As peculiaridades do cultivo de amoras-pretas Jumbo são úteis para quem está planejando plantar a planta em seu terreno. Se seguir os conselhos de jardineiros experientes, uma boa colheita está garantida. A variedade foi desenvolvida recentemente, mas rapidamente se tornou popular não apenas entre proprietários privados, mas também em fazendas que se dedicam ao cultivo em massa de frutas silvestres. Os frutos grandes têm um sabor brilhante.
- Características, descrição e origem da variedade
- Prós e contras das amoras Jumbo
- Recursos de pouso
- Prazos
- Selecionando um local
- Seleção e preparação de material de plantio
- Esquema de plantio
- Como cuidar de uma planta
- Rega
- Aparar
- Cobertura
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra pragas e doenças
- Métodos de propagação de arbustos
- Limpeza e armazenamento
Características, descrição e origem da variedade
As amoras vieram da América para a Europa há 3 séculos. A variedade Jumbo foi criada por criadores franceses apenas em 2007.
Os arbustos crescem rapidamente, acrescentando 0,5 metros por ano. Após 3 anos, recomenda-se a instalação de suportes para as filiais. Jumbo não tem espinhos. Os frutos são grandes, o peso de cada baga chega a 30 gramas. Na aparência, eles se assemelham a framboesas e amoras.
Prós e contras das amoras Jumbo
Cada variedade tem certas vantagens e desvantagens. Jumbo não é exceção.
Os benefícios das amoras Jumbo superam as pequenas desvantagens.
Recursos de pouso
Para plantar em talhão particular é necessário levar em consideração as características agrotécnicas da cultura e seguir dicas de cultivo.
Prazos
Amoras gigantes podem ser enraizadas no solo durante 2 temporadas. Na primavera, os arbustos são plantados quando a camada aquecida do solo atinge 40 centímetros. Se for escolhido o período de outono para o plantio, aconselha-se que todo o trabalho seja concluído meio mês antes do início das primeiras geadas.
Selecionando um local
As amoras não causarão problemas se você escolher o local certo para colocar os arbustos. A variedade é classificada como planta que gosta de calor.É preferível plantar a cultura em área protegida de correntes de ar e bem iluminada.
A alta umidade e a proximidade das águas subterrâneas também não beneficiarão o híbrido francês. A melhor opção para o Jumbo seria colocá-lo em uma encosta ou em uma parte ensolarada do jardim.
Seleção e preparação de material de plantio
Os brotos para plantio são escolhidos com cuidado. O material defeituoso não criará raízes no local. Características das mudas:
- Para o enraizamento, escolha plantas que não tenham entre 1,5 e 2 anos.
- É necessária a presença de uma gema basal e 1 ou 2 ramos.
- Aspecto saudável do tronco e raízes, sem danos ou sinais de deterioração.
Mudas selecionadas são mantidas em estimulantes de biocrescimento antes de serem colocadas no solo. Muitos jardineiros usam Kornevin para esses fins. Este método de preparação ajudará a planta a sobreviver mais facilmente ao entrar em novas condições.
Esquema de plantio
O tamanho compacto das amoras Jumbo permite que as plantas sejam plantadas de forma mais densa do que outras variedades. Os arbustos são colocados a um metro de distância um do outro e às vezes a distância é reduzida para 70 centímetros. Restam cerca de 2 metros entre as linhas.
A drenagem de tijolo triturado ou cascalho é colocada no fundo do buraco. E então a camada fértil é coberta. Cinzas, esterco e fertilizantes fosfatados são adicionados ao solo do jardim. É importante garantir regas regulares e não deixar o solo secar.
Como cuidar de uma planta
Os agrônomos recomendam não deixar de amarrar os arbustos. O emaranhado caótico de galhos impede a ventilação. Como resultado, as amoras podem ser afetadas por bactérias fúngicas.
Rega
A variedade tolera bem o calor e a seca. Mas a rega é organizada 1 ou 2 vezes por semana. Uma planta com flores precisa especialmente de umidade. A irrigação deve ser realizada durante o período de formação dos frutos.O cronograma de irrigação depende das condições meteorológicas e climáticas da área. Você também não deve se envolver em organizar sessões de banho para a planta. A rega excessiva é mais prejudicial às amoras-pretas Jumbo do que a falta de água.
Aparar
Os ramos dos arbustos são podados duas vezes por ano:
- No início da primavera, são retirados os brotos quebrados e congelados no inverno. O procedimento é realizado após a retirada do material com que as amoras são isoladas na estação fria.
- Antes da geada, corte os galhos velhos. Os troncos saudáveis são encurtados em 20 centímetros.
O saneamento dos arbustos é realizado durante toda a temporada. Livre-se dos brotos afetados por pragas e das partes quebradas da planta.
Cobertura
Como fertilizante na primavera, recomenda-se enriquecer o solo com esterco e adicionar até 50 gramas de uréia. Em climas quentes, as amoras Jumbo se beneficiam de suplementos de fósforo e potássio. A alimentação complexa também não deve exceder 50 gramas por arbusto.
Preparando-se para o inverno
Antes do inverno, os arbustos são isolados com diferentes materiais. Adequado para este fim:
- Cartão.
- Canudo.
- Agrofibra.
- Ruberoide.
A preparação para a geada será mais fácil se, ao amarrar nas treliças, os rebentos forem separados dos do ano anterior. Os galhos velhos são cortados e os restantes enrolados para se esconderem sob o isolamento.
Proteção contra pragas e doenças
Amoras-pretas gigantes são resistentes à maioria das doenças inerentes às culturas de frutas e frutos silvestres. O maior perigo é causado por microrganismos patogênicos do tipo fúngico. Com tratamento oportuno com preparações contendo cobre, o risco de infecção é minimizado.
Métodos de propagação de arbustos
Para Existem 2 maneiras de propagar amoras:
- O mais simples é borrifar com terra e garantir um broto anual de arbusto.O galho é enraizado no final do verão e transferido para outro local no início da primavera.
- No outono, as estacas são cortadas de troncos fortes, que são escavados e deixados para passar o inverno cobertos. Na primavera, as mudas são renovadas e colocadas de volta no solo.
Tais métodos permitem preservar todas as propriedades da planta-mãe.
Limpeza e armazenamento
Amoras gigantes amadurecem na segunda metade do verão. A colheita é facilitada pela amarração oportuna dos arbustos aos suportes e pelos galhos lisos sem espinhos. À medida que os frutos amadurecem, eles mudam de cor de verde para marrom. Aos poucos, os frutos adquirem tonalidade carmesim, as amoras maduras são sempre pretas. Permanece fresco na geladeira por uma semana. A popularidade das amoras Jumbo se deve à despretensão no cuidado da planta. Uma boa colheita é garantida se um número mínimo de condições for atendido.