O amaranto, ou amaranto, tem propriedades benéficas para o homem e é amplamente utilizado na medicina popular, cosmetologia e culinária. As propriedades curativas do amaranto foram observadas há 6 séculos. Naquela época, as pessoas usavam a erva para tratar feridas e aliviar dores. Eles acreditavam que a planta prolonga a vida e rejuvenesce o corpo.
- Propriedades curativas do amaranto
- Quais são os benefícios das folhas de amaranto?
- Benefícios das sementes
- Raízes e caules
- Para quais doenças é recomendado usar?
- Amaranto para o estômago
- Tratamento da enurese
- Para doenças do aparelho geniturinário
- Ao sangrar
- Tratamento do câncer
- Tratamento de doenças renais e hepáticas
- Tratamento frio
- Doenças cardíacas
- Hemorróidas
- Flebeurisma
- Doenças pulmonares
- Doenças dentárias
- Diabetes
- Receitas medicinais com amaranto
- Chá de amaranto
- Banho com amaranto
- Infusão
- Tintura
- Decocção
- Das raízes
- De folhas
- As nuances do uso do óleo de amaranto
- Como o amaranto é usado em cosmetologia?
- Máscaras faciais antienvelhecimento
- Loção
- Amaranto para beleza do cabelo
- Contra-indicações de uso
Propriedades curativas do amaranto
O amaranto ou amaranto possui muitas propriedades curativas devido à sua rica composição. A planta floresce com flores vermelhas. A planta é útil para o homem, utilizada na forma de ervas secas e matérias-primas frescas. Possui as seguintes propriedades:
- regenerador;
- nutritivo;
- bactericida;
- hemostático;
- melhora a condição das células sanguíneas;
- anticâncer.
Quais são os benefícios das folhas de amaranto?
As folhas de ashiritsa contêm uma substância especial - esqualeno. Enriquece as células do corpo com oxigênio. Decocções e infusões das folhas são utilizadas para uso externo e interno. As folhas são ricas em microelementos e restauram a função sanguínea, fortalecem o sistema imunológico e melhoram o estado geral do corpo.
Benefícios das sementes
As sementes de amaranto têm ações semelhantes às folhas. Mas eles não contêm esqualeno. Os grãos são transformados em farinha e a partir deles são preparados vários pratos: pastéis, pães, panquecas, muffins. As sementes germinadas são cozidas no vapor e levadas para o câncer. Eles contêm muitas vitaminas de todos os grupos e microelementos.
Raízes e caules
As raízes e caules também são usados para preparar remédios populares. São ricos em vitaminas de todos os grupos, microelementos e gorduras vegetais.
Para quais doenças é recomendado usar?
O amaranto tem um efeito especial em certas doenças. É importante saber o que esta erva cura. A planta ajuda a lidar com os sintomas e a melhorar o estado do corpo.
Amaranto para o estômago
A planta tem efeito curativo e ajuda a acelerar a cicatrização de gastrites e úlceras estomacais. A erva também limpa o corpo de resíduos e toxinas e também estimula a motilidade intestinal.
Tratamento da enurese
Enurese é a micção descontrolada durante o sono. Afeta crianças pequenas, raramente adultos. O amaranto ajuda a eliminar esse problema, tendo um efeito positivo nos órgãos geniturinários.
Para doenças do aparelho geniturinário
No caso de doenças do aparelho geniturinário, ajuda a eliminá-las nos estágios iniciais. Alivia a inflamação, melhora a função renal e destrói infecções.
Ao sangrar
O amaranto tem efeito hemostático e também fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e capilares. Acelera a regeneração da pele e os processos de cicatrização de feridas. Folhas frescas da planta são aplicadas no local do sangramento e após alguns minutos ele para.
Importante! Em caso de hemorragia interna, são proibidas quaisquer refeições, líquidos, sucos ou infusões de ervas.
Tratamento do câncer
A erva contém substâncias que previnem o desenvolvimento do câncer. Durante a quimioterapia, o amaranto é prescrito para tratamentos complexos. Durante o período de reabilitação após um curso de quimioterapia, as decocções ajudam a restaurar o corpo mais rapidamente.
Tratamento de doenças renais e hepáticas
A erva tem efeito diurético e colerético. Em caso de doenças renais e hepáticas, acelera o funcionamento dos órgãos, estimula a saída do excesso de líquidos do corpo e o processo de formação da bile. Restaura e cura as células do fígado e dos rins.
