As amoras-pretas da variedade Chief Joseph são consideradas uma cultura única. Recebeu esse nome em homenagem ao líder de uma tribo indígena na América do Norte. A planta possui parâmetros de alto rendimento e resistência. A cultura adapta-se facilmente às condições climáticas e resiste a climas secos e quentes. Durante o período de frutificação, grandes frutos pretos aparecem nos arbustos.
- Características e descrição
- Prós e contras das amoras-pretas Chief Joseph
- Regras de pouso
- Tempo recomendado
- Preparação do solo
- Escolhendo um local adequado
- Seleção e preparo de mudas
- Algoritmo e esquema de pouso
- Cuidados adicionais
- Regar e fertilizar a colheita
- Poda de arbustos
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas da variedade
- Métodos de reprodução
- Colheita e armazenamento
Características e descrição
Esta variedade da seleção americana pertence às culturas sem espinhos. Foi desenvolvido no final do século 20 por cientistas da Universidade de Arkansas. A planta é caracterizada pelas seguintes características:
- Brotos poderosos e semi-rastejantes crescem até 3-4 metros. Eles são eretos e podem suportar cargas facilmente. Os ramos não são danificados pelo peso dos frutos maduros.
- As folhas cobrem abundantemente os caules e apresentam uma rica cor verde. Ao longo do contorno eles são cobertos por dentes afiados.
- As flores são grandes e de cor branca.
- Não há espinhos nos arbustos.
- O sistema raiz é bastante poderoso.
- Praticamente não há crescimento. Na maioria das vezes, ele volta a crescer somente após danos ao sistema radicular.
- Os bagos distinguem-se pela sua forma arredondada e alongada e pela rica cor preta. São caracterizados por uma textura brilhante e tamanho grande. Os frutos chegam a pesar 25 gramas e formam grandes cachos.
- As amoras têm um sabor adocicado praticamente sem ácido.
Os primeiros frutos obtidos em arbustos jovens geralmente não são muito saborosos. Porém, no ano seguinte adquirem sabor e aroma brilhantes.
Prós e contras das amoras-pretas Chief Joseph
Regras de pouso
Para cultivo de amoras foi bem-sucedido, é necessário realizar o trabalho de pouso corretamente.
Tempo recomendado
As amoras precisam ser plantadas na primavera. Graças a isso, terá tempo de criar raízes e resistir às geadas. Ao plantar no outono, é recomendável isolar cuidadosamente os arbustos. Para fazer isso, você deve usar folhas secas, ramos de abeto e palha.
Preparação do solo
Antes do plantio é recomendável cavar o solo, nivelá-lo e fazer covas para o plantio. Em cada buraco você precisa adicionar 5-6 kg de húmus, 100-150 gramas de superfosfato e 50 gramas de compostos de potássio.
Escolhendo um local adequado
Recomenda-se plantar amoras em local ensolarado. No entanto, a sombra parcial também é aceitável. Não há necessidade de plantar arbustos em locais com sombra. A falta de calor e luz afetará negativamente a qualidade da fruta. É melhor escolher áreas abertas e planas, mas as mudas também podem ser colocadas perto de pequenos edifícios.
Seleção e preparo de mudas
Arbustos jovens com 1 a 2 anos são adequados para o cultivo da variedade. Eles devem estar saudáveis e livres de danos. Antes do plantio, as amoras precisam ser embebidas em qualquer estimulante de crescimento.
Algoritmo e esquema de pouso
Para plantar uma safra, é recomendável fazer o seguinte:
- Desenterre e nivele o solo.
- Faça reentrâncias para plantio medindo 40x40 centímetros e 60 centímetros de profundidade. A distância entre os furos deve ser de 1,5 a 2 metros. O intervalo entre linhas é de 2,5 metros.
- Coloque drenagem de pedras e tijolos triturados no fundo das reentrâncias. Polvilhe com terra.
- Coloque a muda no buraco e cubra com a mistura de nutrientes.
- Regue e cubra com uma camada de cobertura morta.
- Apare galhos. Deve haver 1-2 botões restantes neles.
Cuidados adicionais
Para que uma planta cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa receber cuidados adequados. Deve ser abrangente.
Regar e fertilizar a colheita
Os arbustos jovens precisam de rega frequente. As plantas adultas não precisam ser constantemente umedecidas, pois a variedade é resistente à seca. Se o solo ao redor dos arbustos estiver coberto com cobertura morta, eles só precisam ser regados em calor extremo.
Para a alimentação, vale a pena usar preparações minerais complexas. Devem ser aplicados no início da primavera, antes da abertura dos botões, antes da floração e após a formação dos frutos. Na primavera recomenda-se o uso de produtos nitrogenados, na segunda metade do verão - composições à base de potássio e fósforo.
Poda de arbustos
É melhor cultivar esta variedade em uma treliça. Se estiver ausente, os rebentos principais devem ser cortados para 2-2,5 metros e os rebentos laterais para 1. No outono, após o final do período vegetativo, os rebentos que deram a colheita são cortados pela raiz. Neste caso, é necessário deixar apenas os rebentos do ano em curso. Na primavera e no verão vale a pena retirar o excesso de galhos. Cada arbusto deve incluir de 8 a 10 hastes.
Preparando-se para o inverno
Antes da chegada do frio, os arbustos precisam ser cobertos. Para isso, os galhos devem ser retirados com cuidado do suporte, amarrados e colocados no chão. Coloque feno, palha e folhas por cima.
Doenças e pragas da variedade
Com os devidos cuidados, as amoras são resistentes a doenças e pragas. Às vezes sofre de ferrugem. A pulverização preventiva com infusão de alho ajudará a evitar problemas. O mesmo remédio ajuda a lidar com pragas - principalmente pulgões.
Métodos de reprodução
Amoras desta variedade devem ser propagadas por camadas. Para isso, é necessário colocar as pontas dos galhos de dois metros nas ranhuras próximas aos arbustos e polvilhar com terra. Este local precisa ser regado abundantemente. Com a chegada do outono, as mudas podem ser separadas e plantadas em área permanente.
Colheita e armazenamento
As frutas precisam ser colhidas em tempo seco. Devem ser de cor preta e ter consistência firme. As frutas maduras podem permanecer vários dias na geladeira. As frutas vermelhas também podem ser congeladas, secas ou usadas em preparações.
Blackberries Leader Joseph se distinguem por altos rendimentos e forte imunidade. Para que a planta se desenvolva normalmente, são necessários cuidados de qualidade.