Algumas árvores frutíferas interessam não apenas aos jardineiros e residentes de verão, mas também aos paisagistas. A pêra decorativa é uma árvore incrível que tem um aspecto elegante e decora o local de forma original, principalmente no outono. Uma vantagem é o cuidado simples com a lavoura, muito procurada também no paisagismo urbano de parques e praças.
Descrição e características da cultura
A pátria das peras ornamentais é a China. As árvores destacam-se pelo seu aspecto atraente e variado. Variedades de culturas decorativas diferem de várias maneiras:
- cor e formato das folhas;
- altura do tronco, tamanho e formato da copa;
- condições de cultivo (umidade e composição do solo, resistência às geadas, ventos).
A variedade anual de abóbora trepadeira é erroneamente classificada como uma árvore. O equívoco sobre a pêra “trepadeira” surge da aparência do fruto, uma vez que nas videiras da abóbora se formam pequenos frutos em formato de pêra.
Variedades comuns
Quase todas as variedades de peras ornamentais se distinguem pelo rápido crescimento e floração exuberante de coroas de vários formatos (oval, redonda, piramidal). Algumas variedades são especialmente populares.
Chantecler de Callera
As árvores florescem em maio, às vezes a floração coincide com o período de floração das folhas.
Os rebentos que crescem verticalmente formam primeiro uma coroa em forma de cone e, com o tempo, os ramos da videira conferem-lhe uma forma piramidal solta.
Callery Bradford
A pêra atinge 11-12 m de altura e tem uma copa volumosa, cujo diâmetro pode atingir 8-9 m.
As árvores podem decorar um local de forma original por 20-25 anos.
Salgueiro
A pêra fotófila cresce lentamente, o tronco atinge 7 a 9 m de altura (o diâmetro da copa é de 3 a 4 m), mais frequentemente plantado no Cáucaso e na Ásia.
Uma característica distintiva da Willow Pear é a coroa em forma de tenda formada por galhos caídos. Quando florescem na primavera, as folhas estreitas apresentam uma tonalidade prateada, que gradualmente se torna cinza-esverdeado ao longo da estação.
Colina da Praia
As árvores se desenvolvem bem em áreas iluminadas. Recomenda-se o plantio de mudas em áreas com solo levemente alcalino.
A coroa piramidal é formada por ramos fortes com folhas ovais verdes claras.
Plantio e cuidado
Um local ensolarado ou levemente sombreado é ideal para o plantio de mudas. Sem plena luz solar (pelo menos 5-6 horas por dia), as árvores florescerão mal e a rica cor outonal da folhagem não será obtida.
Portanto, é importante monitorar a rega das mudas. A poda da copa é feita para fins decorativos.
Métodos de proteção contra doenças e pragas
As variedades de peras ornamentais são resistentes à murcha, podridão, fungos do carvalho ou queimaduras. O tratamento preventivo das árvores é feito para prevenir a infecção por manchas pretas e cachos.
A pulverização é realizada com soluções de “Topázio”, “Fitosporin-M”. Se aparecerem áreas afetadas na copa, os ramos doentes são cortados e queimados.
Colheita
Ao plantar peras, é preciso levar em consideração que se trata principalmente de uma cultura ornamental e não de frutas. A maioria das variedades produz pequenos frutos não comestíveis. Mas algumas variedades permitem a colheita. As peras Beach Hill crescem de 2 a 2,5 cm de diâmetro e têm um sabor ácido característico. Pequenos frutos da variedade Chantecleer, de até 1 cm de diâmetro, amadurecem para o amador.
A principal vantagem da cultura é o seu aspecto decorativo requintado, principalmente na época da floração. As árvores decoram de forma criativa não apenas os jardins privados, mas também as vielas e praças da cidade. A maneira mais fácil de cultivar é em climas temperados.