Antes de usar o fungicida “Amistar Extra”, é necessário ler as instruções de uso. A droga é caracterizada por uma série de propriedades positivas, mas também apresenta desvantagens. Os componentes têm como objetivo destruir patógenos perigosos para as culturas de grãos, que reduzem o rendimento e levam à morte da planta. Ao diluir a solução, é importante seguir a dosagem recomendada.
- Composição, finalidade e forma de liberação do fungicida “Amistar Extra”
- Velocidade e mecanismo de ação
- Vantagem do produto
- Desvantagens da droga
- Método de preparação da solução
- Trigo
- Cevada
- Centeio
- Estupro
- Girassol
- Milho
- Beterraba sacarina
- Instruções de uso
- Precauções ao trabalhar com o medicamento
- Toxicidade fungicida
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Armazenamento do medicamento
- Existem análogos?
Composição, finalidade e forma de liberação do fungicida “Amistar Extra”
O complexo produto “Amistar Extra” é utilizado no tratamento e prevenção de doenças da parte aérea das culturas de grãos. O produto contém dois componentes ativos: azoxistrobina e ciproconazol:
- Produzido por uma empresa suíça na forma de solução líquida.
- O concentrado é comercializado em embalagens plásticas de diversos tamanhos.
- Antes do uso, o medicamento deve ser diluído em água conforme instruções.
Como o fungo se adapta rapidamente aos componentes do fungicida, ele não é utilizado no tratamento da lavoura por dois anos consecutivos.
Velocidade e mecanismo de ação
O produto pertence ao grupo de fungicidas de contato sistêmico. O efeito da droga ocorre 35 minutos após o tratamento da cultura:
- A azoxistrobina está contida numa dosagem de 200 g/l. O componente, ao atingir a lesão, atrapalha o funcionamento do sistema respiratório dos organismos fúngicos. Como resultado, os microrganismos patogênicos morrem. A cultura ficará protegida da propagação da infecção por um mês inteiro.
- O ciproconazol está contido numa concentração de 80 g/l. A substância é rapidamente absorvida pelos tecidos e, junto com o suco, se distribui por todos os órgãos da planta. O componente não é lavado pela precipitação e protege a planta da reinfecção por muito tempo.
Os componentes ativos do Amistar Extra melhoram todos os processos metabólicos que ocorrem nos tecidos vegetais. Como resultado, o nitrogênio é melhor absorvido, o metabolismo da água acelera e a imunidade aumenta.
Vantagem do produto
O fungicida "Amistar" possui uma série de qualidades positivas:
- fornece proteção confiável contra muitas doenças;
- mostra eficácia quando tratada em qualquer fase da doença;
- prolonga a estação de crescimento da cultura;
- tem um efeito positivo na quantidade de colheita;
- aumenta a imunidade das plantas;
- melhora a absorção dos componentes nutricionais;
- não perde atividade depois da chuva.
Desvantagens da droga
Apesar da grande lista de vantagens, o fungicida Amistar Extra também apresenta pontos fracos:
- É imperativo seguir as precauções de segurança;
- é necessária a adesão estrita à dosagem;
- os componentes são tóxicos para abelhas e animais;
- o preço do medicamento é alto.
Método de preparação da solução
Antes de iniciar o trabalho, a suspensão deve ser misturada com a quantidade necessária de água. A água é derramada em pequenas porções. A solução finalizada é colocada em um recipiente com um borrifador.
Para uso em larga escala, são utilizados equipamentos especiais.
Trigo
O fungicida combinado protege contra muitas doenças fúngicas. Caso apareçam os primeiros sinais de infecção, a pulverização é realizada em qualquer fase do desenvolvimento vegetativo da cultura. Se necessário, o novo tratamento é realizado após três semanas. Para proteger o trigo da praga fusarium, o tratamento é realizado antes da floração.
Por hectare de colheita serão necessários 700 ml de fungicida. O volume final da solução é de 300 litros.
Cevada
A pulverização deve ser realizada caso sejam detectados os primeiros sintomas da doença. Após três semanas, o tratamento é repetido.
São consumidos de 600 ml a 900 ml da substância por 1 hectare de cultura. Você precisará fazer 310 litros de solução.
Centeio
A cultura é tratada quando aparecem sinais de infecções fúngicas. Para consolidar o efeito, é indicado o uso repetido do fungicida após 20 dias.
Para 1 hectare de safra de grãos são preparados 900 ml de concentrado. O volume da solução acabada é de 420 litros.
Estupro
Os tratamentos em qualquer fase da estação de cultivo ajudarão a proteger as plantações contra doenças fúngicas. Para tratar cem metros quadrados de campo, bastam 9 ml da substância. A solução finalizada chega a um volume de 3,5 litros.
Girassol
Para proteger o girassol das infecções fúngicas, basta realizar um tratamento em qualquer fase do desenvolvimento da planta. Para processar cem metros quadrados de colheita, serão necessários 9 ml da substância. O consumo da solução acabada é de três litros.
Milho
Quando aparecem sinais de doença, é permitida a pulverização com o fungicida Amistar Extra. O tratamento é interrompido três semanas antes da colheita. Para cada hectare de plantio são necessários 700 ml de fungicida, dos quais são feitos 250 ml de solução.
Beterraba sacarina
Para livrar a beterraba sacarina da infecção fúngica, você precisa preparar uma solução à base de Amistar Extra. São consumidos 8,5 ml da substância por cem metros quadrados. O volume da solução finalizada é de três litros.
Instruções de uso
O medicamento se destina ao tratamento de culturas arvenses contra infecções fúngicas:
- Para fins preventivos, a pulverização é realizada antes do início da floração.
- Para fins medicinais, o tratamento é realizado imediatamente após a detecção dos sintomas da doença.
- A última aplicação do produto deve ser um mês antes da colheita.
Precauções ao trabalhar com o medicamento
O medicamento é tóxico para humanos e animais, portanto, ao trabalhar com ele é necessário seguir as normas de segurança:
- A obra é realizada em clima calmo e seco. É melhor deixar o tratamento à noite ou de manhã.
- O tratamento deve ser realizado com roupas especiais e máscara que proteja o trato respiratório.
- Se a solução entrar em contato com a pele, lave-a com água e sabão.Se a solução entrar em contato com os olhos, lave-os com água limpa por 16 minutos.
Toxicidade fungicida
O fungicida "Amistar Extra" é classificado como a segunda classe de perigo para o homem e a terceira classe para as abelhas.
Compatibilidade com outras ferramentas
É permitido misturar o medicamento “Amistar Extra” com outros agrotóxicos, mas é preciso estudar as instruções dos produtos.
Armazenamento do medicamento
O fungicida deve ser armazenado em local seco e escuro, fora do alcance de crianças e animais, em temperaturas de -5 a +34 graus. O medicamento mantém todas as suas propriedades por três anos a partir da data de produção.
Existem análogos?
Um análogo do medicamento "Amistar Extra" é o fungicida "Amistar Trio". Este último contém mais um componente adicional, que amplia o espectro de sua ação.