A pereira, conhecida como Packham, emigrou para a Rússia há relativamente pouco tempo. Antes disso, ela cresceu na Austrália e na América do Sul. Suas qualidades gustativas são apreciadas por muitos russos. Pakham é uma fruta agridoce, muito suculenta, mas com polpa densa. Após a colheita, os frutos são armazenados em local fresco. Quando armazenadas corretamente, as frutas não perdem o aroma e o sabor.
- Descrição, características e história de origem da variedade
- Descrição da árvore
- Descrição da fruta
- Prós e contras da pêra Packham
- Características do cultivo de uma planta
- Escolhendo um local e horário para pousar
- Preparando a cova de plantio
- Preparação de mudas
- Esquema de plantio
- Regras para cuidar de peras
- Fertilizante
- Rega
- Poda e rejuvenescimento
- Inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
Descrição, características e história de origem da variedade
A pêra Packham apareceu nos jardins dos jardineiros domésticos há relativamente pouco tempo. Ela é originária da Austrália. É uma variedade da variedade Bartlett. Packham foi criado no final do século 19 pelo australiano C. Packham. Essas frutas são exportadas para a Rússia do Chile, Argentina e África do Sul. As mudas podem ser plantadas em regiões de clima temperado, mas devem ser isoladas para o inverno.
Descrição da árvore
A planta tem formato piramidal. Cresce até 3 metros. Os galhos da árvore são fortes. As folhas são de tamanho médio, lisas e verdes. Com o peso da colheita, os galhos caem e dão à árvore um formato extenso. Pakham produz uma colheita apenas 4 ou 5 anos após o plantio. Depois dá frutos regularmente durante 30 anos.
A produtividade é superior a 100 quilos de frutos de uma árvore.
Descrição da fruta
Pakham forma frutos grandes. O peso de uma fruta é de 150 a 190 gramas. Na aparência, são em forma de pêra, ligeiramente protuberantes. A pele deles é áspera. Os frutos são inicialmente de cor esverdeada, mas tornam-se amarelos à medida que amadurecem. Pontos marrom-esverdeados são visíveis em toda a superfície.
A fruta madura apresenta polpa aromática, doce e suculenta. Quando cortado, apresenta cor creme claro e estrutura densa. Pakham tem um sabor agridoce. Ao ser mordido, o fruto maduro tritura e sua polpa apresenta formações rochosas.
Prós e contras da pêra Packham
Prós:
- alta produtividade;
- excelentes propriedades de sabor;
- as frutas colhidas são armazenadas por muito tempo.
Desvantagens:
- baixa resistência ao gelo;
- muitas vezes ficam doentes e são atacados por pragas.
Características do cultivo de uma planta
Pakham é uma planta que adora calor. Recomenda-se plantar em locais protegidos do vento. A pêra adora muita luz solar e não tolera solo pantanoso. O excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes.
Escolhendo um local e horário para pousar
Pakham cresce em qualquer solo, mas prefere solo argiloso e solo preto. Pode produzir colheitas em solo arenoso se for fertilizado com matéria orgânica e minerais. A pêra não gosta de solo muito úmido. Não é aconselhável plantar à sombra de outras árvores. Packham não é propenso à autopolinização. Recomenda-se plantar próximo a outras variedades de peras.
Pakham pode ser plantado no início da primavera ou no final do outono. O plantio na primavera é preferível para regiões com climas quentes. As mudas são enterradas no solo até que os botões se abram. No outono, as árvores são plantadas antes do início da geada, para que tenham tempo de se adaptar ao novo ambiente.
Preparando a cova de plantio
Antes de plantar, você precisa cavar um buraco raso - até 1 metro de profundidade. Deve permanecer aberto por algum tempo. O solo escavado é misturado com húmus, areia e fertilizantes minerais (potássio e superfosfato).
