Para proteger seu terreno e colher uma boa colheita, cada jardineiro utiliza métodos diferentes para combater infecções. Se métodos simples não resolverem o problema, utilize o fungicida de amplo espectro Coside, as instruções de uso fornecerão informações sobre as especificidades do uso do produto para prevenir diversas patologias.
- Finalidade, composição e forma de liberação do fungicida Koside 2000
- Mecanismo de ação da droga
- prós
- Desvantagens
- Método para preparar a solução de trabalho
- Tomates
- Batata
- Cebola
- Uva
- Pêssego
- árvore de maçã
- Morango
- Instruções de uso
- Medidas de precaução
- Toxicidade da droga
- Compatibilidade
- Condições e períodos de armazenamento do fungicida
- Análogos existentes
Finalidade, composição e forma de liberação do fungicida Koside 2000
O medicamento pertence a um dos novos agentes de contato à base de cobre. Ele foi projetado para proteger as hortaliças e hortaliças contra infecções e pode prevenir doenças fúngicas e bacterianas das plantas. O efeito protetor é observado por 2 semanas.
A solução é usada para processar batatas, tomates, cebolas, pêssegos, uvas, morangos e outras culturas. O produto é utilizado no tratamento de plantas como medida preventiva contra diversas patologias.
O produto é produzido na forma de grânulos, solúveis em água, de cor verde-azulada. Você pode comprar o pesticida em qualquer embalagem. Para uso particular dos jardineiros, são oferecidos pacotes que variam de 10 a 100 gramas. substâncias. Os grandes produtores agrícolas compram volumes de 1,5 a 10 kg.
Mecanismo de ação da droga
O principal componente do pesticida é o hidróxido de cobre. No produto seco a concentração é de 54% - 540 g por 1 kg de grânulos. cobre
Após a droga atingir a cultura com íons de cobre divalentes, o procedimento de neutralização de esporos e bactérias começa imediatamente. Quando a concentração tóxica atinge o centro da célula, o processo de infecção é interrompido.
Como resultado de medidas preventivas de diversos efeitos dos pesticidas sobre o patógeno, surge um bom efeito. A ameaça de emergência de resistência é mínima.
prós
As vantagens do fungicida incluem o seguinte:
- fácil aplicação devido à pequena quantidade;
- solubilidade fácil e rápida em água;
- baixo grau de formação de espuma;
- capacidade de atomização aprimorada, os bicos não entupem;
- melhor resistência à lavagem pela chuva;
- boa combinação com outros meios;
- O fungicida não é tóxico para insetos benéficos.
Desvantagens
Embora Coside tenha muitos aspectos positivos, ainda é um produto químico tóxico e devem ser seguidas precauções de segurança padrão ao manuseá-lo.
As desvantagens da droga são as seguintes:
- só pode ser usado como medida preventiva, não para tratamento de plantas;
- a proteção das culturas é realizada apenas na superfície, pois não penetra no tecido vegetal;
- o material de embalagem e o armazenamento são inconvenientes;
- em temperaturas acima de +26 graus o uso é proibido, podendo ocorrer queimaduras nas folhas.
Método para preparar a solução de trabalho
Inicialmente, você precisa preparar um masterbatch. Em um recipiente separado, cheio até o meio com água limpa, o volume necessário do medicamento é diluído. A composição é bem misturada até obter uma estrutura homogênea.
Em seguida, o líquido deve ser despejado no tanque do pulverizador, que está 2/3 cheio de água. O agitador é ligado e, misturando lentamente o conteúdo do tanque, ele fica completamente cheio de líquido.
A entrada no local para realizar diversos tipos de trabalhos só é possível 3 dias após o processamento das plantas.
Tomates
Os tomates são pulverizados com a droga para prevenir a requeima de Alternaria, macrosporiose, requeima e requeima.
A mistura para proteger o tomate é preparada na proporção de 50 g. grânulos por 10 litros de água. A pulverização da área com tomate é realizada no máximo 4 vezes com intervalo de 7 a 14 dias. 1 hectare requer 300 litros de composição.
Os vegetais podem ser colhidos e consumidos 2 semanas após o tratamento com Coside.
Batata
O pesticida é usado para prevenir a requeima e a requeima de Alternaria nas batatas. A solução de trabalho é preparada dissolvendo 50 g. produtos em 10 litros de água.
A pulverização do vegetal é realizada até 4 vezes com intervalo de 8 a 12 dias.A última pulverização é realizada 15 dias antes da colheita da batata.
Cebola
Quando está chovendo e fazendo frio lá fora, cebola pode pegar míldio. A doença é prevenida por pulverização: dissolver 50 gramas. produtos em 10 litros de água. A solução é pulverizada 4 vezes, o intervalo é de 2 semanas. O processo preventivo é realizado 14 dias antes da colheita da hortaliça.
Uva
O míldio é uma doença perigosa para os vinhedos. Se a prevenção for feita atempadamente com Coside 2000, a videira ficará salva do míldio.
A solução de tratamento é preparada misturando 30 g. produtos em 10 litros de água. A vinha é pulverizada 4 vezes, a cada 12 dias. As uvas podem ser consumidas um mês após o último tratamento.
Pêssego
Durante o florescimento dos botões das flores na primavera, a árvore pode desenvolver folhas enroladas. Você precisa processá-lo 2 vezes:
- Antes que as flores apareçam.
- Durante o período do cone verde.
O primeiro tratamento é realizado com uma mistura de 60 g. substâncias, a segunda - de 25 g. Consumo por 1 ha – até 1000 litros de solução.
Os pêssegos podem ser colhidos um mês após o tratamento preventivo.
árvore de maçã
Coside é pulverizado em uma macieira contra sarna e moniliose até 4 vezes:
- O primeiro tratamento ocorre quando os botões incham.
- O processo de separação dos botões.
- Após 2 semanas - 3 e 4 tratamentos.
Diluir a solução da seguinte forma: 25-30 g. fundos para 10 l.
É proibido pulverizar a macieira durante o período de floração.
Morango
O pesticida é usado para combater manchas marrons em morangos. As plantações são pulverizadas com uma solução: 20 g. Os produtos são misturados em 10 litros de água. O número de pulverizações não excede 3 vezes. A pulverização inicial é realizada antes do florescimento dos morangos e, a seguir, após 2 semanas.
Instruções de uso
As plantas são processadas durante a estação de crescimento.A pulverização primária é realizada como medida preventiva, todas as outras pulverizações são realizadas se surgirem sinais de doença.
Você pode realizar 3-4 tratamentos por temporada. A pulverização repetida não é realizada antes de 7 a 12 dias.
Medidas de precaução
Ao realizar a prevenção, é necessário seguir as regras:
- Use luvas, máscara, óculos de proteção.
- Se a mistura entrar em contato com a pele ou mucosas, enxágue bem as áreas e troque de roupa.
- Use um comprimido de carvão ativado se Coside tiver penetrado nos órgãos digestivos.
Toxicidade da droga
A droga não é perigosa para os seres humanos (classe de toxicidade 3); também é moderadamente tóxica para as abelhas e organismos que vivem na água.
Compatibilidade
O fungicida é compatível com outros pesticidas além dos inseticidas organofosforados, produtos à base de fosetil alumínio, Tyra e aqueles que formam reação ácida na mistura do tanque.
Condições e períodos de armazenamento do fungicida
Coside pode ser armazenado em uma sala separada onde não há comida por perto.
Análogos existentes
Entre preparações semelhantes feitas à base de sulfato de cobre, destacam-se as seguintes:
- Cupido.
- Meteoro.
- Mercúrio.