Se uma pessoa tem arbustos e árvores frutíferas em seu jardim e não sabe mais o que plantar, as amoras são a solução para o problema. Frutas saborosas e suculentas em um arbusto baixo agradarão a todos os membros da família, sem exceção. A variedade Triple Crown é um dos mais brilhantes representantes das amoras.
- A história da variedade Triple Crown
- Vantagens e desvantagens das amoras
- Ideia geral da variedade
- Parâmetros externos
- Arbusto
- Fruta
- Resistência à geada e resistência à seca
- Resistência a doenças e pragas
- Qualidades de sabor e âmbito de aplicação dos frutos silvestres
- Métodos de reprodução
- Tecnologia de pouso
- Melhor momento
- Composição necessária do solo
- Escolhendo o local ideal
- Preparação de mudas
- Esquema de plantio
- Cuidados subsequentes com mudas e arbustos adultos
- Regar e soltar o solo
- Alimentando arbustos
- Liga para suportes
- Poda de arbusto
- Colheita
- Preparando-se para o inverno
- Dicas de jardinagem: como garantir altos rendimentos?
A história da variedade Triple Crown
Triple Crown traduzido do inglês significa Triple Crown. Crown, como também é chamada, foi criada em 1996. Os criadores de Oregon estiveram envolvidos na criação de uma nova variedade. Passada no teste, a variedade entrou no mercado como muda, onde rapidamente ganhou popularidade. Três coroas têm um sabor único. Distingue-se das outras variedades pelo tamanho dos bagos e pela ausência de espinhos no caule, ramos e folhas.
Vantagens e desvantagens das amoras
As principais vantagens incluem:
- Sabor incrível, suculência da polpa de amora.
- Baga grande.
- Longa vida útil dos frutos colhidos.
- Possibilidade de transporte em longas distâncias.
- As amoras não ficam menores à medida que os frutos são colhidos.
- Período de frutificação prolongado.
- Resistente à luz solar direta.
Fraquezas da variedade:
- É uma variedade de sobremesa, pelo que produz cerca de 10 kg de fruta por época.
- O arbusto precisa de proteção, pois não consegue sobreviver sozinho ao inverno.
- Não é adequado para cultivo em regiões de clima frio.
Se as amoras Triple Crown foram plantadas no norte, existe o risco de a pessoa não colher a colheita. Porque não terá tempo de amadurecer. A primavera chega mais cedo e o inverno também.
Ideia geral da variedade
Você pode reconhecer a Tríplice Coroa entre outras variedades por sua aparência. Uma breve descrição das folhas, frutos e galhos da amora ajudará o comprador a fazer a escolha certa. Esta informação será útil para jardineiros não profissionais.
Parâmetros externos
Refere-se ao arbusto, frutos, brotos e folhas. Cada parte da planta possui características próprias. É importante prestar atenção na descrição de cada um.
Arbusto
Triple Crown tem um tipo de arbusto de crescimento semi-vertical. Nos primeiros anos de vida o rebento atinge os 2 m de altura, depois os caules crescem até aos 3 m e a variedade cresce muito rapidamente. As folhas da amora têm uma cor gramada brilhante com bordas serrilhadas. A ausência de espinhos permite colher sem problemas.
Fruta
Como resultado da formação de um cacho, os bagos assemelham-se a um cacho de uvas. De tamanho grande, ao contrário de outras variedades de amora. Individualmente, os bagos chegam a 9 G. Os frutos maduros são pretos e com brilho. Existem pequenas sementes em seu interior que são quase imperceptíveis quando consumidas. A polpa é elástica e suculenta. Se as frutas ficarem expostas à luz solar direta por muito tempo, não asse.
Resistência à geada e resistência à seca
A resistência ao frio do inverno é algo de que a cultura não pode se orgulhar. Com o início das primeiras geadas, as amoras são embrulhadas para que os ramos não congelem e a predisposição para frutificar seja preservada para a próxima estação. A Triple Crown é tolerante à seca.
Resistência a doenças e pragas
Amoras são suscetíveis às seguintes doenças:
- oídio;
- podridão cinzenta;
- antracnose;
- mancha marrom.
As pragas incluem gorgulhos, ácaros, pulgões e besouros da framboesa. Os produtos químicos são usados para combater doenças e infestações de insetos. O pó e as cinzas do tabaco são considerados remédios populares eficazes.
