As propriedades do óleo obtido do abacate permitem sua utilização em diversas indústrias; O uso do óleo de abacate é bastante difundido nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Tem gosto de massa de noz e consistência de um líquido espesso amarelo-esverdeado. O líquido é obtido espremendo-se os abacates maduros após separar a polpa do caroço.
Composição química do óleo de abacate
O óleo essencial de abacate é o resultado da destilação com água. É utilizado para fins cosméticos e medicinais como remédio externo. Um produto alimentar não refinado contém a quantidade máxima de substâncias úteis, mas ao mesmo tempo tem um baixo ponto de ebulição, o que limita as formas de sua utilização. Refinado, ou seja, limpo de impurezas, o líquido destina-se a ser utilizado com aquecimento simultâneo, por isso costuma-se adquiri-lo não só para temperar saladas, mas também para fritar pratos principais.
Os benefícios do uso são determinados pela composição química única da fruta da qual o líquido benéfico é extraído. A fruta contém:
- Ácido palmítico;
- Ácido oleico;
- ácido linoleico;
- ácido esteárico;
- tocoferóis;
- esqualeno;
- minerais;
- vitaminas A, E, D.
Referência! O abacate amadurece nos galhos de uma árvore perene pertencente à família Laurel. A parte sul do México é considerada o berço da árvore.
Propriedades benéficas para o corpo
Os benefícios deste produto foram comprovados através de diversos estudos científicos. Geralmente é usado como remédio externo e também tomado por via oral em pequenas porções.
Mulheres
Um composto essencial do abacate normaliza o funcionamento do sistema hormonal feminino. Isso se deve à presença de fitoestrógenos, análogos dos hormônios sexuais femininos. O uso regular é recomendado para mulheres de 30 a 50 anos. Com sua ajuda, você pode reduzir a sensibilidade do corpo quando a menopausa se aproxima, além de melhorar seu bem-estar após a gravidez e o parto.
Homens
Os benefícios de tomá-lo para os homens são explicados pela presença de uma quantidade aumentada de vitaminas E e A. Esses elementos podem aumentar a potência e melhorar a saúde do homem.O óleo é recomendado para administração oral como profilático para adenoma de próstata, complicações após intervenções cirúrgicas associadas a problemas urológicos.
Crianças
Os squeezes refinados de abacate são permitidos para crianças a partir dos 3 anos de idade. Os elementos ajudam a fortalecer a imunidade geral quando tomados por via oral regularmente. Cremes para a pele de abacate são recomendados para crianças. Ajudam a aliviar a descamação e também promovem a formação de uma delicada película protetora na pele.
Informação! Na pediatria inglesa, existe prescrição para o uso de óleo essencial de abacate para crianças desde o nascimento. É recomendado para problemas do trato gastrointestinal em bebês.
Aplicação em medicina
Para tratar e eliminar os sintomas de doenças, utiliza-se uma base cosmética. Ajuda a curar doenças de pele diagnosticadas:
- psoríase;
- diátese;
- eczema;
- acne;
- pigmentação.
De acordo com as instruções, o óleo é aplicado diariamente nas áreas afetadas até a obtenção dos resultados. A estrutura oleosa ajuda a criar uma película protetora na epiderme, ajuda a aliviar a inflamação, ativa processos de regeneração e normaliza o estado da camada lipídica da derme.
Recomenda-se tomar o produto internamente caso haja suspeita da presença de doenças cardiovasculares. Os esteróis contidos na composição ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Além disso, foram comprovados os benefícios de tomar algumas gotas diariamente para a artrite estabelecida.
Quando tomado regularmente, o óleo de abacate ajuda a melhorar a digestão. Isto se deve à capacidade dos elementos da composição de melhorar a digestibilidade das substâncias acompanhantes.Além disso, o complexo mineral contido ajuda a converter o caroteno em vitamina A, necessária para todo corpo. O consumo regular ajuda a normalizar a microflora intestinal, elimina a formação de gases e evita a formação de sensação de inchaço.
Uso em cosmetologia
O óleo de abacate é conhecido como um produto cosmético eficaz. É utilizado externamente, como produto independente, ou adicionado a formulações existentes, o que potencializa o efeito geral.
Tipo de uso | Peculiaridades | Como usar |
Para pele facial | A combinação de antioxidantes e vitaminas ajuda a combater a acne e as consequências das doenças de pele diagnosticadas.
O complexo vitamínico ajuda a eliminar sinais de murchamento. O conteúdo de tocoferóis ajuda a aliviar a inflamação e previne a propagação da acne. |
A base é usada como remédio independente: aplicada sobre um algodão e passada na área inflamada.
