“Topsin M” é um fungicida que pertence ao grupo dos produtos químicos para sistemas de contato, as instruções de uso indicam sua capacidade de proteger as plantas contra infecções e tratar nos estágios iniciais. O produto elimina infecções fúngicas (as doenças de plantas mais comuns, representando 80%) em hortas, hortas e culturas arvenses. Além disso, a droga destrói pragas de insetos.
- Composição e forma de liberação do fungicida "Topsin M"
- Principais vantagens e desvantagens
- Ação da substância ativa
- Preparação da solução de trabalho e instruções de uso
- Pulverização de pepinos
- Árvores frutiferas
- Vinhas e arbustos de frutos silvestres
- Raízes
- Cumprimento das medidas de segurança
- O grau de toxicidade da droga
- Compatibilidade com outros pesticidas
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos do produto
O agroquímico é muito procurado em fazendas grandes e privadas de grãos, frutas, vegetais e frutas de caroço. Pode ser combinado com outras substâncias, o produto é seguro para o corpo.
Composição e forma de liberação do fungicida "Topsin M"
O produto é produzido em 2 formas - emulsão de 10 ml em frasco ou em embalagens plásticas de 5 litros. O pó é acondicionado em embalagens de 10 g, 25 g, 500 g A substância ativa é o tiofano-metil. Concentração em emulsão - 50%, em pó - 70%.
Principais vantagens e desvantagens
Os jardineiros destacam as principais prioridades do Topsin M:
- Aparece nas primeiras horas após o tratamento, a duração da ação é de até um mês.
- Combate mais de uma doença.
- Compatível com muitos produtos, exceto aqueles que contêm cobre e álcalis.
- O produto é capaz de estimular o crescimento celular em culturas e melhorar a fotossíntese.
- Ajuda a restaurar árvores contra danos mecânicos (granizo, poda). O produto é ligeiramente tóxico, seguro para plantas melíferas, humanos e plantas.
Uma das desvantagens é a dependência de patógenos à substância ativa. Neste caso, é necessário alterná-lo com outros fungicidas.
Além disso, o produto não é capaz de destruir a peronospora e é ineficaz em temperaturas abaixo de +15 C. O tiofano-metil em overdose é perigoso para humanos, animais de estimação e habitantes de corpos d'água.
Ação da substância ativa
O principal componente do produto químico é absorvido uniformemente pelas folhas, brotos e sistema radicular.Atingindo a área afetada, suprime a divisão celular do patógeno, bloqueia a respiração, evitando o despertar do micélio e a germinação dos esporos.
O produto trata lesões doentes, espalhando-se pelas raízes, e protege contra parasitas do solo.
"Topsin M" livra flores, vegetais e frutas de pulgões, besouros das folhas e seus ovos.
Preparação da solução de trabalho e instruções de uso
A solução Topsin é preparada antes do processamento. A dose recomendada é de 10-15 g por 10 litros de água.
A suspensão é agitada gradativamente, primeiro despeje ¼ de água no pulverizador, adicione a dosagem necessária, feche, agite, adicione o restante do líquido. Durante a operação, a solução é agitada periodicamente para evitar sedimentos.
O pó também é umedecido gradativamente com água e depois levado ao volume necessário. Recomenda-se pulverizar as plantas somente antes ou depois da floração. Frequência: 2 vezes por temporada com intervalo de 14 dias.
Pulverização de pepinos
Pepinos em campo aberto são pulverizados quando aparece o oídio, desde a germinação até a formação de pepinos. Cálculo: 3 litros de solução por 100 metros quadrados. M. Pó por 10 litros de água precisa de 2,5-4 g, suspensão - 3,5-6 ml.
Árvores frutiferas
As árvores requerem 10 litros de solução por adulto e 2 litros por jovem. Pulverize para sarna, coccomicose, oídio 2 vezes, antes da floração e depois. Tome 10-15 g de pó, 15-20 ml de suspensão por balde de água.
Vinhas e arbustos de frutos silvestres
Uvas e groselhas são tratadas contra podridão cinzenta, antracnose, oídio, oídio, usando 10-15 g de pó ou 15-20 ml de suspensão. Multiplicidade - antes da floração, após a colheita. Um arbusto requer cerca de 5 litros de solução.
Raízes
Para beterraba sacarina e outras raízes, tome 2-3 g de pó, 2,5-4 ml de suspensão por 10 litros de água.O tratamento é permitido 3 vezes durante a estação de crescimento para a ferrugem da cercospora e o oídio.
Cumprimento das medidas de segurança
Para pulverizar, opte por clima seco, sem vento. Roupas de proteção, óculos de proteção, respirador e luvas são necessários. Os resíduos não devem ser despejados em corpos d'água próximos. É proibido utilizar o produto próximo a corpos d'água, apiários ou próximo a animais.
O grau de toxicidade da droga
"Topsin-M" não é muito perigoso para os humanos (2ª classe). As queimaduras na pele e nas mucosas não permanecem em caso de contato acidental. Moderadamente perigoso para abelhas - 3ª classe, para peixes e organismos aquáticos - 1ª classe de perigo (muito tóxico).
Compatibilidade com outros pesticidas
O produto pode ser misturado com fungicidas, com preparações contra carrapatos (acaricidas), contra insetos nocivos (inseticidas), com exceção de substâncias que contenham cobre e álcalis.
Termos e condições de armazenamento
A vida útil máxima de um produto químico em embalagem fechada é de 5 anos. Para fazer isso, você precisa de um quarto escuro e seco, longe de alimentos, rações, medicamentos, crianças e animais de estimação.
Análogos do produto
Existem produtos de uma série de fungicidas que contêm o mesmo princípio ativo.
"Rex Duo" - seus componentes ativos: tiofano-metil 31% e epoxiconazol 18,7%. A droga bloqueia a formação das membranas celulares do fungo, levando à sua morte. Disponível na forma de suspensão. Usado para cereais, beterraba sacarina contra oídio, pirenoforose, septoria.
«Dupla Fênix"é um medicamento de dois componentes contendo tiofano-metil 310 g/l e flutriafol 250 g/l. Projetado para proteger contra fungos (antracnose, septoria, ferrugem, crosta, brusone) culturas de grãos, macieiras, uvas, beterrabas.
Agroquímicos com outra substância ativa: Fitosporin-M, Abiga-Pik, Quadris, Previkur Energy.