Muitas vezes as pessoas estão interessadas em saber que tipo de planta de bergamota é, bem como sua descrição, propriedades e usos. Esta cultura é uma variedade de laranja da família Rutaceae. É impossível encontrar a planta em condições naturais, pois foi criada por cientistas. Os frutos surgiram devido à combinação de cidra e laranja amarga. Esta planta é originária do sudeste da Ásia.
Descrição da planta
O nome da cultura é traduzido do italiano como “bergamotto”.A origem desta palavra está associada à cidade de Bérgamo, onde esta planta é cultivada. Ao mesmo tempo, muitas pessoas têm certeza de que esta espécie da família Rutov foi obtida por seleção na China Antiga. Ao mesmo tempo, existe uma versão de que a cultura foi criada a partir de uma mutação natural.
Aparência
Esta cultura é uma árvore perene, cuja altura média é de 3 a 5 metros. A planta é caracterizada por espinhos longos e finos e folhas brilhantes de tom verde brilhante. A floração começa na primeira metade da primavera. Ao mesmo tempo, aparecem nas árvores grandes flores com um pronunciado aroma picante. As flores podem ser brancas ou roxas.
Os frutos são considerados a parte mais valiosa da árvore cítrica. Eles variam em tamanho e podem ser esféricos ou em forma de pêra. Quando cortada, a fruta lembra um limão ou lima. São caracterizados por um sabor amargo incomum, casca grossa e polpa seca. Portanto, essas frutas raramente são consumidas in natura.
É possível crescer em casa
A bergamota pode ser plantada em casa. Para isso, é necessário retirar as sementes dos frutos e plantá-las no solo. Porém, não é recomendável secar as sementes, pois isso leva à diminuição da sua germinação.
Um substrato especial para frutas cítricas é adequado para o cultivo. Também é permitido usar uma mistura de húmus e areia. As sementes precisam ser aprofundadas no solo em 1 centímetro. A colheita deve ser regada à medida que o solo seca. O aparecimento dos brotos deve ser esperado em cerca de um mês. Quando aparecerem 3 folhas no caule, os arbustos podem ser plantados.
Recursos benéficos
A bergamota é uma fruta bastante saudável e com características anti-sépticas. Pode ser usado como agente antifúngico, antiviral e bactericida. O produto também alivia com sucesso a inflamação e tem efeito sedativo e antiespasmódico.
O óleo de bergamota pode ser usado para infecções virais respiratórias agudas. Possui propriedades antipiréticas pronunciadas. Para rinites e resfriados, a substância ajuda a reduzir a temperatura. Além disso, ajuda a limpar os seios da face e a reduzir a inflamação da nasofaringe.
Além disso, a bergamota fortalece o sistema imunológico contra o herpes. Ajuda a lidar com inflamações do trato respiratório e doenças dos órgãos geniturinários. O óleo ajuda a normalizar a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue. Pode ser usado no combate ao vitiligo e à calvície.
A bergamota é usada na fabricação de vários suplementos dietéticos que podem ser usados para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde. O chá com adição deste componente elimina distúrbios no funcionamento dos órgãos digestivos, melhora o apetite e produz efeito desinfetante, antiviral e anti-séptico. A bebida é de grande benefício no desenvolvimento de inflamações e infecções. Além disso, o produto possui propriedades antifúngicas pronunciadas.
O óleo essencial de bergamota ajuda a normalizar o fluxo linfático e a circulação sanguínea na pele. Esta substância ajuda a regular o equilíbrio água-lipídio. Além disso, tem efeito tonificante e iluminador da derme.
A composição pode ser usada para prevenir e eliminar a inflamação da pele. Com sua ajuda, é possível eliminar erupções cutâneas, estreitar os poros e aliviar a irritação após picadas de insetos. Para lidar com dores de cabeça e tensão no pescoço, você pode massagear com óleo de bergamota. Deve ser combinado com óleos de semente de uva e néroli. Se você massagear o abdômen com bergamota, poderá melhorar as funções digestivas e estimular o apetite. Isto é especialmente verdadeiro durante a fase de recuperação após patologias complexas.
As propriedades benéficas da bergamota permitem que ela seja usada no tratamento de uma variedade de doenças:
- Bronquite - neste caso, recomenda-se esfregar a sola com uma mistura de glicerina e vaselina com adição de algumas gotas de óleo de bergamota.
- Aumento da oleosidade dos cabelos - para combater esse problema, é necessário aplicar algumas gotas de óleo nos dentes de um pente de madeira e pentear os cabelos em diferentes direções. A substância também pode ser adicionada a diversas máscaras capilares que precisam ser feitas em dias alternados. Além disso, é permitido misturar o produto com shampoo ou realizar envolvimentos corporais com adição de azeite.
- Esgotamento nervoso - neste caso, você precisa tomar 3-4 gotas de óleo de bergamota por 1 copo de água fervida morna. Você também precisa adicionar 1 colher pequena de mel à mistura. Você precisa beber esta bebida 2 vezes ao dia durante uma semana.
- Herpes - caso apareçam sinais de patologia, o produto deve ser utilizado para tratar a área inflamada.
A bergamota também é usada ativamente em cosmetologia. Na maioria dos casos, é usado óleo essencial para isso, que você mesmo pode preparar facilmente. Para isso, basta apertar a casca da fruta com as mãos. Como resultado, você poderá obter um líquido claro de cor esmeralda.A composição pode ser usada para pele e cabelos oleosos do rosto. Lida bem com processos inflamatórios e normaliza o funcionamento das glândulas sudoríparas. Além disso, o óleo essencial destrói com sucesso parasitas e microorganismos fúngicos.