O sistema imunológico Triple Crown protege contra a maioria das doenças. O alagamento do solo, o não cumprimento das normas da tecnologia agrícola e os baixos níveis de nutrientes no solo são os principais fatores que provocam o desenvolvimento de doenças.
Qualidades de sabor e âmbito de aplicação dos frutos silvestres
Amoras maduras têm sabor doce. Durante o consumo, você pode sentir o azedume. Bagas suculentas combinam notas de ameixa e cereja.
Métodos de reprodução
As amoras criam raízes bem no solo. A variedade é propagada por estacas de raízes e partes superiores do caule. Os ramos podem ser apicais ou horizontais.
Tecnologia de pouso
O plantio adequado é a chave para obter um arbusto saudável e com boa frutificação. Durante o desembarque, são seguidas regras simples.
Melhor momento
Mudas de coroa são plantadas no solo na primavera. Um pré-requisito é que o solo aqueça bem. Para evitar geadas tardias, opte pelo final de abril ou início de maio.
Composição necessária do solo
Solo argiloso com boa respirabilidade ajudará a acelerar o crescimento dos arbustos. O futuro local onde crescerão amoras está livre de ervas daninhas. Superfosfato e composto são adicionados ao solo.
Escolhendo o local ideal
Crown adora um lado ensolarado, protegido do vento. O canteiro de amoras deve ficar em uma colina. Para o melhor sabor dos frutos silvestres, os ramos devem ter acesso à luz solar.
Preparação de mudas
Broto saudável para plantio, com 12 meses, com sistema radicular desenvolvido. Uma planta deve ter 2 caules grossos.
É importante que os brotos das raízes da amora estejam cobertos de botões.
Esquema de plantio
Procedimento:
- É cavado um buraco com 50 cm de profundidade.
- Uma muda é colocada no recesso.
- As raízes esticadas da amora-preta estão cobertas de terra.
- Depois de compactar a terra, são despejados 3 litros de água.
- A superfície da terra pode ser coberta com turfa ou composto.
Assim que o broto for plantado, ele precisa ser aparado. A parte superior é retirada e ficam 20-25 cm acima do solo, deixando uma distância de pelo menos 1 m entre os arbustos plantados.
Cuidados subsequentes com mudas e arbustos adultos
Mesmo que uma pessoa não seja um profissional na área de cultivo de arbustos e árvores, ela deve entender que qualquer cultura precisa de cuidados adequados.
Regar e soltar o solo
Recomenda-se saturar o solo com umidade à noite. É preferível usar água morna e sedimentada para amoras. Após a secagem da camada superior do solo, é realizado o afrouxamento.
Alimentando arbustos
Os fertilizantes minerais e nitrogenados são aplicados na primavera, após o derretimento da neve. Em seguida, passam para suplementos de potássio e fósforo. Nessa fase também é introduzido nitrogênio, a quantidade dessa substância afeta a formação da parte verde da amora.
Liga para suportes
As treliças são instaladas junto aos arbustos, o que facilita o cuidado da planta e a colheita dos frutos maduros. Graças a esta técnica é possível colher mais colheitas. A altura recomendada do suporte é de 2 m, e o galho preso ao arame deve ficar 1,5 m acima da superfície do solo.
Poda de arbusto
A formação da planta é realizada na primavera. O número de brotos do arbusto é de 8 a 11. Quanto menos caules, maiores serão as amoras.
Colheita
O período adequado começa no final de junho e vai até agosto. Varia dependendo da região de crescimento da coroa. Durante a temporada, a Triple Crown produz cerca de 10 kg de frutas em um arbusto. O amadurecimento dos bagos ocorre gradativamente, por isso a colheita é ondulada.
Preparando-se para o inverno
Tecido agrícola de média densidade é mais adequado para embrulho. Para maior efeito, dobra-se ao meio. O material é substituído por qualquer outro.
Dicas de jardinagem: como garantir altos rendimentos?
Para garantir que a quantidade de frutos de amora agrada ao jardineiro, é recomendável seguir à risca as regras de plantio e cuidados com a planta.Profissionais experientes aconselham aderir às seguintes técnicas: densidade de plantio e amarração em treliça. Neste caso, a videira deve ter direção horizontal.