenamento, os frutos são separados, selecionando-se os podres ou murchos.
Para consumo in natura, as peras maduras são colhidas quando amarelam, adquirem um aroma característico e a polpa fica macia e doce. Eles são usados para fazer conservas, geléias e outras preparações de sabor adocicado.
A pêra sobremesa é conhecida por suas frutas doces e perfumadas. Trata-se de uma variedade outonal, pelo que são adequadas tanto para consumo imediato após a colheita como para armazenamento.A sobremesa é uma excelente variedade para cultivo em jardins privados para consumo doméstico das frutas.