Contra-indicações
A bergamota contém furocumarinas, que causam pigmentação excessiva da derme. Por isso, a composição não deve ser usada para tratar peles sensíveis, pois pode causar queimaduras – principalmente no verão. Não aplique a substância na pele menos de 1 hora antes de sair ao sol.
O óleo de bergamota não deve ser usado por pessoas com alergias. Também não é recomendado beber chá com adição deste produto à noite para pessoas com distúrbios do sono. O fato é que essa bebida tem um efeito tônico pronunciado.
Composição química
A bergamota tem um aroma agradável porque contém acetato de linalila e linalol. Quanto à composição química do produto, inclui água, vitaminas, carboidratos e minerais. A fruta também contém fibra alimentar e pequenas quantidades de proteínas e gorduras.
O principal valor são as furocumarinas contidas nas frutas. Essas substâncias têm efeito fotossensibilizante. Proporcionam rápida pigmentação da pele e ajudam a obter um bronzeado bonito e uniforme. A casca de bergamota contém óleos essenciais valiosos que são usados na indústria de perfumes e cosméticos. O óleo vegetal também inclui muitos componentes valiosos. Dentre eles, vale destacar limoneno, bisaboleno, bergapten, nerol e terpineol.
Onde a bergamota é usada?
Os frutos da bergamota não têm sabor muito bom. Eles são amargos. Portanto, este produto raramente é usado na culinária.No entanto, em áreas onde a bergamota cresce, são feitas frutas cristalizadas e marmeladas. Na Grécia costuma-se fazer geléia com a casca da fruta. A bergamota também é frequentemente usada para dar sabor a vários pratos, mousses, sobremesas e doces. Muitas vezes é adicionado a bebidas alcoólicas e coquetéis.
O óleo essencial de bergamota é frequentemente utilizado na indústria de confeitaria. É usado como aromatizante para alguns tipos de chá. A manteiga também é frequentemente adicionada a produtos assados. Isso ajuda a tornar seu aroma muito mais expressivo. Além disso, uma pequena quantidade de óleo de bergamota é adicionada às saladas - vegetais e frutas. Na culinária, você deve usar seu próprio óleo preparado. Para fazer isso, você mesmo precisa espremer a fruta.
O óleo essencial de bergamota também é usado nas seguintes áreas da vida humana:
- Produção de géis, xampus, detergentes - a substância tem efeito desengordurante e não danifica as superfícies.
- Indústria do álcool - o componente garante a neutralização de substâncias tóxicas. Possui propriedades tônicas e reduz a probabilidade de intoxicação alcoólica.
- Indústria farmacológica - a composição distingue-se pelo seu efeito desinfetante. Além disso, o óleo de bergamota potencializa o efeito de certos medicamentos.
- Perfumaria - o componente é utilizado como fragrância e possui agradável aroma cítrico.
- Fazer repelentes – a substância ajuda a repelir insetos.
O óleo essencial de bergamota ajuda a aliviar o estresse e a depressão.Para lidar com o aumento da ansiedade, você pode acender uma lâmpada com essa substância. Antes de dormir, você deve tomar um banho com algumas gotas de óleo de bergamota. Isso ajudará a relaxar o corpo e a eliminar o cansaço. Uma massagem com esta substância também ajuda a aliviar a dor e a tensão.
O limoneno, que faz parte do produto, melhora o funcionamento dos órgãos digestivos. A inalação de vapores de óleo ajuda no tratamento de resfriados. Isso ajuda a estimular a secreção de muco, destruir germes e facilitar a respiração. O óleo de bergamota é usado para fazer cremes, loções e xampus. Ajuda a limpar e desinfetar a pele. Este componente também cura feridas e ajuda a eliminar estrias. Para repelir insetos e conseguir um efeito desodorizante no ambiente, vale a pena tratar os caixilhos das janelas e portas com óleo de bergamota.
Chá com bergamota
Hoje, são produzidas diversas variedades de chá com adição de bergamota. Ao mesmo tempo, as variedades verdes são consideradas pouco populares. Eles incluem grandes quantidades de cafeína, que neutraliza as propriedades benéficas dos cítricos. Além disso, muitas pessoas não gostam da combinação de chá verde e bergamota.
O chá preto tornou-se mais difundido. Earl Grey é considerada a variedade mais famosa. Recebeu o nome do britânico Earl Grey, que trouxe uma bebida única para os países europeus.
Outros significados da palavra
A palavra “bergamota” não é usada apenas para designar uma planta da família Rutaceae. O termo também é usado para uma variedade de pêra e grama.
juliana
A bergamota é uma variedade de pêra bastante popular que existe em diversas variedades.As variedades do sul têm sabor e suculência mais doces. As espécies cultivadas na zona intermediária são caracterizadas pela resistência ao frio e produzem frutos pequenos e fortes.
As pereiras desta variedade são de tamanho médio, mas alguns exemplares chegam a atingir 25 metros de altura. Eles se distinguem por uma coroa espessa e extensa.
Grama
Esta planta também é chamada de "monarda". A grama cresce até 1,5 metros e se distingue pelas folhas alongadas com bordas serrilhadas. A floração da colheita continua durante todo o verão. Dependendo do tipo de planta, pode apresentar flores rosas, vermelhas ou lilases.
A bergamota é uma planta popular que pertence à família Rutaceae e possui muitas propriedades benéficas. Esta cultura encontrou ampla aplicação em várias esferas da vida humana. Além disso, pode ser facilmente cultivado em casa.