Tratamento frio
A planta tem efeito antimicrobiano. Suas infusões e decocções destroem os patógenos. Ao tomar o medicamento durante um resfriado, acelera o processo de cicatrização.O amaranto também alivia o inchaço das membranas mucosas e alivia a condição da garganta e do nariz durante resfriados.
Doenças cardíacas
Shchiritsa contém muito potássio, cálcio e magnésio. Estes elementos melhoram o estado do sistema cardiovascular, normalizam a pressão arterial e previnem o seu comprometimento.
Hemorróidas
Para hemorróidas, a infusão e decocção de ashiritsa são usadas topicamente. Nos estágios iniciais, a erva pode eliminar completamente a doença. O medicamento fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e acelera a cicatrização de fissuras.
Flebeurisma
Para esta doença, são preparadas decocções e infusões da planta para uso externo e interno. O amaranto fortalece as paredes das veias, alivia dores e cansaço nas pernas. Retarda o desenvolvimento do problema.
Doenças pulmonares
Em caso de tuberculose, asma, bronquite, restaura a função respiratória. A grama satura o corpo com oxigênio. Para tais doenças, recomenda-se o uso das folhas.
Doenças dentárias
Esses problemas são mais frequentemente acompanhados de dor, inchaço, vermelhidão e inflamação dos tecidos. A natureza da inflamação geralmente é bacteriana.
Enxaguar a boca com uma decocção de ashiritsa ajuda a eliminar micróbios patológicos.
Diabetes
No diabetes mellitus, as decocções de ervas normalizam o estado geral do corpo e controlam os níveis de glicose no sangue.
Importante! Ao decidir tomar decocções de amaranto, você deve consultar um especialista.
Receitas medicinais com amaranto
Você pode tomar ashiritsa na forma de decocções, infusões, tinturas, usá-la no banho ou beber chá. Esta planta tem sido utilizada na medicina popular há vários séculos.
Chá de amaranto
A erva é preparada com água fervente e bebida em vez de chá. Para uma aplicação use 1 colher de chá. Shiritsy. Pode ser adquirido na farmácia em sacos filtrantes.Este chá é especialmente eficaz durante períodos de exacerbação de resfriados.
Banho com amaranto
Para um banho com agárico, prepare 500 g da erva com água fervente. Despeje água fervente sobre a erva e deixe por 10-15 minutos. A solução resultante é filtrada e adicionada ao banho. A duração do procedimento é de 20 minutos. Para acelerar o preparo da erva, despeje a mistura seca em uma panela, acrescente água fria, tampe e leve para ferver. Em seguida, filtre o caldo e despeje na banheira.
Infusão
Para preparar a infusão é necessário ter uma garrafa térmica. Para um litro de água use 300 g de erva. O substrato é adicionado a uma garrafa térmica e despejado em água fervente. Feche bem a tampa e deixe por 8 a 10 horas. Passado o tempo, a mistura é filtrada, colocada em um recipiente de vidro e armazenada na geladeira por 7 a 10 dias. Todos os dias tome 100 ml de infusão.
Tintura
A tintura é preparada com álcool ou vodka. 200 gramas de ervas são despejados em 500 ml de vodka. Cubra bem com uma tampa. Deixe por 10 horas em quarto escuro. De manhã a tintura é filtrada. Tomar 3 gotas de manhã e à noite.
Importante! A tintura é armazenada em local escuro ou em recipiente de vidro preto.
Decocção
A decocção de amaranto é preparada a partir de raízes ou folhas. Cada método possui suas próprias características de cozimento.
Das raízes
100 g de raízes secas são despejadas em 500 ml de água fervente e cobertas com uma tampa. Após 15 minutos, o caldo pode ser bebido. É usado não só internamente, mas também para limpar a pele do rosto.
De folhas
100 g de folhas secas são despejadas em 500 ml de água fervente. Cubra com uma tampa por 10 a 15 minutos. O caldo é filtrado e tomado por via oral. Quanto mais ervas, mais concentrada será a solução.
As nuances do uso do óleo de amaranto
O óleo de amaranto contém a maior quantidade de todas as substâncias úteis. É utilizado na culinária para preparar pratos saudáveis, bem como na medicina popular para combater doenças de pele. O óleo de amaranto tem os seguintes efeitos:
- cura rapidamente feridas causadas por queimaduras e picadas de insetos;
- estimula a motilidade intestinal;
- melhora a memória;
- elimina doenças de pele e acne;
- alivia o inchaço;
- melhora a visão;
- alivia a inflamação das articulações;
- restaura os níveis hormonais;
- combate doenças ginecológicas;
- melhora a condição do corpo durante resfriados.