A partir da base são feitas máscaras antirrugas e antiacne, e também são preparadas composições hidratantes. |
Para unhas | Vitaminas e minerais ajudam a fortalecer a lâmina ungueal. | Éter volátil é esfregado na base da unha e também são feitos banhos de mãos. Amolece bem a cutícula e é utilizado no tratamento de doenças da lâmina ungueal. |
Para sobrancelhas e cílios | O complexo de elementos ajuda a fortalecer o folículo piloso e melhora as qualidades protetoras da pele. | O óleo é esfregado nas sobrancelhas para fortalecê-las. A linha dos cílios é lubrificada com um produto natural usando uma escova de silicone e deixada até completa absorção. |
Para cabelo | Vitaminas e minerais ajudam a eliminar a caspa, hidratar o couro cabeludo e fortalecer o cabelo. | As máscaras são feitas semanalmente, deixando nos cabelos por 25 a 30 minutos.Depois disso, o cabelo é lavado com shampoo comum. |
Informação! Os cremes e emulsões à base de abacate apresentam leve efeito clareador devido à presença de taninos na composição.
Como é usado na culinária?
O óleo de abacate é o produto alimentar mais popular. Nele cozinham alimentos, usam para fritar ou temperar diversos pratos. Tem um aroma específico de nozes, ajuda a melhorar o sabor dos molhos para salada e confere um sabor incomum aos alimentos fritos.
Você pode fazer seu próprio óleo de abacate em casa. Para isso, a polpa da fruta descascada é processada no liquidificador. A massa oleosa resultante é espalhada em uma camada fina sobre uma assadeira e levada ao forno em temperatura baixa. A massa seca é recolhida com gaze e o líquido é espremido com uma prensa. O óleo resultante pode ser usado na alimentação.
O uso culinário de um produto está relacionado às suas características nutricionais. O conteúdo calórico de 100 mililitros de líquido extraído de um abacate supera os mesmos indicadores de 100 gramas de bife gorduroso. A diferença está na alta e fácil digestibilidade do óleo. Contém ácidos e gorduras que, quando combinados, são rapidamente processados e ao mesmo tempo ajudam a melhorar o funcionamento do trato digestivo.
Usos na culinária:
- Molho com outras gorduras vegetais, temperos, mostarda.
- Como gordura para fritar com adição de um raminho de alecrim.
- Como parte do empanado. É usado no lugar da mistura de ovos antes de passar o bife na farinha de rosca.
Possíveis contra-indicações e danos
O óleo de abacate apresenta propriedades de um alérgeno forte, por isso não é recomendado para quem foi diagnosticado com reações alérgicas a produtos alimentícios. Durante uma exacerbação de doenças do fígado ou da vesícula biliar, este produto pode piorar o estado geral.
Regras de seleção de produtos
O produto é selecionado de acordo com o tipo de centrifugação. O óleo não refinado é produzido por prensagem a frio, este método ajuda a preservar a composição natural e a preservar totalmente as propriedades benéficas. O método de produção de óleo refinado envolve a utilização de técnicas de limpeza e separação de impurezas. O líquido resultante perde algumas de suas propriedades naturais. O tipo de centrifugação está indicado na embalagem.
Atenção! Os tecnólogos recomendam prestar atenção ao tipo de embalagem. Recipientes de vidro com volume de até 1 litro são considerados a melhor opção para acondicionamento de gordura comestível.
As composições essenciais para fins cosméticos são produzidas em pequenos frascos de vidro com volume total de 10 a 50 ml. São utilizados em procedimentos cosméticos, como produtos independentes ou misturados a quaisquer bases cosméticas. Para facilitar o uso, o frasco possui um dispensador que auxilia no uso do produto gota a gota. Na compra de uma base essencial, é recomendável dar preferência aos produtos acondicionados em frascos de vidro escuro. Este tipo de embalagem evita danos à composição.
Recursos de armazenamento de ingredientes
Garrafas de óleos vegetais podem ser armazenadas por 6 a 9 meses se estiverem completamente fechadas. A temperatura de armazenamento não deve exceder +18 °. Se a temperatura cair abaixo de +5 °, formam-se sedimentos escamosos no fundo da garrafa. Eles desaparecem depois que o recipiente é aquecido novamente a uma temperatura superior a +5 °.O frasco aberto pode ser colocado na geladeira, onde permanecerá adequado por 1 mês, desde que a tampa esteja bem rosqueada.
O óleo essencial deve ser mantido longe da luz solar. Você não pode congelar e descongelar novamente. Permanece bom por 6 a 9 meses se armazenado em local fresco e escuro. O óleo de abacate é conhecido há muito tempo como um agente nutritivo, cicatrizante e estimulante da imunidade. O uso adequado do produto ajuda a lidar com os sintomas de diversas doenças.