Preparação de mudas
É melhor comprar material de plantio em viveiros. As mudas não devem ter mais de dois anos. A altura da planta para plantio é de cerca de 1,5 metros. A árvore deve ter galhos flexíveis e um sistema radicular forte. Antes do plantio, a muda é colocada em solução de Heteroauxina por 12 horas. Estimula o crescimento do sistema radicular.
Esquema de plantio
Parte do solo escavado e fertilizado é despejado de volta no buraco. Em seguida, a muda é imersa nela e borrifada com terra até o colo da raiz. Após o plantio, dois baldes de água sedimentada são colocados sob a raiz.
Regras para cuidar de peras
Com os devidos cuidados e fertilização regular, Pakham dá uma boa colheita. As árvores precisam de poda e rejuvenescimento anuais. Durante a estação seca, é recomendável regá-los.
Fertilizante
Pakham é fertilizado várias vezes por ano.Primeiro, no início da primavera, antes do aparecimento das primeiras flores, fertilizantes nitrogenados e verbasco são adicionados ao solo. Na primeira metade do verão, a pêra precisa de fertilização com potássio, magnésio e fósforo. Após a colheita dos frutos para o inverno, a árvore pode ser fertilizada com potássio e fósforo.
Rega
É aconselhável regar as árvores durante os períodos de seca. Obrigatório - durante a floração e frutificação. As árvores jovens precisam de rega regular. Após o plantio na primavera, eles precisam ser reabastecidos em dias alternados (um balde de água por vez). Após a rega, é aconselhável soltar o solo. Recomenda-se cobrir o solo ao redor da árvore com feno seco ou casca de árvore.
Poda e rejuvenescimento
A formação da copa é realizada no início da primavera, antes da abertura dos botões. Galhos laterais, velhos, secos e doentes são aparados. Eles são cortados completamente, sem deixar tocos. Restam rebentos jovens e vários ramos grandes perto do tronco. Recomenda-se desbastar a copa no final do outono. A cada 5 anos a árvore é rejuvenescida. Os rebentos novos são deixados e os rebentos velhos são cortados.
Inverno
É aconselhável isolar as árvores jovens antes do início da geada. Seus troncos são forrados com palha, junco ou talos de milho seco. O topo da árvore é adicionalmente embrulhado em estopa ou filme.
Proteção contra doenças e pragas
Packham fica doente com frequência. Esta fruta é frequentemente atacada por pragas de insetos. Para prevenir doenças, recomenda-se tomar medidas preventivas e pulverizar a árvore com produtos químicos especiais. Em caso de doença, a árvore é tratada e os frutos ou galhos doentes são removidos.
Doenças:
- Crosta.
Devido ao fungo, aparecem manchas marrons nas folhas e depois nos próprios frutos. A fruta racha e sua polpa fica ossificada.As peras infectadas são removidas da árvore e os frutos são borrifados com uma mistura bordalesa a 1% ou uma solução de sulfato de cobre.
- Moniliose.
A infecção fúngica leva ao apodrecimento dos frutos. Os frutos infectados são removidos da árvore e a própria pêra é pulverizada com produtos químicos (Chorus, mistura bordalesa, Strobi). Fitosporin-M é usado para prevenção.
- Câncer negro.
A doença afeta tronco e galhos. Os microrganismos formam pequenas fissuras e rasgam a casca. Os fungos entram na ferida e causam apodrecimento. A área afetada é cortada e tratada com solução de sulfato de cobre e depois coberta com argila.
Os inseticidas são usados para controlar insetos. Folhas e ovários danificados, bem como pragas mortas após a pulverização, caem no chão sob a árvore. Esse lixo deve ser varrido e queimado no fogo.
Colheita e armazenamento
Recomenda-se a colheita dos frutos no início de setembro, antes de estarem totalmente maduros, quando já estão ligeiramente amarelados. Os frutos são colhidos da árvore e colocados em cestos ou caixas. Recomenda-se armazenar as frutas em local fresco. Aqui eles amadurecem por 14 dias. Temperatura de armazenamento - de 0 a 2 graus. As peras não perdem o sabor e a aparência por 1 a 2 meses.