O óleo de amaranto é tomado 1 colher de chá. colher por dia com o estômago vazio. Além disso, se você tiver problemas de pele, limpe o rosto com um cotonete embebido em óleo.
Como o amaranto é usado em cosmetologia?
Na cosmetologia, a shiritsa é usada para preparar máscaras antienvelhecimento, loções corporais e para fortalecer os cabelos. Todos os produtos cosméticos podem ser adquiridos nas lojas ou você mesmo pode prepará-los com ervas frescas ou secas. O amaranto em cosmetologia tem suas próprias ações:
- protege a pele contra inflamações, danos e irritações;
- previne a formação de rugas faciais;
- suaviza e hidrata a pele;
- limpa os poros contaminados e evita a formação de úlceras.
O óleo de amaranto é usado em cosmetologia, obedecendo a certas regras:
- o óleo é aplicado na pele em camada fina;
- após a aplicação não precisa ser lavado;
- pode ser usado em qualquer área da pele do corpo;
- O produto é recomendado para ser utilizado quente;
- para aquecer o óleo, use um recipiente quente, não um fogão ou micro-ondas;
- O óleo é armazenado em local escuro e seco, em temperatura ambiente.
Importante! Se você não seguir as regras de uso do produto, o óleo perderá algumas de suas propriedades curativas.
Máscaras faciais antienvelhecimento
Muitas receitas foram desenvolvidas para preparar máscaras com amaranto em casa:
- O óleo de Shchiritsa é misturado com suco de limão e aplicado no rosto em uma camada fina. Esta receita suaviza rugas e clareia manchas escuras na pele. Deixe por 20 minutos e lave.
- A decocção de ervas é misturada com polpa de banana em quantidades iguais. Bata no liquidificador e aplique no rosto. Deixe por 30 minutos e depois lave.
- 100 g de queijo cottage com qualquer teor de gordura, 100 ml de creme são misturados com 100 ml de decocção de amaranto. Aplicar na pele, deixar agir por 30 minutos e enxaguar.
- A argila azul é diluída com decocção de agarica ou adiciona-se meia colher de chá. Aplicar no rosto, deixar secar e enxaguar.
- O creme de leite com alto teor de gordura é misturado ao óleo de amaranto e aplicado no rosto. Esta máscara hidrata a pele e evita a descamação. Lave após 30 minutos.
Loção
Óleo de amaranto ou decocções de ervas são usados para preparar loções para a pele. Receitas básicas:
- Os óleos de oliva, linhaça e ashiritsa são misturados em quantidades iguais. Limpe o rosto com a composição diariamente sem enxaguar.
- A erva amaranto é misturada com morangos, adiciona-se vodka ou álcool e deixa-se por 8 horas. Limpe a pele com a solução.
- A erva de bolota, camomila, Kalanchoe e calêndula é consumida em quantidades iguais. Despeje água fervente e deixe por 8 horas. A mistura é filtrada e passada no rosto.
- O óleo de amaranto é misturado com suco de aloe vera e passado no rosto.
Amaranto para beleza do cabelo
Para deixar seus cabelos bonitos, faça máscaras com óleo de amaranto ou lave os cabelos com uma decocção. Esses métodos melhoram a condição do cabelo, previnem a queda e estimulam a abertura dos folículos capilares. Receitas eficazes:
- 500 g de ervas são despejados em água fervente. Deixe agir por 30 minutos, filtre a solução e deixe esfriar. O cabelo molhado lavado é enxaguado com uma decocção.
- Os óleos de bardana e amaranto são misturados em quantidades iguais. Aplique na raiz do cabelo e coloque uma touca de celofane. Deixe por 20 minutos, lave os cabelos com shampoo.
- Bata o ovo de galinha, adicione um terço de colher de chá de mostarda seca e 1 colher de chá. óleo de amaranto. A mistura é aplicada nos cabelos, coberta com uma touca de celofane e deixada por 15-20 minutos. Lave com água fria.
- O substrato seco de amaranto, camomila e celidônia é despejado em água fervente. Deixe por 30 minutos. A mistura é filtrada e deixada esfriar. O cabelo molhado e lavado é enxaguado com a solução.
Contra-indicações de uso
O uso do amaranto tem suas contraindicações, nas quais causa danos ao organismo. O uso de remédios populares é proibido quando:
- colelitíase;
- urolitíase;
- amamentação;
- gravidez;
- crianças menores de 2 anos;
- intolerância aos componentes do ashiritsa;
- presença de uma reação alérgica.
Importante! Se alguma das contra-indicações estiver presente, o uso de shiritsa é proibido.