A qualidade da colheita e a sanidade das culturas dependem diretamente da presença de ervas daninhas na área cultivada. As ervas daninhas prejudicam as plantas cultivadas, privando-as de umidade, nutrientes e assim por diante. Eles são anuais e perenes. Herbicida seletivo - Lontrel, destina-se ao extermínio de ervas daninhas em gramados, combate com sucesso o dente-de-leão e ajuda no crescimento dos morangos de jardim.
- Composição e forma de liberação do medicamento Lontrel
- Mecanismo e espectro de ação
- Benefícios do herbicida
- Desvantagens do produto
- Taxas de consumo para diferentes plantas
- Preparação de uma solução de trabalho para um herbicida
- Como usar o produto?
- Compatibilidade com outros pesticidas
- Medidas de segurança
- Primeiros socorros para envenenamento
- Prazo de validade e condições de armazenamento
- Análogos de herbicidas
Composição e forma de liberação do medicamento Lontrel
O produto é um produto pós-emergência destinado ao controle de plantas anuais e perenes. Disponível para venda na forma de solução aquosa. A substância principal é o clopiralide, contido na forma de cristais.
Lontrel 300 inclui 300 g de clopiralide por litro de água. Contido em latas de litro e cinco litros. Lontrel 300D destrói ervas daninhas em gramados e entre plantações de morango. Disponível em frascos de 1,5 a 500 gramas. É uma tempestade de ervas daninhas das famílias Solanaceae e Leguminosas.
Lontrel Grand controla a semeadura de cardos em culturas de beterraba sacarina, grãos, colza e linho. Produzido na forma de grânulos que se dissolvem em água. A quantidade de clopiralide é de 75%. O medicamento é embalado em embalagens a vácuo de 2 quilos.
Mecanismo e espectro de ação
O herbicida é aplicado quando as ervas daninhas começam a crescer ativamente. Através do pulverizador ele se espalha pela erva. O clopiralide altera as secreções da erva daninha, causando toxicidade, interrompendo o metabolismo e, assim, interrompendo seu crescimento.
Benefícios do herbicida
O herbicida Lontrel tem como alvo aquelas ervas daninhas que são difíceis de eliminar mecanicamente. Com o uso repetido, as ervas daninhas não se acostumam com a droga. Pode ser usado em conjunto com outros herbicidas. Não causa intoxicações em pessoas, animais e peixes.
Desvantagens do produto
As desvantagens da droga incluem o seguinte:
- A eficácia do tratamento depende da presença de chuva e vento. As gotas de chuva removem a solução medicamentosa das ervas daninhas e o vento a leva para as plantações que estão sendo cultivadas;
- não afeta ervas daninhas de repolho, beterraba, nabo, rabanete, rutabaga e assim por diante;
- alto custo do medicamento.
O medicamento Lontrel permanece ativo na área tratada por três anos.
Taxas de consumo para diferentes plantas
Para destruir as ervas daninhas que prejudicam o trigo de primavera e inverno, o consumo da solução é de 200 a 300 litros por hectare de terra. Para o cultivo da beterraba sacarina, o consumo de fluido de trabalho é de 300-500 litros por hectare.
Para linho fibroso - 100-300 litros por hectare. Os morangos precisam de 500-600 litros por hectare. Gramados - 160-660 litros por hectare.
Preparação de uma solução de trabalho para um herbicida
Prepare a solução seguindo rigorosamente as instruções que acompanham o medicamento.
- Agite bem o recipiente com o herbicida.
- A terceira parte do pulverizador é completada com água sem impurezas.
- A dose necessária do medicamento é injetada.
- Adicione a quantidade necessária de água.
- Mexer.
Quanto mais infestada a área, maior deve ser a porcentagem de herbicida na água.
Como usar o produto?
Primeiro estudam-se as instruções de uso e depois realiza-se o processamento. Lontrel é um medicamento pós-emergência, portanto o crescimento das plantas é monitorado. Está preparado para uma porção.
Assim que as primeiras cinco a oito folhas aparecem nas plantas anuais, o líquido de trabalho é aplicado imediatamente. As perenes devem ter mais de dez. O procedimento é realizado em um horário quente e seco, a mais 10-25 graus, não mais.
Compatibilidade com outros pesticidas
Pode ser misturado com outros pesticidas. Para controlar ervas daninhas na beterraba sacarina, é combinado com Bíceps e outras drogas - Piloto, Tríceps.
Para o linho fibroso, é preparada uma mistura de Herbitox e Lontrel. Antes do processamento, a compatibilidade física dos medicamentos é verificada combinando-os em um pequeno recipiente.
Medidas de segurança
A droga Lontrel é moderadamente tóxica.De acordo com as medidas de segurança, é necessário que:
- roupas que protejam as áreas expostas do corpo;
- havia uma máscara protetora e óculos de proteção no rosto;
- havia um cocar;
- não foram utilizados recipientes para alimentos;
- o recipiente foi bem lavado após o procedimento;
- as mãos foram lavadas em água corrente.
É importante! Durante e após o procedimento, os animais de estimação não devem ser permitidos perto da área pulverizada por duas horas.
Primeiros socorros para envenenamento
Se ingerido, induza o vômito e permita que a vítima beba vários copos de água com carvão ativado. As proporções são calculadas da seguinte forma: tome um grama de sorvente por quilograma de peso corporal. Em caso de contato com os olhos, enxaguar com água em abundância.
Em caso de contato com a pele, retire primeiro com pano limpo e depois lave com água e sabão. Se inalado, retire a vítima da zona tóxica.
Prazo de validade e condições de armazenamento
É permitido guardar o medicamento em local fresco e inacessível a crianças e animais. A temperatura permitida é de 5 a 40 graus Celsius. A luz solar direta não deve incidir sobre o recipiente hermeticamente fechado com herbicida. Prazo de validade – 3 anos.
Análogos de herbicidas
Para análogos herbicida inclui o medicamento Lazurit, afetando para ervas daninhas de batata, milho, culturas de inverno.
Miura é um agente seletivo que destrói plantas anuais e perenes. Roundal é um análogo que se difundiu por sua eficácia e segurança.
Existe um remédio universal chamado Chistopol, assim como muitos outros medicamentos similares.